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1.) Objetivo A pesquisa deste mês identificou o atual estágio e as principais tendências da
A pesquisa deste mês identificou o atual estágio e as principais tendências da utilização do LMS nas organizações brasileiras. Ela foi aplicada a 245 organizações. O resultado mostra que 26% das organizações hospedaram o LMS, 21% o construíram e 6% o compraram. A maioria das organizações (65%) utiliza apenas o LMS, 19% optam pelo Pacote LMS/LCMS, 11% pelo LMS em ERP mais amplo e 6% usam apenas o LCMS. Esta fase da pesquisa mostra um equilíbrio entre as opções consideradas como principais funcionalidades do LMS. Para 72% das organizações, as principais funcionalidades são Relatórios, para 62% são Avaliações e testes e para 57% é a Gestão de conteúdo. Segundo 65% das organizações, a principal razão da implementação do LMS é a centralização do gerenciamento das atividades de aprendizagem. Outros 40% afirmaram que a principal razão é a mensuração do treinamento e, para 31%, é a mensuração da performance dos funcionários. O maior desafio na implementação do LMS, apontado por 44% das organizações, é a integração de conteúdo. Para 43%, é a necessidade de customização e 32% afirmam ser a administração do sistema. A maioria das organizações (53%) está satisfeita com o LMS, 28% responderam que estão regularmente satisfeitas e 12% estão muito satisfeitas. Nos próximos 12 meses, 36% das organizações pretendem manter o sistema utilizado, 26% preferem atualizar o sistema e 16% planejam consolidar múltiplos sistemas.
Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de julho de 2008, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 245 organizações brasileiras. A análise abordou oito tópicos distintos: · Forma de aquisição do LMS;
A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas e instituições de ensino pertencentes às 5 regiões brasileiras, havendo uma maior participação do Sudeste e do Sul, com 79%. Essa preponderância se deve ao fato de representarem maior incidência de crescimento tecnológico e de serem os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil. Educação 36%, Tecnologia com 18%, e-Learning com 11% e Treinamento com 5% foram os setores que predominaram nesta pesquisa. A maioria das organizações (36%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, e 22% contam com 101 a 500 colaboradores. Confira o gráfico detalhado: Outros tópicos analisados pela amostra: a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha b) Seu papel na organização c) Em que departamento atua 5.) Resultados 5.1) Forma de aquisição do LMS O resultado mostra que 26% das organizações hospedaram o LMS, 21% o construíram e 6% o compraram. 5.2) Composição do LMS A maioria das organizações (65%) utiliza apenas o LMS, 19% optam pelo Pacote LMS/LCMS, 11% pelo LMS em ERP mais amplo e 6% usam apenas o LCMS. 5.3) Principais funcionalidades do LMS Esta fase da pesquisa mostra um equilíbrio entre as opções consideradas como principais funcionalidades do LMS. Para 72% das organizações, as principais funcionalidades são Relatórios, para 62% são Avaliações e testes e para 57% é a Gestão de conteúdo. Confira no gráfico:
Segundo 65% das organizações, a principal razão da implementação do LMS é a centralização do gerenciamento das atividades de aprendizagem. Outros 40% afirmaram que a principal razão é a mensuração do treinamento e, para 31%, é a mensuração da performance dos funcionários.
O maior desafio na implementação do LMS, apontado por 44% das organizações, é a integração de conteúdo. Para 43%, é a necessidade de customização e 32% afirmam ser a administração do sistema. Veja as outras opções:
A maioria das organizações (53%) está satisfeita com o LMS, 28% responderam que estão regularmente satisfeitas e 12% estão muito satisfeitas. 5.7) Planos para os próximos 12 meses Nos próximos 12 meses, 36% das organizações pretendem manter o sistema utilizado, 26% preferem atualizar o sistema e 16% planejam consolidar múltiplos sistemas. |