1.) Objetivo A pesquisa deste mês tem o objetivo de identificar o atual estágio e as principais tendências da utilização do LMS nas organizações brasileiras, além de comparar os resultados obtidos com a pesquisa realizada em fevereiro/março de 2005 pelo Learning Circuits com 153 participantes. 2.) Metodologia Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de junho de 2005, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 301 organizações brasileiras. A análise abordou 8 tópicos distintos:
3.) Características da amostra A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul. A pesquisa consultou 301 organizações, nos setores de educação (38%), tecnologia (15%), consultorias (5%), e-Learning (9%), governo (3%), treinamento (5%), entre outras (25%).
4.) Resultados 4.1) Forma de aquisição do LMS O resultado mostra que 19% das organizações construíram o LMS, 17% compraram, 13% hospedaram e 51% responderam que adquiriram o LMS de outra forma. Em comparação com a pesquisa realizada pelo Learning Circuits, nota-se uma diferença de 49% na opção em que as organizações compraram um LMS, conforme o gráfico abaixo: 4.2) Composição do LMS
4.3) Principais funcionalidades do LMS Essa fase da pesquisa mostra um equilíbrio entre as opções consideradas como principais funcionalidades do LMS. Para 12% das organizações, as principais funcionalidades são Relatórios, Foco no treinando e Gestão de conteúdo. Confira no gráfico: 4.4) Razão da implementação do LMS Segundo 24% das organizações, a principal razão da implementação do LMS é a centralização do gerenciamento das atividades de aprendizagem, 13% responderam a mensuração do treinamento e 11% afirmaram que a principal razão é a mensuração da performance dos funcionários.
4.5)Maiores desafios na implementação do LMS O maior desafio na implementação do LMS, apontado por 15% das organizações, é a integração de conteúdo. Para 13% é a necessidade de customização e 11% afirmam ser a administração do sistema. Veja as outras opções: 4.6) Grau de satisfação com o LMS A maioria das organizações (69%) estão satisfeitas ou muito satisfeitas com o LMS, 27% responderam que estão regularmente satisfeito, 3% insatisfeitos e apenas 1% muito insatisfeito. 4.7) Planos para os próximos 12 meses Nos próximos 12 meses, 41% das organizações pretendem atualizar o sistema já utilizado, 30% preferem manter o sistema atual e 10% planejam consolidar múltiplos sistemas. 4.8) Conclusão A pesquisa deste mês identificou as principais tendências da utilização do LMS nas organizações brasileiras, além de comparar os resultados obtidos com a pesquisa realizada em fevereiro/março de 2005 pelo Learning Circuits com 153 participantes. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de junho de 2005, aplicado a 301 organizações brasileiras. O resultado mostra que 19% das organizações construíram o LMS, 17% compraram, 13% hospedaram e 51% responderam que adquiriram o LMS de outra forma. Em comparação com a pesquisa realizada pelo Learning Circuits, nota-se uma diferença de 49% na opção em que as organizações compraram um LMS. Na pesquisa realizada pelo Learning Circuits, 66% das organizações participantes compraram o LMS, enquanto que no Brasil apenas 17% optaram pela compra do LMS. A maioria das organizações (71%) utiliza apenas o LMS, 18% optam pelo Pacote LMS/LCMS, 8% pelo LMS em ERP mais amplo e 3% utilizam apenas o 3%. A pesquisa mostra um equilíbrio entre as opções consideradas como principais funcionalidades do LMS. Para 12% dos participantes, as principais funcionalidades do LMS são Relatórios, Foco no treinando e gestão de conteúdo. Segundo 24% das organizações, a principal razão da implementação do LMS é a centralização do gerenciamento das atividades de aprendizagem, 13% responderam a mensuração do treinamento e 11% afirmaram que a principal razão é a mensuração da performance dos funcionários. O maior desafio na implementação do LMS, apontado por 15% das organizações, é a integração de conteúdo. Para 13% é a necessidade de customização e 11% afirmam ser a administração do sistema. A maioria das organizações (69%) estão satisfeitas ou muito satisfeitas com o LMS, 27% responderam que estão regularmente satisfeito, 3% insatisfeitos e apenas 1% muito insatisfeito. Nos próximos 12 meses, 41% das organizações pretendem atualizar o sistema já utilizado, 30% preferem manter o sistema atual e 10% planejam consolidar múltiplos sistemas. |