1. Introdução A pesquisa de janeiro identificou o estágio em que o e-Learning se encontra nas organizações brasileiras, tornando possível, a partir dessa amostra, a maximização do desempenho da ferramenta no país. Participaram 145 organizações.
2.a. Estágio do projeto de e-Learning – 51% das organizações estão estudando o sistema, implementando-o e integrando-o com outros sistemas;
– 63% das organizações atendem até 500 pessoas com o projeto;
– 46% das empresas oferecem até 5 cursos na modalidade;
– 81% dos pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o fornecedor;
– Em 17% das organizações o interesse pelo e-Learning surgiu da alta gerência. Confira o gráfico detalhado:
– 58% dos entrevistados afirmaram que as áreas de RH e EAD são as atuais responsáveis pelo projeto; 2.g. Regiões atendidas pelo e-Learning
– 76% das equipes de e-Learning das organizações entrevistadas possuem até 10 colaboradores; 2.i. Percentual de conteúdo desenvolvido internamente / externamente 2.j. Quantidade de cursos desenvolvidos sob medida – 51% das organizações preferem produzir apenas 20% do conteúdo internamente; 2.k. Uso do LMS – 51% das organizações adquiriram e implementaram internamente ou desenvolveram a própria solução; 2.l. Satisfação com o fornecedor de sistemas/hospedagem – 83% dos pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o fornecedor;
A área de educação a distância das organizações tem sido o foco do interesse pelos projetos de e-Learning, porém outros setores também têm demonstrado esse interesse, como o de Treinamento e a Alta gerência, devido aos bons resultados apresentados por outras organizações. O resultado revelou que, em 41% das empresas participantes, o projeto de e-Learning encontra-se na fase inicial de estudos. Já 35% das organizações têm o projeto implementado e em operação. O estudo mostrou ainda que, em 33% das organizações, a área de Educação a distância é a que está envolvida com o projeto de e-Learning. Já em 25% das participantes, a área de Recursos Humanos está envolvida diretamente, e 23% afirmam que a Alta gerência está mais envolvida com o e-Learning, o que reforça a importância do projeto. Abordamos também as regiões que são atendidas pelos projetos de e-Learning. A amostra identificou que as regiões Sudeste (32%), Sul (19%) e Nordeste (18%) são as áreas mais atendidas pelo treinamento a distância. A pouca diferença entre as regiões demonstra que o e-Learning pode beneficiar colaboradores em todo o país igualmente. Em 40% das organizações, os cursos atendem uma média de até 100 pessoas mensalmente. Já em 23% dos casos, a média mensal é de 101 a 500 pessoas atendidas e em 13%, acima de 5.000 pessoas. Esse item mostra que o e-Learning, independentemente de localização, atinge a quantidade de pessoas que for preciso. Com relação à equipe responsável pelo e-Learning, em 60% das organizações é formada por até 5 pessoas e em 16%, a equipe tem de 6 a 10 integrantes. Esses dados reforçam que o e-Learning tem um baixo custo mesmo na formação da equipe para comandá-lo. Por fim, o Portal e-Learning Brasil abordou o número de cursos oferecidos pelas organizações. O resultado mostra que 46% das organizações oferecem até 5 cursos. Em 16% dos casos, a oferta fica entre 6 e 10 cursos.
a) Região b) Setor de atuação c) Quadro de colaboradores da organização d) Tipo de organização em que o pesquisado trabalha e) Seu papel na organização
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