Tema: Brasil 6.0 Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global alinhado ao ESG
Inovações, Tendências e Melhores Práticas em Desenvolvimento de Talentos, Gestão de Desempenho e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócios
Tema: A Economia Digital alinhada ao ESG potencializada pela E-Digital e pelo Ecossistema Brasil 6.0
A Economia 6.0, também conhecida como Economia Digital tem potencial para gerar um adicional de USD 391 bilhões ao PIB brasileiro, e aproximadamente 1 milhão de novas ocupações até 2025.
8h00 às 8h30: E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital 2022/2026
Paulo Alvim, José Gontijo e Eliana Emediato transmitem o estágio atual da revisão da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital para dar sustentação ao desenvolvimento da Economia 6.0, também conhecida Economia Digital alinhada ao ESG, para o período de 2022 a 2026
Conselheiro do Brasil 6.0
Secretário de Empreendedorismo e Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI
Conselheiro do Brasil 6.0
Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital – Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – MCTI
Conselheira do Brasil 6.0
Coordenadora-Geral de Transformação Digital – Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – MCTI
8h31 às 9h00: Ecossistema Brasil 6.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar
Francisco Soeltl e Ary Bueno transmitem como o Ecossistema Brasil 6.0 em Ação, com sua estratégia para Comunicar e Colaborar para Realizar, e seus três objetivos permanentes: 1. Empoderar e capacitar Pessoas, 2. Fomentar a Economia Digital, 3. Apoiar a operacionalização da E-digital, podem contribuir com a geração dos USD 391 bilhões ao PIB brasileiro, e aproximadamente 1 milhão de novas ocupações até 2025, alinhadas ao ESG.
Curador do Brasil 6.0
Presidente do Instituto MicroPower
Curador do SinEco: Sistema Nacional de Ecossistemas Brasil 6.0
Fundador Sócio Diretor da ASPR
09h01 às 09h30: Interação dos Congressistas com os Panelistas
Paulo Alvim, José Gontijo, Eliana Emediato, Francisco Soeltl e Ary Bueno respondem perguntas dos Congressistas
Tema: Brasil 6.0 : Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global alinhado ao ESG
O Ecossistema Brasil 6.0 Consolida os fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Inovação e Transformação Digital Global, juntamente com os países líderes no tema, por meio de uma jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e da produtividade da Pessoa 6.0, da competitividade do Negócio 6.0, da efetividade do Governo 6.0, do fomento da Economia 6.0, e da construção da Sociedade 6.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.
Conselheiro do Brasil 6.0
Presidente da ABES
10h00 às 10h15: Pessoa 6.0 e Educação & Capacitação Digital
Pedro Martins transmite a importância do domínio dos 6 (seis) fundamentos da Pessoa 6.0 e a relevância da Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital
Conselheiro do Brasil 6.0
CEO – Pmhub
Propósito: Pessoas Protagonistas na Inovação e na Transformação Digital
Desenvolver as Pessoas, em todos os níveis e atividades nas Organizações, Governos e Sociedade para atuarem como Protagonistas, na Inovação e na Transformação Digital, com foco na Educação, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.
Fundamentos
1. Desenvolver o Agile Mindset nas Pessoas e nas Organizações
2. Gestão das Mudança para Organizações Exponenciais
3. Transformar Conflitos em Resultados
4. Consolidar a Cultura Organizacional de Inovação e Transformação Digital
5. Promover o Autodesenvolvimento
6. Operacionalizar o Encaminhamento Social
10h16 às 10h30: Sociedade 6.0
Neri dos Santos transmite a importância do domínio e aplicação dos 4 (quatro) fundamentos da Sociedade 6.0
Conselheiro do Brasil 6.0
Professor Emeritus – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Propósito: Sociedade Ética, Inclusiva e Sustentável através da Inovação e Transformação Digital
Construir uma Sociedade Ética e Igualitária, que garanta o bem-estar de todos, a partir do uso inteligente dos recursos e tecnologias para promover coletivamente Educação, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.
Fundamentos
7. Pessoas ao Centro
8. Qualidade de Vida
9. Inclusão
10. Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental
10h31 às 10h45: Negócio 6.0
Renato Grau transmite a importância do domínio e aplicação dos 3 (três) fundamentos do Negócio 6.0
Conselheiro do Brasil 6.0
CEO – Innovision
Propósito: Negócios aprimorados pela Inovação e Transformação Digital
Aprimorar a cadeia de valor dos Negócios e a experiência do Cliente por meio da Inovação e Transformação Digital dos seus processos e modelos, para gerar melhores resultados, incluindo indicadores ESG, e promover a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.
