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1. Sumário executivo O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo. Uma prova disso é que a maioria das organizações (41%) afirmou que vai começar a investir nessa ferramenta a partir deste ano. Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2010, e 69% das organizações responderam que os investimentos serão de até R$ 100 mil reais, 13% investirão entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, 9% investirão entre R$ 300 mil e R$ 500 mil e outros 9% investirão mais de R$ 500 mil. Quando perguntamos qual percentual do orçamento seria dedicado para aquisição de tecnologia e infraestrutura, encontramos um destaque (463%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. 31% dos entrevistados planejam investir entre 26% e 50%. Nos anos anteriores, a parcela de investimento para infraestrutura era menor, o que indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning. Abordamos também quanto será investido em conteúdo (cursos) para e-Learning, e o resultado foi que 56% das empresas investirão nesse tópico em até 25% de seus orçamentos, enquanto outros 31% investirão de 26% a 50%. Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços), perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 82% dos entrevistados pretendem investir até 25% de seu orçamento nesse contexto, seguidos de 18% que pretendem investir entre 26% e 75%, e 18%. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização que deve considerar três dimensões importantes: sistemas, processos e pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados. Com esta pesquisa, foi identificada a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2010. O resultado obtido mostra que 74% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, 16% investirão entre 26% e 50%, e outros 5% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total. 2. Resultados 2.1. Definição do orçamento destinado ao e-Learning – 50% das organizações participantes já definiram orçamento destinado ao e-Learning. Veja abaixo:
– 41% das organizações pretendem investir em e-Learning a partir de 2011; 2.3. Valor do investimento – 69% das empresas aplicarão até R$ 100 mil na modalidade; 2.4. Parcela do valor total a ser investido em tecnologia e infraestrutura – 63% empregarão até 25% do valor total em tecnologia e infraestrutura; 2.5. Parcela do valor total a ser investido em conteúdo – 56% das empresas investirão nesse tópico em até 25%; 2.6. Parcela do valor total a ser investido em serviços – 82% dos entrevistados pretendem investir até 25% de seu orçamento em serviços; 2.7. Porcentagem destinada ao e-Learning do valor total para treinamento/educação – 74% dos entrevistados aplicarão até 25%; 2.8. Trimestre em que investirá em e-Learning |