1.) Introdução

A pesquisa deste mês buscou identificar como o Blended Learning está sendo utilizado nas organizações brasileiras. Essa modalidade também é conhecida como aprendizado híbrido ou solução mista, e designa a forma de aprendizagem em que os cursos são ministrados através da fusão do ensino a distância e do presencial.

2. Resultados

2.a. Modalidade de treinamento oferecida em maior escala

– 53% das organizações oferecem, em maior escala, o treinamento presencial;
– 18% oferecem a maior parte por meio da internet;
– 13% optam pela intranet (rede interna).

2.b. Fatores que contribuem para a adoção do Blended Learning

– 33% dos participantes dizem que optam pelo Blended Learning por causa de redução no tempo do treinamento presencial;
– 22% dizem que o maior fator contribuinte é a redução na quantidade de viagens dos instrutores;
– 15% acreditam na maior rapidez no atendimento de dúvidas pontuais.

2.c. Blended Learning X Resistências do e-Learning

– 95% acreditam que o Blended Learning é a ferramenta ideal para acabar com o preconceito com o e-Learning;
– Apenas 5% não acreditam.

2.d. Fatores que impedem a adoção do Blended Learning

– 32% dos participantes afirmam que as barreiras culturais são as responsáveis pelo impedimento da adoção ao Blended Learning;
– 23% afirmam que o principal fator contrário é a falta de interesse pela alta gerência;
– 15% dizem que isso ocorre por causa do alto investimento em tecnologias para educação a distância.

2.e. Nível de crescimento da modalidade Blended Learning


3. Conclusão

Foi realizado um levantamento quantitativo em maio de 2009, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 157 organizações brasileiras.

O resultado mostra que a modalidade presencial continua sendo oferecida em maior escala em 53% das organizações brasileiras. Em segundo lugar, aparece a modalidade de treinamento pela internet (18%). Já 13% das organizações afirmaram ser a intranet. A videoconferência é utilizada por 2% das organizações, subindo dois postos na tabela geral em relação ao ano passado. CD-ROM e Teleconferência também apresentaram 2% cada.

Do total das organizações participantes, 33% consideraram a redução do tempo de treinamento presencial um dos principais fatores para a adoção do e-Learning como complemento ao ensino presencial. O segundo fator, apontado por 22% das organizações, foi a redução na quantidade de viagens dos instrutores/multiplicadores. Em terceiro lugar aparece a maior rapidez no atendimento de dúvidas pontuais (15%).

Segundo 95% dos participantes da pesquisa, a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos pode vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning. Apenas 5% responderam não acreditar que o Blended Learning possa vencer essas resistências.

O hábito dos alunos pelos treinamentos presenciais é um dos principais fatores que impedem a plena utilização do Blended Learning, de acordo com 32% das organizações. O segundo fator apontado por 23% delas é a falta de interesse e de comprometimento da alta gerência.

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