Fundamentos
11. Transformar a Experiência do Cliente
12. Transformar os Processos Operacionais
13. Transformar os Modelos de Negócios
10h46 às 11h00: Governo 6.0
Anderson Costa transmite a importância do domínio e aplicação dos 6 (seis) fundamentos do Governo 6.0, que correspondem aos 6 (seis) princípios da EGD – Estratégia de Governo Digital
Conselheiro do Brasil 6.0
Coordenador-Geral Secretaria de Governo Digital – Ministério da Economia
Propósito: “Governo Centrado no Cidadão utilizando a Inovação e Transformação Digital”
É Centrado no Cidadão, Integrado, Inteligente, Transparente e Aberto, oferecendo serviços de qualidade, Eficientes e Confiáveis, facilitando a participação da Sociedade e respeitando sua individualidade e privacidade.
Fundamentos
14. Centrado no Cidadão
15. Integrado
16. Inteligente
17. Confiável
18. Transparente e Aberto
19. Eficiente
11h01 às 11h15: Economia 6.0
Lucas Maciel transmite as Tendências da Economia 6.0 alinhadas ao ESG dos principais programas dos 4 (quatro) Fundamentos da Economia 6.0
Coordenador da ENIMPACTO – Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto – Ministério da Economia
Propósito: “Economia com igualdade de oportunidades através da Inovação e Transformação Digital”
A Economia do futuro será digital e construída pela sinergia e complementaridade das realizações do Negócio 6.0 e do Governo 6.0, estimuladas pelos programas de Melhoria Contínua da Produtividade, Competitividade, Inovação e Empreendedorismo Inovador, para modernizar as empresas e melhorar o ambiente de negócios, proporcionando igualdade de oportunidades para todos, em todas as regiões do País, e privilegiando a Qualidade de Vida, a Inclusão e a Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, da Sociedade 6.0.
Fundamentos
20. Inovação e Empreendedorismo Inovador
21. Produtividade, Digitalização e Capacidade Empresarial
22. Infraestrutura, Competitividade e Ambiente de Negócios
23. Educação e Capacitação Profissional
11h16 às 11h35: Interação dos Congressistas com os Panelistas:
Rodolfo Fücher coordena a interação de Pedro Martins, Neri dos Santos, Renato Grau, Anderson Costa e Lucas Maciel com os Congressistas
Tema: Educação 6.0
Vagner Barbeta, Major Pantoja e Leandro Bonilha transmitem as principais informações, melhores práticas, indicadores, planos futuros, e alinhamentos das Experiências de Inovação e Transformação Digital de suas organizações com os Fundamentos do Ecossistema Brasil 6.0, eixos da E-Digital, 6ª hélice e Tecnologias Digitas Habilitadoras.
Curador do SinEco: Sistema Nacional de Ecossistemas Brasil 6.0
Fundador Sócio Diretor da ASPR
14h00 às 14h20 – Universidade Inovadora no cenário de transformação digital
Foco: E-Digital – Modalidade: Educação e Capacitação Profissional – Categoria: Diamante
Conselheiro do Brasil 6.0
Coordenador da Agência FEI de Inovação
Na experiência a ser apresentada pela FEI, intitulada “Universidade Inovadora no cenário de transformação digital”, descreve-se como uma instituição de ensino, com mais de 80 anos de existência, tem se reinventado por meio das ferramentas digitais.
Permeando o ensino a pesquisa e a extensão, e tendo a inovação como eixo transversal perpassando esses pilares fundamentais da universidade, a FEI tem mostrado na prática como as novas tecnologias são essenciais aos profissionais do futuro e aos novos papéis desempenhados pelas universidades.
A aproximação com o setor produtivo, uma de suas características mais marcantes ao longo dos anos, ganha novos contornos num mundo em que a inovação, constituída a partir da articulação dos elementos da hélice sêxtupla, é parte integrante da formação de seus estudantes.
Essa experiência exitosa tem induzido novas estratégias institucionais e extrapolado os limites da FEI, fazendo com que a instituição assuma papeis importantes na construção de políticas públicas para o ensino de Engenharia e em temas de relevância como Mobilidade Urbana, Telemedicina, Inteligência Artificial e biocombustíveis.
