Na Edição do Prêmio Transformação Digital Brasil 2020/2022, a Embrapa foi reconhecida como Referência Nacional

Na terça-feira, 05 de abril, a  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi reconhecida como Referência Nacional durante o Prêmio Transformação Digital Brasil – Ozires Silva, com o projeto “Inovação e sustentabilidade no nosso DNA”. Confira abaixo os detalhes da experiência:  

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a sua criação, assumiu o desafio de desenvolver, em conjunto com seus parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia do País.

Constituída por 43 Unidades de pesquisa distribuídas em todo o território nacional, a Embrapa tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade. A Empresa trabalha com dezenas de cadeias produtivas em projetos de pesquisa e desenvolvimento, inovação e negócios, de comunicação e de desenvolvimento institucional, gerando benefícios não apenas econômicos, mas também social e ambiental.

Inovação e sustentabilidade no nosso DNA

Os avanços recentes e as tendências para o futuro da agricultura brasileira apontam para a oportunidade de nova transformação agrícola baseada em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Esta nova agricultura, que tem como alicerce os avanços na fronteira do conhecimento em temas como biotecnologia, intensificação sustentável, tecnologias digitais, bioeconomia, gestão de risco e convergência tecnológica, deverá gerar mais valor para as cadeias produtivas e para a sociedade, ao mesmo tempo em que assegurará a oferta de mais e melhores produtos, garantindo, assim, a segurança alimentar e promovendo a sustentabilidade.

Neste cenário a sustentabilidade é vista como ativo conjugando economia, meio ambiente e pessoas na mesma equação, culminando na agenda ESG de governança ambiental, social e corporativa.

Atenta as novas tendências, a Embrapa tem a transformação digital como um dos seus pilares estratégicos e lançou em 2019 a plataforma AgroAPI que oferece informações e modelos agropecuários que podem ser utilizados por empresas públicas e privadas para a criação de plataformas digitais, com redução de custo e de tempo, visando a agregação de valor e a sustentabilidade das cadeias produtivas agropecuárias.

O acesso aos dados e modelos é realizado de forma virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês). Trata-se de um novo modelo de negócios para fomentar o ecossistema de PD&I em agricultura digital no País, posicionando a Empresa como uma grande facilitadora junto às empresas privadas, startups, universidades e outras instituições públicas voltada para o mercado de tecnologias em agricultura digital.

 Quer conhecer o projeto na íntegra? Então acesse o link  e confira esse e os outros 19 projetos. 

Sobre o Prêmio Transformação Digital Brasil

O Prêmio Transformação Digital Brasil é uma evolução dos Prêmios e-Learning Brasil e Learning & Performance Brasil, que reconhece desde 2002, as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital com o Propósito de:

“Promover o desenvolvimento de projetos para Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, objetivando consolidar os Fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, e operacionalizar a E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas Pessoas e Sociedade, de forma Sustentável e Inclusiva.”

Você também pode gostar