1. Sumário Executivo A pesquisa de agosto identificou os aspectos motivacionais do e-Learning. Uma dúvida muito frequente é se os cursos devem ou não ser obrigatórios em uma organização. Procuramos, portanto, projetar no mercado brasileiro qual a postura das organizações atualmente e as expectativas dos profissionais para o futuro. De acordo com a pesquisa, 62% dos participantes afirmaram que a maioria dos cursos em suas organizações não é obrigatória, ou seja, a participação é voluntária. Outros 38% afirmam que a participação nos cursos é obrigatória. Outra pergunta endereçada aos participantes foi onde e quando eles gostariam de participar, como treinandos ou alunos, dos cursos oferecidos. Na visão do aluno, 46% dos pesquisados preferem estudar no local de trabalho. E 35% dizem que não há diferença. Em 78% do universo pesquisado, o suporte mais importante em cursos de e-Learning é o suporte didático e de conteúdo, ou seja, a presença de um tutor ou monitor que auxilie e motive o aluno durante o processo de aprendizagem. Em seguida está o suporte técnico sobre equipamentos e tecnologias, considerado por 21% dos participantes como o mais importante. Para muitos especialistas, um dos pontos fundamentais para um projeto de e-Learning obter êxito é a divulgação e as ações de marketing que o circundam. Por isso foi perguntado aos participantes da pesquisa qual a importância do marketing para o aumento da participação dos treinandos: 100% considera muito importante ou importante. O meio mais utilizado pelas organizações para a divulgação dos cursos é a internet e a intranet (44%). Outros 37% afirmaram que é o e-mail. Para 11%, o meio mais utilizado é o informativo corporativo. Com o objetivo de entender melhor o que pensam os profissionais brasileiros a respeito do que realmente motiva a participação das pessoas em programas de educação e treinamento, perguntamos qual o fator que efetivamente impulsiona esse interesse e 61% responderam que é o Desenvolvimento Pessoal. 2. Resultados 2.1 Participação Obrigatória ou Voluntária – 62% dos participantes afirmaram que a maioria dos cursos em suas organizações não é obrigatória, ou seja, a participação é voluntária;
2.2 Onde e quando deverão ser realizados os cursos? a) Visão do aluno:
b) Visão da Organização:
2.3 Tipos de suporte mais importantes – 78% do universo pesquisado aponta que o suporte mais importante em cursos de e-Learning é o suporte didático e de conteúdo, ou seja, a presença de um tutor ou monitor que auxilie e motive o aluno durante o processo de aprendizagem;
2.4 Qual a importância do marketing e da divulgação dos cursos?
2.5 Meio mais utilizado para divulgação dos cursos
2.6 Fatores de Motivação
|