14h21 às 14h40 – Curso Regular de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus: Amazônia e Exterior
Foco: Processos – Modalidade: Aprendizado – Categoria: Diamante
O Colégio Militar de Manaus (CMM) é um dos 14 (quatorze) Colégios Militares que compõem o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Sua missão é oferecer educação básica, do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, segundo valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro (EB), com o objetivo de assegurar a formação do cidadão e de despertar vocações para a carreira militar.
Em 2001, o CMM recebeu do Comando do Exército a missão de implantar o Projeto denominado Curso Regular de Educação a Distância (CREAD), com o objetivo de atender aos filhos e dependentes de militares servindo em localidades que apresentavam carência educacional, nas áreas sob responsabilidade do Comando Militar da Amazônia, que engloba os estados da região Norte, nos níveis fundamental, permitindo, assim, o acesso desses alunos ao mesmo conteúdo didático oferecido no ensino presencial do Colégio Militar de Manaus.
14h41 às 15h00 – Integra RH
Foco: Processos – Modalidade: Universidade Corporativa Ampliada – Categoria: Ouro
Desde 2019, o Bradesco unificou seus serviços de gestão de pessoas e passou a concentrar todo o caminho para o autodesenvolvimento em um único lugar.
Essa mudança tem sido essencial para garantirmos a velocidade, a autonomia, a experiência diferenciada, a usabilidade e a qualidade dos serviços.
Participe e saiba mais.
15h01 às 15h30: Interação dos Congressistas com os Panelistas
Ary Bueno coordena a interação de Pedro Martins, Neri dos Santos, Renato Grau, Anderson Costa e Lucas Maciel com os Congressistas
Tema: Energia & Indústria 6.0
Aspen Andersen, Alexandre Mattos, Plinio Ignez, Adriana Flosi e Leandro Santos transmitem as principais informações, melhores práticas, indicadores, planos futuros, e alinhamentos das Experiências de Inovação e Transformação Digital de suas organizações com os Fundamentos do Ecossistema Brasil 6.0, eixos da E-Digital, 6ª hélice e Tecnologias Digitas Habilitadoras.
Conselheira do Brasil 6.0
Diretora de Inovação na CNI
16h00 às 16h20 – Jornada Transformação Digital da Vibra Energia
Foco: Modelos de Negócio – Modalidade: Modificados Digitalmente – Categoria: Ouro
“A Transformação Digital na Vibra teve início com o suporte de tecnologias às novas estratégias e aos novos modelos de operação da empresa, digitalizando a organização e a experiência do cliente, sem deixar de garantir excelência operacional, e, além disso, atualizando a infraestrutura de TI.
Houve avanço na entrega de canais digitais em toda a jornada do cliente, a exemplo da melhoria e implementação de sistemas como: Canal de Negócios, App + Negócios, Portal do Franqueado e App Hangarar (Aviação). Além de canais digitais para os frentistas, novo App de Relacionamento B2B2C, novo canal no WhatsApp para a Revenda, Consumidor e BRMania. As transformações citadas ocorreram em diferentes áreas de negócios da Vibra, influenciando outras cadeias de valor de setores econômicos e sociais. A empresa é uma rede de múltiplas conexões com capilaridade nacional, o que gera impacto em todo o seu segmento de atuação.”
16h21 às 16h40 – Alavancando a transformação digital em produtos e talentos
Foco: Processos – Modalidade: Aprendizado – Categoria: Ouro
Conselheiro do Brasil 6.0
Líder de Transformação Digital
Alexandre Mattos apresenta duas Experiências: Beacon e Social Tech que evidenciam a atenção da Embraer com as Pessoas, em especial aquelas com deficiência, a prática da diversidade, a aplicação das tecnologias, com alinhamento ao ESG.
O Beacon tem a missão de conectar e reinventar a nova era da manutenção aeronáutica, sendo um produto inteiramente digital e focado em serviços, atende o pilar do foco em receita eficiente e digital, reduzindo custos e maximizando o potencial lucrativo, em um mercado já conhecido pela Embraer.
Social Tech é uma iniciativa criada para além de realizar inclusão de pessoas com deficiência, dar um real oportunidade de formação em uma das maiores demandas do mercado digital: pessoas capazes de analisar dados e torná-los inteligíveis e úteis para tomada de decisão.
Estas iniciativas alimentam e formam uma experiência única e completa aos clientes e colaboradores da Embraer do futuro e do presente.
