3-Caracteristicas-do-aprendizado-p2007

Características do Aprendizado



1.) Objetivo

A pesquisa deste mês identificou quais são as características do aprendizado na América Latina.

2.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de outubro de 2007, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 290 organizações. A análise abordou o seguinte tópico:

  • Melhor forma de absorção de conteúdo.

3.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de organizações, pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste (53%), Sul (21%), Centro-Oeste (12%), Nordeste (9%) e Norte (4%).


A pesquisa consultou 290 organizações nos setores de Educação (45%), Tecnologia (11%), Consultoria e e-Learning (8% cada), entre outros.


A maioria das organizações (43%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, 35% possui de 101 a 2.500 colaboradores e 22% possui mais de 2.501 colaboradores. Confira o gráfico detalhado:

Outros tópicos analisados pela amostra:

a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha.

b) Seu papel na organização.


c) Em que departamento atua.

4.) Resultados 

4.1.) Forma de aprender

O resultado mostra que 26% dos entrevistados preferem fazer um curso on-line ou participar de um webnar (conferência/seminário on-line); 19% pesquisam o que precisam na Internet ou internamente, nos bancos de dados da empresa; 15% lêem um artigo na Internet; 14% aprendem mais ao ler um livro ou artigo impresso ou preferem conversar e interagir com alguém; 13% fazem um curso ou um seminário presencial; e apenas 1% prefere observar o comportamento e procedimento de outras pessoas.


5.) Conclusão

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de outubro de 2007, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 290 organizações.

O resultado mostra que 26% dos entrevistados preferem fazer um curso on-line ou participar de um webnar (conferência/seminário on-line); 19% pesquisam o que precisam na Internet ou internamente, nos bancos de dados da empresa; 15% lêem um artigo na Internet; 14% aprendem mais ao ler um livro ou artigo impresso ou preferem conversar e interagir com alguém; 13% fazem um curso ou um seminário presencial; e apenas 1% prefere observar o comportamento e procedimento de outras pessoas.

Você também pode gostar