1.) Objetivo Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar como as organizações brasileiras estão avaliando e mensurando os resultados obtidos depois da implementação do e-Learning. 2.) Metodologia Foi realizado um levantamento quantitativo nos meses de março e abril de 2006, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 553 organizações brasileiras.
3.) Características da amostra A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul. A pesquisa consultou 553 organizações, nos setores de educação (44%), tecnologia (11%), consultorias e governo (7%), e-Learning (6%), treinamento (5%), entre outras (27%) .
4.1) Análise de Performance nos Negócios x Desempenho nos Cursos O resultado referente à Análise de Performance nos mostra que 79% das empresas que utilizam o e-Learning fazem ou pretendem fazer análises para comparar a performance dos seus profissionais ao desempenho obtido nos cursos de e-Learning.
Ao analisarmos a questão relacionada à Gestão de Análise de Performance, notamos que os conceitos de avaliação mais difundidos junto à comunidade de e-Learning são a Gestão da Qualidade Total (35%) e o Balanced Score Card (28%). (Questão de múltipla escolha.)
Segundo os resultados da pesquisa, um dos desafios do e-Learning é mesmo como medir os seus benefícios e resultados. Para 51% dos participantes, este processo é difícil e outros 6% o consideram muito difícil. Somente 42% afirmaram acreditar que este processo é simples ou muito simples. Estes resultados confirmam que para muitas organizações ainda é difícil associar os benefícios do e-Learning aos respectivos ganhos nos negócios. Isto se deve
Com a informação referente à importância da Análise de Resultados, podemos ver que 92% das organizações participantes consideram a análise dos projetos de e-Learning importante ou muito importante para avaliar sua aplicabilidade nos negócios. 4.5) Foco da Avaliação dos Benefícios O foco das avaliações tem sido o conhecimento adquirido através dos cursos (22%), o impacto nos resultados (17%), e a avaliação de reação dos participantes (20%). Uma informação relevante é que 25% dos participantes informaram que ainda não existe um modelo de avaliação definido para os seus projetos. 4.6)Freqüência da avaliação de Resultados Outra informação importante é que em 17% dos casos a avaliação ocorre em tempo real, ou seja, on-line. Em contrapartida, em 53% dos casos não há avaliação dos resultados. Outros 12% afirmaram que as análises têm sido efetuadas mensalmente.
O objetivo desta pesquisa foi identificar como as organizações brasileiras estão avaliando e mensurando os resultados obtidos depois da implementação do e-Learning.
Segundo os resultados da pesquisa, um dos desafios do e-Learning é mesmo como medir os seus benefícios e resultados. Para 51% dos participantes, este processo é difícil e outros 6% o consideram muito difícil. Somente 42% afirmaram acreditar que este processo é simples ou muito simples. Estes resultados confirmam que para muitas organizações ainda é difícil associar os benefícios do e-Learning aos respectivos ganhos nos negócios. Isto se deve |