16h41 às 16h50 – Suzano
Inovação com foco em ESG
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Para isso, inserimos a inovabilidade – inovação a serviço da sustentabilidade – em nossos processos, produtos e soluções.
Esse modelo de geração de valor transformador, além de prover produtos e serviços inovadores para atender às necessidades da sociedade, tem promovido importantes avanços ambientais e sociais, alinhados aos princípios ESG.
Dos nossos mais de 2 milhões de hectares de áreas florestais, aproximadamente 975 mil hectares são destinados à conservação. A preservação de áreas nativas faz parte do dia a dia da Suzano e um dos compromissos da companhia é conectar, até 2030, meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a conservação no Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia – o que equivale a quatro vezes a cidade do Rio de Janeiro.
Além disso, utilizando as mais avançadas tecnologias, a Suzano é carbono negativo – ou seja, captura mais carbono da atmosfera do que emite em suas operações, sendo uma empresa positiva para o clima. Também buscamos desenvolver soluções e produtos de origem renovável, a partir da biomassa, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo. Até 2030 temos o compromisso de oferecer à sociedade 10 milhões de toneladas destes produtos substitutos do plástico. E, no último ano, os programas sociais da companhia aumentaram a geração de renda nas áreas de atuação, beneficiando mais de 50.000 pessoas.
É por meio das inovações e dos nossos compromissos com a sustentabilidade que, plantamos, hoje, um futuro melhor para as pessoas e para o planeta!
16h51 às 17h00 – Campinas
Ecossistema de Inovação
É um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento de benefício mútuo e tendo a inovação como foco principal. A avaliação contempla o fortalecimento do E.I. por meio da demonstração de esforço realizado, resultados obtidos, impactos gerados e a evolução obtida nos últimos dois anos.
17h01 às 17h10 – Flextronics Internacional
A Flex é a melhor escolha em parceria para manufatura, que já ajuda uma base diversa de clientes a construir produtos que melhoram o mundo. Por meio de uma força de trabalho coletiva e global, está presente em 30 países, onde cria operações sustentáveis e responsáveis, entrega tecnologia, inovação, supply chain e soluções de manufatura para diversas indústrias e mercados.
No Brasil, melhorar o mundo por meio da inovação significa envolver todos os quase 10 mil colaboradores no processo. Os programas i9+, evoluir e padawan são as bases para o desenvolvimento dessas pessoas. De forma integrada, eles juntam educação e formação técnica ao mesmo tempo que estimulam novas ideias em diversos níveis de complexidade e maturidade.
O investimento nas pessoas e em P&D deu origem ao SAPHIRA, plataforma reconhecida e premiada para gerenciar aspectos funcionais e de segurança do trabalho. Ao control tower, sistema integrado que permite ao cliente saber detalhes de sua operação em qualquer parte do mundo e tomar decisões com base nos dados. E ainda, um dispositivo inteligente que, acoplado aos coletores de cartuchos, avisa quando estão perto de atingir sua capacidade, melhorando ainda mais a eficiência do processo de logística reversa, que é zero waste desde 2018. Estes são apenas alguns exemplos de projetos inovadores, responsáveis e sustentáveis que permeiam o ambiente da Flex e a levaram à final do Prêmio Nacional de Inovação em sua segunda participação.
17h11 às 17h30: Interação dos Congressistas com os Panelistas
Gianna Sagazio coordena a interação de Aspen Andersen, Alexandre Mattos, Fernando Garcia Bertolucci, Newton Frateschi e Leandro Santos com os Congressistas
Tema: Educação e Governo 6.0
Regiane Romano, Jonatas Randal e Evandro Banzato transmitem as principais informações, melhores práticas, indicadores, planos futuros, e alinhamentos das Experiências de Inovação e Transformação Digital de suas organizações com os Fundamentos do Ecossistema Brasil 6.0, eixos da E-Digital, 6ª hélice e Tecnologias Digitas Habilitadoras.
Conselheiro do Brasil 6.0
Brunini Recursos Humanos
8h00 às 8h20 – 5G Smart Campus Facens
Foco: E-Digital – Modalidade: Educação e Capacitação Profissional – Categoria: Diamante
Conselheira do Brasil 6.0
Diretora
5G Smart Campus – Facens
8h21 às 8h40 – Barueri Cidade Inteligente
Foco: E-Digital – Modalidade: Educação e Capacitação Profissional – Categoria: Diamante
Conselheiro do Brasil 6.0
Secretário Municipal – CIT – Centro de Inovação e Tecnologia
Conheça os projetos de inovação e sustentabilidade em operação em Barueri para promover uma cidade mais inteligente.
