O Estágio dos Projetos de e-Learning
Os resultados da pesquisa de 2003 demonstram que 34% das Organizações estão na Fase Inicial de estudos sobre o e-Learning, enquanto que 29% delas já tem seus projetos implantados. Nos anos anteriores os resultados foram praticamente os mesmos, com pequenas variações.
Confira abaixo, um comparativo entre os resultados obtidos em 2001, 2002 e 2003.
Quem se envolve no projeto?
Diferente de 2002, a área de Tecnologia da Informação aparece este ano em primeiro lugar, como a área que mais se envolve nos projetos (18%). Em segundo lugar aparece a área de Treinamento (16%), e tecnicamente empatados, a Alta-gerência e a área de Educação a Distância (15%). Confira abaixo estes resultados.
Estes resultados mostram que a participação da Alta-Gerência, área de Treinamento e Tecnologia da Informação estão cada vez maiores nos projetos de e-Learning, demonstrando o grau de importância e responsabilidade do projeto.
Sudeste: a região mais atendida.
A pesquisa procurou identificar quais regiões são atendidas pelo projeto de e-Learning de cada organização participante. A região com maior percentual de alunos atendidos nos projetos é a Sudeste, com 31%; respectivamente, a região Sul (20%), Nordeste (18%), Centro-Oeste (17%) e Norte (13%). Veja o gráfico abaixo.
A pesquisa identificou que na maioria dos projetos de e-Learning (51%), menos de 100 pessoas são atendidas mensalmente. Confira abaixo os resultados.
Cursos oferecidos através do e-Learning
Atualmente, 62% das organizações possuem menos de 5 cursos on-line sendo oferecidos aos colaboradores, parceiros ou fornecedores.
O comparativo entre 2002 e 2003 demonstra que houve aumento de 4% entre as empresas que oferecem mais de 50 cursos através do e-Learning (16% em 2003 e 12% em 2002). Confira estes resultados:
A pesquisa identificou que em 56% dos casos, a equipe de profissionais responsáveis pelo e-Learning é composta por até 5 pessoas, conforme podemos verificar no gráfico abaixo:
Perfil dos Participantes
A pesquisa consultou 118 organizações brasileiras, nos setores de educação (20%), tecnologia (12%), e-learning (9%), governo (5%), treinamento (1%), entre outras. Confira abaixo a relação dos setores participantes: