Case_Claro_30082017_2

Destaque Nacional (Vencedor) – Projeto: Transformar para Evoluir

Da esq.para dir.,Odécio Grégio, Ronaldo Domingues, Michael Feitosa e Vicente Picarelli

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, o programa Transformar para Evoluir, da Claro Brasil,  foi reconhecido como Destaque Nacional (Vencedor). Confira abaixo os detalhes do Programa. 

A Claro Brasil, controlada pelo grupo América Móvil- um dos maiores grupos empresariais do mundo, ocupa hoje uma das primeiras posições entre as empresas que atuam no setor de telecomunicações no País. No Brasil, o grupo América Móvil é o controlador das marcas Claro, Net e Embratel e anunciou no ano de 2015 uma reorganização, com objetivo de integrar processos, melhorar a estrutura organizacional, e aumentar a capacidade competitiva do grupo, oferecendo serviços de telefonia fixa e móvel, internet banda larga fixa e móvel e tv por assinatura nas modalidades de transmissão via cabo e satélite.

Em um momento onde a busca pela inovação e pela evolução dos serviços oferecidos são grandes diferenciais competitivos, já que as necessidades dos clientes estão mudando com o passar do tempo, a capacitação dos colaboradores precisa acontecer com a mesma velocidade e com a mesma dinâmica do mercado.

De olho nessa necessidade, a Claro investiu em uma área de treinamento comercial. Com isso, a função de capacitar os vendedores, que antes fazia parte do escopo do RH, passou a ser de um time diretamente ligado à diretoria comercial e que está 100% alinhado com os objetivos e as estratégias de vendas da companhia. O desafio desta área era o de promover uma transformação do que era oferecido em termos de treinamento corporativo.

Foi então que a área de treinamento comercial começou a buscar novas formas de aprendizagem, novas ferramentas instrucionais e novos recursos tecnológicos, a fim de otimizar os seus processos, reduzir custos logísticos e impulsionar os resultados. Em paralelo a essas mudanças, os jovens, que representam 85% da força de vendas da Claro, estão vivendo em uma era digital onde eles publicam e consomem conteúdo diariamente na web.

Diante dessa realidade, é notável o surgimento de um novo ambiente no campo da educação, Para se aproximar desse público, o time de treinamento comercial passou a diversificar o formato de entrega de seus conteúdos, utilizando: microlearnings, vídeo aulas, transmissões ao vivo e animações, rádio web, infográficos, games, treinamentos on the job e um aplicativo para smartphones. Com essa nova proposta, em pouco tempo foi possível aumentar a participação e o engajamento do público nas ações de treinamento.

Destaque

Diante da transformação promovida pela área de treinamento comercial e a implantação de novas ferramentas instrucionais, fica cada vez mais evidente a evolução do processo de ensino – aprendizagem e a capacidade de atendimento e entrega da equipe. 

Depoimento

“Hoje temos a Universidade Claro, que engloba as metodologias de aprendizado do grupo. É um programa transformador que leva as diversas áreas da empresa para um patamar diferenciado de profissionais no mercado de telecomunicações. No entanto, ao dedicarmos uma área focada exclusivamente ao Treinamento Comercial, potencializamos e aprimoramos a plataforma da Universidade Claro voltada não só para  os conteúdos comerciais mas também para a dinâmica de uma área de vendas.” 

Gabriela Derenne – Diretora regional – Rio de Janeiro/Espírito Santo.

“Os treinamentos dedicados a todo o time de Varejo da UMP sem dúvida tem se tornado um grande diferencial para a Claro. Vivenciamos um ambiente nos PDVs de Varejo de grande concorrência e os conhecimentos e aprendizados adquiridos nos treinamentos nos colocam em outro patamar, nos apoiando fortemente na liderança das ativações no Canal”. 

Gustavo Henrique Vanzella – Gerente nacional grande varejo.

Para fazer o download gratuito do eBook do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, com todos os projetos, basta entrar no site do Instituto Learning & Performance Brasil, clicar em nossa Biblioteca e, em seguida, no ícone eBooks / PesquisasSe você ainda não possui o cadastro, clique aqui.

Lembramos que as inscrições para a Edição 2018/2019 seguem até o dia 20/05. Se você tem interesse em se inscrever no Prêmio, clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso contato.


Você também pode gostar