9-Caracteristicas-do-Aprendizado-no-Brasil-p2013

Características do Aprendizado no Brasil


1. Sumário executivo

O objetivo desta pesquisa foi de avaliar as características do aprendizado no Brasil, por meio da análise das melhores formas de se aprender, o papel dos formadores nas organizações, o tamanho das empresas e as regiões as quais pertencem. O levantamento das informações foi realizado em Abril de 2013, por meio do Portal Learning & Performance Brasil.
A pesquisa revela que 24% consideram a forma presencial como sendo a melhor forma de se adquirir conhecimento, seguidos por 18% que preferem consultar o que precisam na internet ou nos bancos de dados das empresas. 
Desses, 15% acreditam que a melhor forma é por meio da leitura de um artigo na internet (digital) ou conversar e interagir com alguém (individualmente ou em um grupo), seguidos de 12% que consideram a leitura em papel mais interessante, fazer um curso online ou participar de um Seminário Web (conferência/seminário online). 
45% dos pesquisados são de nível gerencial, pertencentes a empresas de pequeno e médio porte. 
A maioria dos participantes pertence a região Sudeste (45%).

2 Resultado
2.1 Opções que melhor representam o modo de aprender

  • 24% fazer um curso ou ir a um seminário presencial.
  • 18% pesquisar na internet ou internamente nos bancos de dados da empresa.
  • 15% ler um artigo na internet (digital).
  • 15% conversar e interagir com alguém (individualmente ou em um grupo).
  • 12% ler um livro ou artigo impresso (em papel).
  • 12% fazer um curso online ou participar de um Seminário Web (conferência/seminário online).
  • 6% observar os comportamentos e procedimentos de outra pessoa.

2.2 Papel na organização:

  • 45% Gerente/Líder.
  • 27% Outro.
  • 9% Executivo (Presidente, Vice-Presidente ou Diretor).
  • 9% Desenhista Instrucional.
  • 9% Instrutor ou Professor.

2.3 Tamanho da organização (número de colaboradores): 

  • 27% menos de 100.          
  • 27% de 2.501 a 10.000.    
  • 18% de 501 a 2.500.         
  • 18% mais de 10.000.        
  • 9% de 101 a 500.   

2.4 Região brasileira que as organizações pertencem:

  • 45% Sudeste
  • 27% Sul
  • 18% Centro-Oeste
  • 9% Norte

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