Por Carlos Faccina
Neste mundo de ação e reação imediata, em tempo real, onde as opiniões são genéricas e os argumentos, rasos, prevalecem as mensagens rápidas e os lugares comuns.
Neste mundo em que a tecnologia nos conecta, me surpreende a capacidade de se expressar em 140 caracteres (ou “tweets”) como ocorre no twitter.
O que eu tenho a dizer neste curto espaço de letras que não seja banal e que possa mobilizar “seguidores” aos milhares, em alguns casos?
O canal me faz lembrar as características do slogan das campanhas publicitárias, que, com menos “toques”, tem que grudar na mente do consumidor os atributos e diferenciais competitivos do produto e da marca. O twitter criou milhares de “fazedores de slogan” em busca de seguidores (ou consumidores), num universo onde a imagem vale mais do que sua sede (lembra-se deste slogan com sentido invertido?).
O bom slogan, assim como o twitter, é curto e direto.
Mais frenético e alucinante, os poucos segundos que ficamos suportando o horário político nos permite observar a missão de dizer nada em tempo nenhum. E ainda assim conseguir gravar um bordão que marca uma pessoa para o resto da vida, ou o separa do sucesso ou do fracasso. É difícil acreditar que pior não fica, mas é certo que essa irresponsabilidade instantânea gera votos, nem que seja em forma de um protesto no qual o único prejudicado somos nós mesmos.
Não teremos mais nossos 15 minutos de fama (sugerido por Andy Warhol), mas 15 segundos. Neste breve instante, seremos julgados, absolvidos ou condenados.
Pensei então que deveríamos nos preparar para este instante e exercitar nosso currículo em 140 twetts prontos para a oportunidade que pode surgir. Uma busca rápida pela internet demonstrou que muitos já estão atentos ao canal:
“Publicitário com experiência em CRM e Inteligência Competitiva, em busca de oportunidade nessas áreas. Formação PUC MG.”
“Anal.Financ, inglês e espan, cursando Comex,10 anos de exp em finan, disponível p/ viagens e mudança de Est., analise, elabor. relat.”
“Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, UFBA. Sou profissional de Comunicação Multimídia; Possuo postura empreendedora.”
O meu currículo que está na abertura deste blog tem mais de 140 twetts. Adapto então para:
Professor BSP, doutor, conferencista. Fez livros de gestão e carreira. 20 anos na Nestlé em Direção de RH. Tem a Intuitiva Business e blog.
Ufa! Fugi da utilização de siglas e códigos, como num classificado de automóvel impresso em “tijolinhos” no jornal. O recurso me permite fazer links, o que abre uma janela para o interessado viajar por outras fontes mais extensas que falam de mim (no meu caso, um blog, mas também para a infinidade de redes sociais que detalham a vida curricular de cada um).
Você já resumiu sua carreira a 140 twetts? Faça um exercício e me mande. Quem sabe eu publique aqui no próximo post os mais criativos e gere uma boa oportunidade de emprego para você que sabe dar seu recado.