Por Renato Grau

Você já parou para pensar no que aconteceria caso perdesse o seu número de telefone atual e ele fosse repassado para outra pessoa? A Carta do Especialista de hoje traz um alerta muito importante sobre um risco que muitas pessoas correm, mas nem percebem.

Vai trocar de número de telefone? Cuidado!

Atualmente, é difícil imaginar alguma plataforma ou aplicativo que nos cadastramos sem a necessidade de indicar um número de telefone para ser usado como mecanismo de autenticação, não é mesmo? 

Até aí, tudo bem. O problema é quando a pessoa perde ou se desfaz daquele número e não realiza tais alterações nos sistemas e para piorar, a operadora recicla esse número e passa para outro cliente.

Um estudo realizado pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriu que “66% dos números reciclados pelas operadoras de telefonia do país estão conectados a contas de seus antigos donos e poderiam ser utilizados para invasão a perfis ou o recebimento de informações sigilosas”.

Confira os detalhes da pesquisa: https://bit.ly/3xUvdtN

E caso tenha perdido um número antigo, não deixe de verificar se está tudo ok com as suas contas e informações de contato atualizadas.

Donos de carros elétricos se cansam do incômodo e voltam à gasolina

Os carros elétricos são vistos como o futuro e, a cada ano, os fabricantes de automóveis adicionam mais veículos elétricos à sua linha. Porém, uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia mostrou que, por conta da demora para recarregar as baterias dos veículos e a baixa autonomia, muitos motoristas estão preferindo a gasolina:

“Um exemplo disso é a diferença entre um Ford Mustang comum e um elétrico Mach-E. Encher o tanque demora três minutos e dá autonomia de 480 km, enquanto uma hora conectado a uma tomada doméstica fornece carga para rodar apenas 5 km”.

Com isso, vemos que a decisão de comprar um carro elétrico ou não deve levar em consideração o perfil do usuário, se este fará viagens diárias curtas ou viagens mais longas, bem como verificar a capacidade de alcance do veículo escolhido ou possibilidade de recargas no trajeto. 

Confira: https://bit.ly/3nT3i8R

Veículos autônomos na Fábrica da ZF

Agora, um grande exemplo de Transformação Digital que aumentou a produtividade da fábrica ZF em mais de 30%:

“A ZF do Brasil anunciou na segunda-feira, 3, que a sua fábrica localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo, é a primeira do grupo em todo o mundo a utilizar veículos autônomos (AGVs) para transportar produtos como transmissões, eixos e componentes de manufatura não só na parte interna, como também na externa da planta de maneira totalmente autônoma”.

Entenda melhor o processo de implantação aqui: https://bit.ly/2RuznaT

Novo dispositivo eletrônico é capaz de “aprender” tal qual o cérebro humano

Já imaginou se existisse um dispositivo capaz de simular o aprendizado como se fosse o cérebro de uma pessoa? Pesquisadores da Universidade Northwestern  e da Universidade de Hong Kong decidiram colocar essa ideia em prática:

“No cérebro uma sinapse ocorre quando um neurônio transmite sinais para outro neurônio, utilizando moléculas chamadas de neurotransmissores. No transistor sináptico, os íons têm um comportamento parecido ao enviar sinais entre os terminais para formar sinapses artificiais”.

No site do Canaltech é possível entender melhor o experimento: https://bit.ly/3nSKYwu

Conheça a pílula mágica

Para finalizarmos, uma notícia muito interessante para os esquecidinhos de plantão.

Já pensou se existisse uma solução para você não precisar mais ficar se preocupando com os horários que precisará tomar seus remédios? A solução pode estar em uma pílula produzida numa impressora 3D.

Pesquisadores da Universidade de East Anglia desenvolveram uma pílula projetada para “comportar” e liberar automaticamente diferentes medicamentos nos diversos horários indicados pelo médico. 

Entenda melhor a solução aqui.

https://bit.ly/3baHIYq

Por hoje é só, bom final de semana e até breve.

Já pensou receber diretamente no seu e-mail um compilado  com as principais novidades da semana do cenário digital? Inscreva-se agora e faça parte desse grupo de profissionais antenados: https://bit.ly/2QbkIO3

Você também pode gostar