Nossa vida é marcada pelo aprendizado formal. Minha geração dava inicio ao processo em torno dos 8 anos. Hoje é comum a escolaridade ter inicio aos três anos e por vezes abaixo dessa faixa etária.

Nossa profissionalização depende de toda a nossa escolaridade formal e os currículos registram isso de forma clara e objetiva.

Mas e a iniciativa própria no aprendizado, que papel exerce em nosso futuro como profissionais e cidadãos?

Pode parecer novidade , mas afirmo que é tradicional e provada como fundamento que define diferenças, competitividade, oportunidades, afeição, admiração e respeito. Em miúdos, SUCESSO.

São clássicos os exemplos de personalidades que se destacaram, sem apresentar brilho na sua formação escolar, a titulo de exemplo, cito três ícones em suas especialidades: Steve Jobs, e mais no passado, Churchill e Einsten.

Suas personalidades foram, então, influenciadas pela aquisição do conhecimento de forma diferente, ou seja, sem o auxílio de professores, de outros estudantes ou mesmo de “gurus”. Beberam o conhecimento em fontes diretas, livros e principalmente em experienciais pessoais em distintas e desafiantes realidades. Acostumaram-se a desafios que, de natureza imprevisíveis, tornaram-nos aptos a lidar com a complexidade. 

Cuidado, sem formação tradicional, nada feito, mas sem iniciativa própria, suas chances diminuem. Sua abordagem , quando viver experiências e leituras livres de orientação,será muito mais repleta de ardor e surpresas.

A sua relação com a vida pessoal e profissional , via experiência de aprendizado direto será útil para reanalisar as eternas verdades, dar forma ao seu pensamento, aproximando mais do mundo criativo.

Procure e faca uma educação formal. Para isso, uma boa escola é fundamental, não esqueça de enriquecer seu trajeto via contacto direto com o conhecimento e as eternas verdades terão outra roupagem , seu intelecto será certamente estimulado, quebrará as barreiras do que julga trivial e certamente descobrira novos fatos que podem alterar sua trajetória para melhor.

Você também pode gostar