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Blended Learning nas organizações brasileiras

O objetivo desta pesquisa foi de verificar como está sendo utilizado o Blended Learning nas organizações brasileiras. A pesquisa foi realizada em Junho de 2013, por meio do Portal Learning & Performance Brasil.

O Blended Learning, conhecido também como aprendizado híbrido ou solução mista, designa a forma de aprendizado em que os cursos são ministrados por meio da fusão de ensino a distância e presencial.

Dos entrevistados, 29% das organizações possuem treinamentos na modalidade presencial e 21% na modalidade Blended Learning. O resultado demonstra que o Blended aos poucos vem ocupando um espaço que antes era apenas destinado ao presencial, sem muitas vezes levar em consideração os elementos da Arquitetura do Aprendizado e Desempenho.

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Os três principais fatores que mais contribuíram para as organizações adotarem as soluções de e-Learning na complementação do ensino/treinamento presencial são:

  • Mais rapidez no atendimento de dúvidas pontuais (33%);
  • Redução no tempo do treinamento presencial (25%);
  • Aumento das vendas (25%).

Dentre os participantes, 90% acreditam que a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos pode vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning nas organizações.

Segundo os entrevistados, as barreiras que mais impedem a plena utilização do Blended Learning nas organizações estão relacionadas a barreiras culturais (56%), falta de competência interna necessária para o correto planejamento de soluções combinadas de treinamento (22%) e falta de interesse e comprometimento da alta gerência e elevado investimento nas soluções tecnológicas para o ensino a distância (11%).

A pesquisa ainda destaca o crescimento do Blended Learning nos cenários das organizações brasileiras, em que tivemos o dobro de crescimento (25% a 50%) em apenas quatro anos.


Resultado

Modalidades de treinamentos oferecidas em maior escala pelas organizações.  

  • 29% Treinamento tradicional (presencial)          
  • 21% Blended Learning (semipresencial)               
  • 14% Internet
  • 14% CD-ROM
  • 7% Videoconferência    
  • 7% Teleconferência
  • 7% Intranet (rede interna)

Fatores que contribuíram para as organizações adotaram soluções de e-Learning na complementação do ensino/treinamento presencial.

  • 33% Maior rapidez no atendimento de dúvidas pontuais.           
  • 25% Redução no tempo do treinamento presencial.     
  • 25% Aumento nas vendas.          
  • 8% Redução na quantidade de viagens dos instrutores/multiplicadores.           
  • 8% Agilidade no lançamento de novos produtos.             

 

 

Opinião dos participantes sobre acreditarem que a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos pode vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning nas organizações.  

  • 90% acreditam que sim.               
  • 10% acreditam que não.              

 

Fatores que impedem a plena utilização do Blended Learning (aprendizagem combinada) nas organizações.       

  • 56% barreiras culturais, ou seja, alunos habituados ao modelo presencial já existente.            
  • 22% falta de competência interna necessária para o correto planejamento de soluções combinadas de treinamento.             
  • 11% falta de interesse e comprometimento da alta gerência. 
  • 11% elevado investimento nas soluções tecnológicas para o ensino a distância.           

Quantidade de participantes que informaram sobre o crescimento (em termos percentuais) do Blended Learning na sua organização neste ano, em relação ao ano de 2009.

  • 33% informam crescimento de 25% a 50%.        
  • 22% informam crescimento de até 25%.              
  • 22% informam crescimento de 50% a 75%.        
  • 22% informam crescimento de 100%.  

Papel dos participantes nas organizações.             

  • 56% Outro.         
  • 33% Gerente/Líder.       
  • 11% Desenvolvedor de cursos.                  

Tamanho das organizações participantes (número de colaboradores).

  • 33% de 501 a 2.500.      
  • 33% informam que mais de 10.000.       
  • 33% informam menos de 100.  
  • 11% de 2.501 a 10.000.                 

Tipo de organizações em que os entrevistados trabalham.             

  • 33% em Corporação – não dedicada à capacitação nem provedora de soluções de e-Learning.
  • 22% em Corporação – provedora de soluções de e-Learning e/ou capacitação.                
  • 11% em Universidade ou Faculdade.    
  • 11% em Ensino Fundamental e/ou Médio.          
  • 11% em Governamental.             
  • 11% em Nenhuma. Trabalham como autônomo.              

Foco primário de negócio das organizações.

  • 33% Outros        
  • 22% e-Learning                 
  • 11% Tecnologia                 
  • 11% Farmacêutico          
  • 11% Produtos industriais            
  • 11% Consultoria               

 

Departamentos que os participantes da pesquisa trabalham.

  • 33% Recursos Humanos               
  • 33% Marketing e Vendas              
  • 11% Treinamento e/ou Educação            
  • 11% Serviço ao Cliente
  • 11% Engenharia e Desenvolvimento de Produto              

Região brasileira a que as organizações pertencem.

  • 44% Sudeste     
  • 22% Nordeste  
  • 22% Sul                 
  • 11% Centro-Oeste           

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