Nos vídeos do Congresso Brasil Digital 2025, Neri dos Santos e Renato Bossle mostram como a educação digital pode sair do discurso e virar política pública. Neri relata a experiência de Florianópolis para implementar a Lei 14.533/2023 (PINED): a discussão avançou em 2024 e a execução integrada começou em 2025. O município organizou oito passos: difundir a lei no Conselho Municipal, sensibilizar gestores, docentes e comunidade (com apoio do TCE e do MP), criar comissão especial, realizar diagnóstico, melhorar infraestrutura, capacitar professores, ajustar currículo/metodologias e monitorar resultados. A implantação avança por séries, ampliando o tempo integral e a digitalização de forma progressiva.
Bossle, pelo TCE-SC, apresenta um retrato estadual (87% de adesão municipal): 87% dos municípios não têm política formal; 40% não destinam recursos específicos; 33,7% não aderem a ações descentralizadas. As barreiras mais citadas são falta de educadores especializados (73%) e formação continuada frágil; quase 60% ainda não implementaram a BNCC Computação. Cerca de 70% não avaliam competências digitais dos alunos. Na infraestrutura, 73% das escolas municipais não têm laboratório, mais de 50% não possuem computadores, mais de 80% não contam com apoio técnico, mais de 90% não oferecem internet comunitária e ainda há escolas sem internet pedagógica — o que orienta prioridades de investimento e gestão.

