54-Falta-tempo-para-tudo-Ate-para-pensar-08022018

Falta tempo para tudo. Até para pensar!

Por Carlos Faccina
Curiosa pesquisa revelada em Época Negócios, que demonstra que as pessoas tendem a exagerar de 5% a 10% seu real tempo de trabalho.

A percepção que as pessoas têm de não dar conta das prioridades (ou de que a vida profissional exige mais do que temos condição de oferecer) transformou-se num fato. Pressionados em casa e no trabalho, com uma vida passada nos congestionamentos, falta tempo para estudar, cuidar da saúde, viver em família, ter lazer…

Poderia ser uma questão de melhorar a gestão do tempo, mas a realidade é que as pessoas não conseguem mais se concentrar no que fazem porque uma nova demanda (seja pessoal ou profissional) bate na porta, chega por e-mail ou vibra no celular.

Não basta ser bom profissional, tem que ser bom marido ou esposa, bom pai e mãe, e bom amigo.

Não é uma questão de prioridade, mas a sensação nítida de que não vai dar para cuidar do que é urgente. A frustração se mistura com um sentimento de impotência e sobra reclamar de tudo. Quem não se pegou descontando essa raiva no colega ou na família. Nem as férias parecem recarregar as energias.

Você não está só.

Os dirigentes das empresas, principalmente os de Recursos Humanos, também estão batendo cabeça para encontrar tempo. Falta tempo para cuidar, manter e desenvolver os talentos num ambiente de pressão extrema por melhoria de desempenho e resultado. Vivemos o tempo do desenvolvimento ‘online’ e dos relacionamentos virtuais.

Os gestores não tem tempo de buscar melhorias. Envolvidos no olho do furacão, não conseguem erguer a visão sobre o ambiente. O conceito de integração (tecnológica, família-trabalho, processo) tornou o tempo “real” em tempo de pânico, um tempo que passa e nos sequestra a vida.

Qual a última vez que você se dedicou a ler um livro por horas seguidas, sem interferências externas, estudando aqueles ensinamentos para possível aplicação na sua prática cotidiana?

Achamos que o tempo é de sobreviver, mas deve ser o tempo de parar para pensar, para encontrar o tempo de viver, o tempo de realização pessoal e profissional. Um investimento de tempo com retorno garantido.

Você também pode gostar