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4.2) Orçamento definido para 2004
Quanto a possuir um orçamento definido para o e-Learning em 2004, do total das empresas que responderam, 66% disseram não ter definido este budget, enquanto 34% afirmaram já possuir esta definição.
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Com relação aos resultados obtidos na pesquisa “O e-Learning tem orçamento previsto para 2003?”, houve uma diminuição do número de empresas que definiram o orçamento em 2004, conforme podemos observar no gráfico abaixo:
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4.3) Percentual do budget dirigido ao e-Learning
Quanto as empresas que possuem um budget destinado a área de treinamento, questionamos qual o percentual deste orçamento será dirigido ao e-Learning. Muitas organizações (45%) responderam que será dirigido para as aplicações de e-Learning entre 1 e 10% do orçamento geral de treinamento; 15% afirmaram que este percentual será entre 11 e 20%, e 9% disseram que será dirigido entre 31 e 41%.
Um dado curioso obtido nesta análise: do total das empresas que responderam a pesquisa, 8% delas afirmaram que irão dirigir ao e-Learning entre 31 e 50% dos seus budgets gerais de treinamento (4% entre 31 e 40% e 4% entre 41% e 50%). Do geral, 3% consideram que irão utilizar entre 91 e 100%.
Finalizando esta análise, 13% das organizações afirmaram que não farão qualquer tipo de investimento em e-Learning este ano.
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4.4) Principal motivação para adoção do e-Learning
Do geral, 30% das organizações demonstraram que a redução dos custos de viagens, hospedagem, transporte e a maior rapidez no processo de treinamento (29%) serão, respectivamente, as principais motivações para a adoção do e-Learning em 2004.
Mesmo com a recente mudança do Ministério da Educação, 16% das organizações atribuem ao governo a motivação para adoção do e-learning em suas organizações, pois acreditam nos incentivos propostos para a educação a distância em 2004.
Finalizando esta análise, 12% das organizações afirmaram que a retenção e aprimoramento de talentos será uma das grandes motivações para a adoção do e-Learning em 2004.
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4.5) Principal barreira para adoção do e-Learning
Do total das organizações, 41% acreditam que o investimento em tecnologias, como LMS´s (Learning Management Systems ou Gerenciadores de Aprendizagem), ferramentas de autoria, etc, será a principal barreira para a adoção do e-Learning em 2004. Outro fator mencionado por 30% das organizações foram as barreiras culturais, ou seja, a resistência por parte dos funcionários à esta nova modalidade de ensino.
Finalmente, apenas 10% das organizações acreditam que o investimento em consultorias especializadas de e-Learning será uma barreira para a adoção do e-Learning. Este dado indica que 90% das organizações estão mais confiantes nas consultorias especializadas deste segmento.
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5.) Conclusões
Os resultados obtidos nos cinco tópicos abordados desta pesquisa, aplicado às 312 organizações brasileiras de diversos setores, permitem concluir que elas estão otimistas quanto a utilização das práticas de e-Learning em 2004, uma vez que mais da metade dos executivos consultados (54%) expressaram que o interesse pelas práticas de e-Learning nas suas organizações aumentará consideravelmente este ano. No entanto, este aumento será modesto, uma vez que 45% das organizações consideram que o interesse pelo e-Learning em 2004 será o mesmo que em 2003, ou terá apenas um pequeno crescimento.
A análise permitiu concluir que não houve planejamento e definição de um orçamento específico para o e-Learning em 2004. Entretanto, das empresas que já possuem um budget geral destinado a área de treinamento, 45% responderam que entre 1 e 10% desta verba será canalizada para aplicações de e-Learning. Do total das empresas que responderam a pesquisa, 8% delas afirmaram que irão dirigir ao e-Learning entre 31 e 50% dos seus budgets gerais de treinamento; 3% consideram que irão utilizar entre 91 e 100%.
Do geral, 30% das organizações demonstraram que a redução dos custos de viagens, hospedagem e transporte e a maior rapidez no processo de treinamento (29%) serão, respectivamente, as principais motivações para a adoção do e-Learning em 2004.
As principais barreiras, entretanto, serão o investimento em tecnologias, como LMS´s, ferramentas de autoria (apontado por 41% das organizações) e também a resistência por parte dos funcionários à esta nova modalidade de ensino, conforme informado por 30% das organizações.