Barueri é um dos principais polos empresariais do Estado de São Paulo. Está situada na região oeste a 26 quilômetros da Grande São Paulo. Tem uma área de 65,7 Km², com população estimada de 279.704. Por conta de sua estrutura de serviços e indústrias, é um dos maiores geradores de emprego da Grande São Paulo, com privilegiada estrutura de formação profissional: além de Escolas Municipais de Ensino Técnico, Faculdade Municipal, possui unidades do Senai, ETEC e FATEC e Mackenzie.
Todas as suas iniciativas estão alinhadas com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Premiada nacional e internacionalmente por suas inúmeras iniciativas em promover uma cidade inteligente com foco no seu maior bem, o cidadão.
8h41 às 9h00 – Adequação do Ambiente de Negócios para a Economia 5.0
Foco: E-Digital – Modalidade: Educação e Capacitação Profissional – Categoria: Diamante
Secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego
A experiência de sucesso da cidade de Santo André “Melhoria do ambiente de negócios para uma Economia 5.0”, apresentou 2 projetos: o Programa “Obra Fácil” iniciativa de desburocratização e modernização dos processos de fiscalização e licença de obras, ampliando agilidade, transparência e efetividade para se investir.
Adicionalmente, o Programa “Cidade 5G” desenvolveu uma moderna legislação, em conjunto com licenciamento 100% digital para instalação de infraestrutura e equipamentos de telecomunicações. Regulamentou ainda utilização de espaços públicos viabilizando parcerias para soluções em IoT, inteligência artificial e outras tecnologias para melhor compreensão sobre a dinâmica da cidade e a responsividade da gestão pública municipal.
9h01 às 9h30: Interação dos Congressistas com os Panelistas
Wagner Brunini coordena a interação de Regiane Romano, Jonatas Randal e Evandro Banzato com os Congressistas
Tema: Saúde, Agro e Serviços 6.0
Lilian Hoffmann, Silvia Massruhé e Jeferson Honorato transmitem as principais informações, melhores práticas, indicadores, planos futuros, e alinhamentos das Experiências de Inovação e Transformação Digital de suas organizações com os Fundamentos do Ecossistema Brasil 6.0, eixos da E-Digital, 6ª hélice e Tecnologias Digitas Habilitadoras.
Conselheiro do Brasil 6.0
TCG Consulting
10h00 às 10h20 – A jornada rumo ao hospital digital
Foco: Modelos de Negócio – Modalidade: Modificados Digitalmente – Categoria: Ouro
Conselheira do Brasil 6.0
Diretora Executiva de Tecnologia e Inovação
Lilian Hoffmann transmite a jornada de 3 anos de transformação de um hospital analógico de 162 anos em um hospital digital, que demandou estratégias aplicáveis não somente ao segmento de saúde, a transformação digital da BP foi pautada em gestão de mudanças, uso de dados, padrões de interoperabilidade, alta disponibilidade, cybersegurança e aplicação de tecnologias.
Ganhos mensuráveis na experiência dos clientes puderam ser calculados, alavancando a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes.
A consolidação de todos os dados dos pacientes, sejam eles relativos aos históricos de saúde, imagens diagnósticas, dados laboratoriais, sinais vitais, prescrições e terapias, permitiu a aplicação de tecnologias emergentes e a criação de algoritmos diretamente ligados à assistência do paciente.
Esta jornada abriu espaço para novas oportunidades no uso de dados, propiciando a oferta de uma assistência personalizada, preventiva, preditiva e participativa, garantindo o engajamento dos clientes com a sua saúde.
10h21 às 10h40 – Inovação e sustentabilidade no nosso DNA
Foco: Modelo de Negócio – Modalidade: Nativo Digital – Categoria: Ouro
Conselheira do Brasil 6.0
Pesquisadora Senior
Os avanços recentes e as tendências para o futuro da agricultura brasileira apontam para a oportunidade de nova transformação agrícola baseada em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Esta nova agricultura, que tem como alicerce os avanços na fronteira do conhecimento em temas como biotecnologia, intensificação sustentável, tecnologias digitais, bioeconomia, gestão de risco e convergência tecnológica, deverá gerar mais valor para as cadeias produtivas e para a sociedade, ao mesmo tempo em que assegurará a oferta de mais e melhores produtos, garantindo, assim, a segurança alimentar e promovendo a sustentabilidade. Neste cenário a sustentabilidade é vista como ativo conjugando economia, meio ambiente e pessoas na mesma equação, culminando na agenda ESG de governança ambiental, social e corporativa.
