O objetivo desta pesquisa foi de verificar como está sendo utilizado o Blended Learning nas organizações brasileiras. A pesquisa foi realizada em Junho de 2013, por meio do Portal Learning & Performance Brasil. O Blended Learning, conhecido também como aprendizado híbrido ou solução mista, designa a forma de aprendizado em que os cursos são ministrados por meio da fusão de ensino a distância e presencial. Dos entrevistados, 29% das organizações possuem treinamentos na modalidade presencial e 21% na modalidade Blended Learning. O resultado demonstra que o Blended aos poucos vem ocupando um espaço que antes era apenas destinado ao presencial, sem muitas vezes levar em consideração os elementos da Arquitetura do Aprendizado e Desempenho. Os três principais fatores que mais contribuíram para as organizações adotarem as soluções de e-Learning na complementação do ensino/treinamento presencial são:
Dentre os participantes, 90% acreditam que a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos pode vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning nas organizações. Segundo os entrevistados, as barreiras que mais impedem a plena utilização do Blended Learning nas organizações estão relacionadas a barreiras culturais (56%), falta de competência interna necessária para o correto planejamento de soluções combinadas de treinamento (22%) e falta de interesse e comprometimento da alta gerência e elevado investimento nas soluções tecnológicas para o ensino a distância (11%). A pesquisa ainda destaca o crescimento do Blended Learning nos cenários das organizações brasileiras, em que tivemos o dobro de crescimento (25% a 50%) em apenas quatro anos. Resultado Modalidades de treinamentos oferecidas em maior escala pelas organizações.
Fatores que contribuíram para as organizações adotaram soluções de e-Learning na complementação do ensino/treinamento presencial.
Opinião dos participantes sobre acreditarem que a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos pode vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning nas organizações.
Fatores que impedem a plena utilização do Blended Learning (aprendizagem combinada) nas organizações.
Quantidade de participantes que informaram sobre o crescimento (em termos percentuais) do Blended Learning na sua organização neste ano, em relação ao ano de 2009.
Papel dos participantes nas organizações.
Tamanho das organizações participantes (número de colaboradores).
Tipo de organizações em que os entrevistados trabalham.
Foco primário de negócio das organizações.
Departamentos que os participantes da pesquisa trabalham.
Região brasileira a que as organizações pertencem.
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