![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/grafico3.jpg)
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/fonte_grafico.gif)
4.2) Solução de e-Learning de maior importância para as organizações
A pesquisa identificou qual o tipo de solução e-Learning é considerada fundamental entre as organizações brasileiras.
Do universo pesquisado, 23% das organizações consideram as ferramentas de colaboração, interação e aprendizagem em tempo real (síncronas) como fundamental, e 19% consideram as ferramentas que demonstram a contribuição das atividades de aprendizagem para a melhoria de performance e nos resultados do negócio de maior importância.
As ferramentas utilizadas para desenvolvimento de tutoriais e simulações de sistema foram consideradas por 6% das organizações como fundamentais e apenas 2% consideram essencial possuir conteúdos de prateleiras. Mas a preferência absoluta das organizações é pelo e- Learning integrado, ou seja, 23% das empresas consideram fundamental possuir todas as soluções de e-Learning.
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/grafico4.jpg)
4.3) Onde as organizações comparam as soluções de e-Learning
A pesquisa questionou as organizações sobre quais fontes de informação elas recorrem para comparar as melhores soluções de e-Learning. Do universo pesquisado, 58% das organizações responderam que a principal fonte de informação para selecionar uma solução de e-Learning é a Internet, e 48% responderam que utilizam como parâmetro na seleção de soluções a experiência de implantação de outras empresas. Do total de organizações, 36%
responderam que recorrem há congressos e workshops na área, e 23% responderam que utilizam como parâmetro Revistas especializadas da área de Treinamento e Recursos Humanos.
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/grafico5.jpg)
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/fonte_grafico.gif)
4.4) Importância do tipo de fornecedor de solução de e-Learning
A pesquisa identificou nas organizações qual a importância de uma solução de e-Learning ser oferecida por fornecedores que desenvolvem conteúdos.
Do universo pesquisado, 79% das organizações consideram de média e grande importância o fato do fornecedor de soluções e-Learning desenvolver conteúdo.
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/grafico6.jpg)
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/fonte_grafico.gif)
4.5) Importância em fornecer ferramentas de autoria
A pesquisa questionou as empresas sobre a importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria, que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros.
Do universo pesquisado, 61% das organizações consideram de grande importância que as organizações ofereçam ferramentas de autoria para o livre desenvolvimento de cursos, e 30% consideram este fato de média importância. Apenas 9% consideram ser de pouca importância que os fornecedores ofereçam ferramentas de autoria.
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/grafico7.jpg)
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/fonte_grafico.gif)
4.6) Importância do fornecedor oferecer serviços de consultoria
As organizações assumem que precisam de consultoria de seus fornecedores para aplicar as soluções de e-Learning com sucesso. Do universo pesquisado, 87% afirmaram ser de grande e média importância a consultoria dos fornecedores de soluções de e-Learning, e apenas 13% afirmaram não haver grande necessidade.
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/grafico8.jpg)
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/fonte_grafico.gif)
4.7) Soluções de e-Learning para mensurar os resultados de aprendizagem
A pesquisa também abordou qual a importância de soluções para medir os resultados de aprendizagem.
Do universo pesquisado, 85% das organizações consideram de grande importância as ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem, e 12% consideram este fato de média importância. Apenas 3% consideram ser de pouca importância á mensuração dos resultados de aprendizagem.
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/grafico9.jpg)
![](https://institutomicropower.com/wp-content/uploads/2020/01/fonte_grafico.gif)
5.) Conclusões
A pesquisa deste mês buscou analisar os critérios de seleção utilizados pelas
organizações antes de adquirir soluções de e-Learning. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de junho de 2004, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 201 organizações brasileiras de vários setores da região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul.
Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram o perfil dos fornecedores mais
procurados pelas organizações para adquirir soluções de e-Learning. Segundo os dados obtidos pela pesquisa, os fornecedores de conteúdo mais procurados oferecem consultoria na implantação das soluções de e-Learning e possuem experiência no desenvolvimento de conteúdo, além de alugar as aplicações de programas e hospedagem em um Data Center próprio (modalidade ASP).
Do ponto de vista das organizações brasileiras, 90% preferem aderir a soluções de e- Learning através da modalidade ASP. A solução e-Learning considerada fundamental pela maioria das organizações brasileiras (23%) ainda são as ferramentas de colaboração, interação e aprendizagem em tempo real (síncronas). O mesmo percentual apontou ser essencial combinar todas as soluções de e-Learning.
Para comparar as melhores soluções de e-Learning, 58% das organizações
responderam que a principal fonte de informação para selecionar uma solução de e-Learningé a Internet, e 48% responderam que utilizam como parâmetro na seleção de soluções a experiência de implantação de outras empresas. Do total de organizações, 36% responderam que recorrem há congressos e workshops na área, e 23% responderam que utilizam como parâmetro Revistas especializadas da área de Treinamento e Recursos Humanos.
Para 79% das organizações, as empresas fornecedoras de soluções de e-Learning e preferência são aquelas que possuem experiência no desenvolvimento de conteúdos. As organizações assumem que precisam de consultoria de seus fornecedores para aplicar as soluções de e-Learning com sucesso. Do universo pesquisado, 87% afirmaram ser de grande e média importância a consultoria dos fornecedores de soluções de e-Learning, e apenas 13% afirmaram não haver grande necessidade.
A pesquisa questionou as empresas sobre a importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria, que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros.Do universo pesquisado, 61% das organizações consideram de grande importância que as organizações ofereçam ferramentas de autoria para o livre desenvolvimento de cursos, e 30% consideram este fato de média importância.
Do universo pesquisado, 85% das organizações consideram de grande importância as ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem, e 12% consideram este fato de média importância.