Atenta as novas tendências, a Embrapa tem a transformação digital como um dos seus pilares estratégicos e lançou em 2019 a plataforma AgroAPI que oferece informações e modelos agropecuários que podem ser utilizados por empresas públicas e privadas para a criação de plataformas digitais, com redução de custo e de tempo, visando a agregação de valor e a sustentabilidade das cadeias produtivas agropecuárias. O acesso aos dados e modelos é realizado de forma virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês). Trata-se de um novo modelo de negócios para fomentar o ecossistema de PD&I em agricultura digital no País, posicionando a Empresa como uma grande facilitadora junto às empresas privadas, startups, universidades e outras instituições públicas voltada para o mercado de tecnologias em agricultura digital.
10h41 às 11h00 – Next o banco que faz a diferença
Foco: Modelo de Negócio – Modalidade: Nativo Digital – Categoria: Ouro
Diretor
No último ano, uma das principais estratégias de negócios do next foi focada em transformar o conceito de “banco digital” em uma “plataforma digital”, com o objetivo de reforçar o relacionamento com os clientes e de atender suas demandas com serviços que vão além do universo financeiro.
Entendemos que o consumidor quer praticidade e conveniência para realizar seus objetivos e em um único lugar, no qual possa confiar e gerenciar seus recursos. Pensando nisso, lançamos nosso marketplace, o nextShop, com experiência 100% dentro do aplicativo, usabilidade simples e ofertas com descontos expressivos. E, assim como todas as iniciativas do next, é suportada por uso massivo de dados e sofisticados algoritmos.
11h01 às 11h30: Interação dos Congressistas com os Panelistas
Augusto Gaspar coordena a interação de Lilian Hoffmann, Silvia Massruhá e Jeferson Honorato com os Congressistas
Tema: Sociedade 6.0
Giuliano Altoé, Patrícia Cabral e Clara Savelli transmitem as principais informações, melhores práticas, indicadores, planos futuros, e alinhamentos das Experiências de Inovação e Transformação Digital de suas organizações com os Fundamentos do Ecossistema Brasil 6.0, eixos da E-Digital, 6ª hélice e Tecnologias Digitas Habilitadoras.
Conselheiro do Brasil 6.0
Consultor Senior
14h00 às 14h20 – Transformação Digital e o Caixa Tem
Foco: E-Digital – Modalidade: Economia Digital – Categoria: Ouro
Superintendente Nacional
“Nascido em um momento singular, o CAIXA Tem aproximou mais de 109 milhões de brasileiros do mundo digital, trazendo modernidade, comodidade e segurança a quem mais precisava.
A solução tornou possível o pagamento do Auxílio Emergencial, do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e do Saque Emergencial do FGTS, injetando mais de R$ 350 bilhões na economia por meio da poupança social digital.
Para isso, a CAIXA aperfeiçoou o seu modelo digital de trabalho e implantou o conceito de Comunidades, uma estrutura formada por um grupo multidisciplinar de pessoas da TI e do Negócio com o propósito comum de potencializar a entrega de valor, considerando o cliente no centro das soluções das várias linhas de negócio da empresa.
O CAIXA Tem é o aplicativo mais leve do mercado financeiro, um dos mais baixados nas lojas de aplicativos (com avaliação média dos usuários superior a 4 estrelas) e compatível com praticamente todos os dispositivos, dos mais antigos e limitados até os mais novos e modernos. Conta com navegação simplificada e uso de linguagem natural, possibilitando o acesso a transações bancárias e recebimento de benefícios de forma fácil e gratuita.
Em 2020, ano em que a palavra DESAFIO ganhou novo significado na vida das pessoas e das organizações, o app CAIXA Tem viabilizou o maior movimento de inclusão social, digital e financeira do Brasil. Para os próximos anos, o time de tecnologia da CAIXA trabalhará para que o CAIXA Tem se consolide como o principal canal de implementação de políticas de Microfinanças, aproximando o público de novos produtos e serviços digitais.”
