1. Sumário executivo
O objetivo desta pesquisa foi de avaliar as características do aprendizado no Brasil, por meio da análise das melhores formas de se aprender, o papel dos formadores nas organizações, o tamanho das empresas e as regiões as quais pertencem. O levantamento das informações foi realizado em Abril de 2013, por meio do Portal Learning & Performance Brasil.
A pesquisa revela que 24% consideram a forma presencial como sendo a melhor forma de se adquirir conhecimento, seguidos por 18% que preferem consultar o que precisam na internet ou nos bancos de dados das empresas.
Desses, 15% acreditam que a melhor forma é por meio da leitura de um artigo na internet (digital) ou conversar e interagir com alguém (individualmente ou em um grupo), seguidos de 12% que consideram a leitura em papel mais interessante, fazer um curso online ou participar de um Seminário Web (conferência/seminário online).
45% dos pesquisados são de nível gerencial, pertencentes a empresas de pequeno e médio porte.
A maioria dos participantes pertence a região Sudeste (45%).
2 Resultado
2.1 Opções que melhor representam o modo de aprender
- 24% fazer um curso ou ir a um seminário presencial.
- 18% pesquisar na internet ou internamente nos bancos de dados da empresa.
- 15% ler um artigo na internet (digital).
- 15% conversar e interagir com alguém (individualmente ou em um grupo).
- 12% ler um livro ou artigo impresso (em papel).
- 12% fazer um curso online ou participar de um Seminário Web (conferência/seminário online).
- 6% observar os comportamentos e procedimentos de outra pessoa.
2.2 Papel na organização:
- 45% Gerente/Líder.
- 27% Outro.
- 9% Executivo (Presidente, Vice-Presidente ou Diretor).
- 9% Desenhista Instrucional.
- 9% Instrutor ou Professor.
2.3 Tamanho da organização (número de colaboradores):
- 27% menos de 100.
- 27% de 2.501 a 10.000.
- 18% de 501 a 2.500.
- 18% mais de 10.000.
- 9% de 101 a 500.
2.4 Região brasileira que as organizações pertencem:
- 45% Sudeste
- 27% Sul
- 18% Centro-Oeste
- 9% Norte