Por: Renato Grau

Criado pelo Banco Central, o PIX veio para facilitar e agilizar as transações financeiras digitais. Em funcionamento no Brasil desde novembro de 2020, o serviço ainda carece de melhorias no quesito segurança, principalmente, por se tratar de uma operação instantânea, que leva no máximo 10 segundos para ser concluída.

Nesse cenário, a inteligência artificial e a computação em nuvem entram em cena para ajudar na prevenção de fraudes em tempo real.

PIX: inteligência artificial para combater fraudes

Em se tratando de transações digitais, as possibilidades de fraudes são inúmeras: roubo das  chaves do PIX, clonagem de celulares e aplicativos, como o WhatsApp, vazamento de dados cadastrais, e claro, sites, aplicativos e QR Codes falsos, entre outros.

Nesse sentido, o Banco Central anunciou uma parceria com a Brazil Quantum, para realizar estudos sobre como mudar a criptografia do PIX e aumentar o nível de segurança da aplicação. Confira a matéria na íntegra no site do Canal Tech: https://bit.ly/3ojgmV9

Como balão dirigido por inteligência artificial surpreendeu criadores

“Nunca me senti tão inteligente e tão burro ao mesmo tempo.” Essa foi uma das declarações dos criadores de balões dirigidos por inteligência artificial ao perceber que os balões “aprenderam” sozinhos uma forma de chegar mais rápido e de forma mais eficiente ao seu destino.

Entenda melhor essa história inacreditável aqui: https://bbc.in/33K1k1n

IA para transformar o futebol

Já pensou se pudéssemos utilizar um modelo de dados sobre um time específico e treinar as diferentes possibilidades de escalação com o auxilio da IA para prever como os jogadores reagirão em diferentes cenários, permitindo assim, “prever” diversas situações?

Demorou, mas a IA já entrou em campo. A DeepMind, a empresa de tecnologia de IA do grupo Alphabet, está trabalhando com o Liverpool para trazer a visão computacional e o aprendizado estatístico para o mundo dos esportes.

Entenda os planos para o futuro do futebol aqui: https://bit.ly/2Qiv7es

FCC aprova US $ 7 bilhões para ajudar alunos remotos

Agora, uma notícia muito bacana que tem como objetivo ajudar cerca de 17 milhões de estudantes que enfrentam dificuldades para ter acesso à banda larga em casa e participar do ensino remoto.

O Emergency Connectivity Fund Program (Programa de Fundo de Conectividade de Emergência), financiado pelo American Rescue Plan Act de 2021, lançou um programa de fundo de conectividade no valor de US $ 7,17 bilhões para ajudar alunos, funcionários de escolas e usuários de bibliotecas a ter acesso a pontos de internet e dispositivos conectados  em casa.

Confira os detalhes da iniciativa clicando aqui: https://bit.ly/3uN68Ph

Como os primeiros humanos em Marte se comunicarão com a Terra

Elon Musk tem um ambicioso plano de popular Marte com pelo menos um milhão de pessoas até 2050. Mas, você já parou para pensar em como vai conseguir se comunicar com amigos e familiares caso embarque nessa aventura?

Então confira uma reportagem completa sobre o assunto no site da Digital Trends: https://bit.ly/3huKtrz

Por hoje é só, mas semana que vem tem mais!!!

Você também pode gostar