14h21 às 14h40 – e-notariado
Foco: Processo – Modalidade: Desempenho – Categoria: Prata
Tabeliã
Patrícia Cabral transmite a experiência do Colégio Notaria do Brasil que promoveu uma revolução nos Cartórios de Notas do país, levando-os para o século XXI através da plataforma do E-Notariado.
Ela permite a realização de escrituras e outros atos de forma digital, à distância, com a mesma segurança essencial aos atos públicos. Utilizando-se de tecnologias como blockchain permissionada, computação em nuvem e outras, o E-Notariado cresce exponencialmente, promovendo a cultura da fé pública digital em nosso país.
14h41 às 15h00 – Em busca de um Brasil mais Digital e menos Desigual
Foco: Processo – Modalidade: Desempenho – Categoria: Prata
Relacionamento com Associado
Clara Savelli apresenta o conjunto da obra das iniciativas de Inovação e Transformação Digital da ABES para atender sua missão de transformar o Brasil em país mais digital e menos desigual, contemplando: Diagnóstico LGPD, Startup Internship Program, Webinar Novos Tempos, Fórum LGPD, Diagnóstico de Sustentabilidade, Mobilização para Redução da Desigualdade, e o Programa Uma Empresa Ética.
15h01 às 15h30: Interação dos Congressistas com os Panelistas
Eduardo Pellegrina coordena a interação de Giuliano Altoé, Patrícia Cabral e Clara Savelli com os Congressistas
Tema: Forças Armadas e Logística 6.0
José Carlos Souza, Cel Nunes e Daniela Amorim Ferreira transmitem as principais informações, melhores práticas, indicadores, planos futuros, e alinhamentos das Experiências de Inovação e Transformação Digital de suas organizações com os Fundamentos do Ecossistema Brasil 6.0, eixos da E-Digital, 6ª hélice e Tecnologias Digitas Habilitadoras.
Conselheiro do Brasil 6.0
Diretor de Planejamento do Instituto de Compliance do Rio de Janeiro
16h00 às 16h20 – Criação de uma Corporate Venture
Foco: Modelo de Negócio – Modalidade: Modificado Digitalmente – Categoria: Ouro
Somos a tegUP Ventures, mais que uma aceleradora de startups ou venture capital, um braço de inovação aberta e de tecnologia da Tegma Gestão Logística S.A (Tegma).
Trabalhamos com startups e empresas transformadoras do universo da logística digital e dos transportes com alto potencial de evolução e que precisam de aceleração no crescimento.
16h21 às 16h40 – Governança no COMAER
Foco: Processo – Modalidade: Desempenho – Categoria: Prata
Subdiretor Técnico
O Comando da Aeronáutica (COMAER), através da atuação integrada com o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), está desenvolvendo o projeto Governança no COMAER.
O projeto, gerenciado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) e pelo Instituto de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (IEFA), tem como objetivo gerenciar a qualidade de ensino e a gestão de pessoas, por intermédio das tecnologias Digitais Habilitadoras, com foco no efetivo acadêmico, e, aprimoramento dos profissionais militares.
Conhecer esse projeto é uma grande oportunidade de vislumbrar a transformação digital que está ocorrendo na Força Aérea Brasileira (FAB).
16h41 às 17h00 – Mapeamento de Competências à Luz do Plano de Carreira
Foco: E-Digital – Modalidade: Educação e Capacitação Profissional – Categoria: Ouro
O Mapeamento de Competências Comportamentais da AMAZUL foi executado como forma de otimizar as estratégias em gestão de pessoas, sendo realizado em consonância ao propósito do Plano de Carreira da empresa.
O referencial para o desenvolvimento da metodologia foi o Guia de Referência Prático de Mapeamento e Avaliação de Competências para a Administração Pública. O projeto inicialmente ocorreu de 2017 a 2018 em duas áreas de implantação do projeto de Gestão do Conhecimento da AMAZUL. Em 2019, o Mapeamento de Competências foi ampliado para toda a empresa.
Como resultado foram identificadas dezesseis competências gerais e dezesseis competências de liderança. Após o uso da metodologia, verificou-se como aplicação do resultado a correlação das competências mapeadas aos objetivos do Plano de Carreira que definiram os critérios meritocráticos de carreira e valorização dos empregados.
17h01 às 17h30: Interação dos Congressistas com os Panelistas
Paulo Barcellos coordena a interação de José Carlos Souza, Cel Nunes e Daniela Amorim Ferreira com os Congressistas