Objetivo deste conteúdo

O conteúdo abaixo do BDT objetiva apresentar à Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API), o Propósito do Movimento e o Propósito do SiNEco, e por meio deles Comunicar e Colaborar para Realizar com os EcoSis Regionais, o Protagonismo na Inovação e na Transformação Digital, tendo as Pessoas ao Centro.

Sobre a Rede: Saiba mais em – API  e/ou em CIETEC – USP

Objetivo da Rede API

Tem como fundamento congregar, apoiar e articular por meio de ações técnicas, políticas, institucionais e gerenciais, entidades que atuem na criação, no desenvolvimento ou na operação de ambientes de inovação e empreendedorismo tais como: parques e/ou polos tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos, Hubs de inovação, incubadoras e/ou aceleradora de startups, almejando o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do Estado de São Paulo e do Brasil.

Resumindo o Objetivo da Rede

Os 24 Ambientes (API) atuarão em conjunto, para gerar indicadores e sugerir políticas públicas de fomento a Ciência, Tecnologia e Inovação.

Apresentamos alguns elementos do BDT, para atender o objetivo deste conteúdo

Propósito do BDT:

“Brasil Protagonista Global na Inovação e Transformação Digital, alinhado ao ESG”.

O movimento BDT conta com 3 (três) Objetivos Finalísticos, que contemplam: Pessoa, Economia Digital e a E-Digital (Decreto 9319/2018).

O segundo Objetivo Finalístico do BDT – Economia Digital, representa e tem como atribuições:

2.    Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital, privilegiando a Qualidade de Vida das Pessoas de forma Inclusiva e Sustentável.

2.1  Consolidar e expandir o SiNEco do BDT para os principais Ecossistemas do País, com o objetivo de otimizar seus investimentos, potencializar seus resultados, elevar o nível de maturidade das Experiências em Inovação e Transformação Digital;

2.2  Promover a sinergia de iniciativas entre todos os EcoSis Regionais que aderirem ao SiNEco e compartilhar suas Experiências de apoio ao Desenvolvimento da Economia Digital, objetivando otimizar seus investimentos e potencializar suas realizações; e

2.3  Consolidar e publicar no Manifesto Brasil Digital as Experiências de Sucesso identificadas nos EcoSis Regionais integrantes do SiNEco, objetivando elevar o nível de maturidade de Inovação e Transformação Digital no País.

Um outro elemento do BDT: Os GTs – Grupos de Trabalho 

Apresentamos dois GTs, em atendimento ao objetivo deste conteúdo.

GT1 – SiNEco – Brasil Digital

Propósito: Promover a sinergia entre os EcoSis Regionais, integrantes do SiNEco.

Potencializar os resultados da Inovação e Transformação Digital nos Negócios Digitais, Governos Digitais, Sociedade e Economia Digital, priorizando as Pessoas, aplicando as Tecnologias Digitais Habilitadoras – TDHs, com alinhamento à E-Digital, ao Ecossistema Brasil Digital, e a Governança (ESG).

Realizado 1º Sem & Planejado 2º Sem 2023:

Duração: 01:40 – link do Youtube

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024:

Duração 19:31 – link do Youtube

GT4 – Experiências de Sucesso

Propósito: Consolidar as Experiências de Sucesso em Inovação e Transformação Digital das Organizações e dos EcoSis Regionais, integrantes do SiNEco.

Publicando-as no Manifesto Brasil Digital, como pré-requisito para a seleção dos finalistas para o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva 2022/2023, que ocorrerá em 22/04/2024.

Realizado 1º Sem & Planejado 2º Sem 2023:

Duração 02:50 – link do Youtube

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024:

Duração 02:30 – link do Youtube

Apresentados apenas estes elementos da estrutura do BDT e do seu SiNEco, convidamos cada um dos 24 API para conhecer o Movimento, com 4 anos de realizações, bem como conhecer os EcoSis Regionais instalados no Sul e Sudeste do Brasil. Destacamos os de São Paulo: SP ABC Paulista, SP RMS – Região Metropolitana de Sorocaba e SP VP – Vale do Paraíba. Em processo de criação do Conselho e de instalação, está o EcoSis RMC – Região Metropolitana de Campinas.

Mais do que conhecer, convidamos cada um dos 24 API a se integrarem ao SiNEco do movimento BDT e a se juntarem aos EcoSis de SP, MG, RJ, SC, PR e RS.

Todos os 24 Ambientes integrantes da Rede API, são muito bem-vindos ao SiNEco.

Centro de Inovação da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Bauru;  Centro de Inovação da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Itapeva; Centro de Inovação do IPT – Instituto de Pesquisas TecnológicasCentro de Inovação de Lins; Centro de Inovação de Presidente Prudente;
Hub Mandic;  Hub Mescla – PUC-CampinasAquário de Ideias – Incubadora da Unesp no Vale do Ribeira;  Incubadora de Empresas de Lins; Incubadora de Empresas Saruê de Bauru; Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São PauloInovaHCInsper – Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha; Agência de Inovação Inova Unicamp e Parque Científico e Tecnológico da Unicamp (integra o EcoSis SP RMC);  Parque Tecnológico de BotucatuParque Tecnológico de Piracicaba; Parque Tecnológico de Santo André (integra o EcoSis SP ABC Paulista); PIT – Parque Tecnológico São José dos Campos (integra o EcoSis SP VP); Parque Tecnológico de Sorocaba (integra o EcoSis SP RMS);  SUPERA Parque Ribeirão Preto;  STATE Innovation Center;  UP Lab Senai São Paulo.

Conheça algumas úteis Experiências de Sucesso, de atores integrantes de EcoSis do SiNEco

Conheça o BDT em vídeo de 32s

Faça a sua adesão ao movimento, preenchendo o FORM que está no final da página.

Ary Silveira Bueno

Sócio Fundador e Diretor da ASPR

Presidente do Conselho do SiNEco do BDT

Você também pode gostar