|
1.) Objetivo A pesquisa deste mês identificou como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretendem implementá-lo. 2.) Resultados 2.1) Importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão – 80% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão;
– 45% responderam que não, mas que existem planos para a integração;
– 56% das organizações tratam com superficialidade desse assunto;
– 63% implementaram por meio de uma equipe interna da própria organização;
A pesquisa deste mês identificou como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretendem implementá-lo. Na fase inicial, a pesquisa apontou a importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão (Ex.: SAP, Peoplesoft, Softwares de Gestão Acadêmica etc.). Do universo pesquisado, 80% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 18% consideram importante. Apenas 2% consideram a integração pouco importante ou desnecessária. A pesquisa também identificou, entre as organizações que possuem um projeto implementado, se o gerenciador da organização já está integrado a algum outro sistema de gestão: 45% responderam que não, mas que existem planos para a integração; outros 29% já praticam a integração e 23% não possuem planos para integrar os sistemas. Ainda se buscou o porquê de 23% das organizações não possuírem planos para implementar um gerenciador de e-Learning. Esta resposta foi obtida por meio do seguinte questionamento: “Atualmente o tema integração está sendo tratado de que maneira no projeto de e-Learning da sua organização?”. Das organizações pesquisadas, identificamos um número considerável que trata com superficialidade desse assunto: 56%. Do restante, 33% tratam em um nível avançado de detalhes e outros 12% não cogitam. Foi questionado também de que maneira ocorreu a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão: 63% responderam que foi implementado por meio de uma equipe interna da própria organização e 21% através de serviços contratados com o fornecedor do LMS. Outros 16% fizeram-na por uma terceira organização contratada exclusivamente para o projeto de integração. |