Saiba mais sobre o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, em sua 21ª. edição.
A edição 2024/2025 acontecerá em 03 de novembro de 2025, no Sheraton WTC – São Paulo
De volta ‘pra’ casa
IBD reconhece melhores práticas em transformação digital
O VP executivo do Instituto Brasil Digital, Ary Silveira Bueno, participou do De Volta ‘Pra’ Casa nesta segunda-feira (12), em entrevista ao jornalista e apresentador da Rádio Cultura, Gilson Monteiro.
“De acordo com Bueno, a cultura digital exige uma nova mentalidade que pressupõe sair da zona de conforto, com curiosidade e criatividade, se valendo de conhecimento. Sobre o avanço da inteligência artificial, ele destacou a importância da educação digital e do uso responsável, sustentável e ético das tecnologias.”
Eis resumo das perguntas feitas pelo jornalista Gilson, bem como as considerações dadas pelo VP do IBD, Ary Bueno.
Como o Instituto Brasil Digital atua e qual o papel desse movimento Brasil Digital para Todos junto à sociedade?
Atua para ser reconhecido como a Socialtech que apoia Pessoas, Organizações e Sociedade nos desafios identificados em contexto de Inovação e Transformação Digital
De que forma as Tecnologias Digitais se mostram essenciais quando se fala em democratização de conhecimento e criação de oportunidades?
Antes de mais nada devemos destacar que essas tecnologias integram os fatores que nos dão o grande processo em curso da transformação digital.
A TD requer das Pessoas nova mentalidade, não a zona de conforto, curiosidade para o novo, criatividade consistente, fundamentada, se valendo de conhecimentos, se possível sólidos.
Uma nova mentalidade real, novos comportamentos é que leva a mudança de Cultura, é o que nos leva para uma nova Cultura Digital.
Essas tais tecnologias digitais devem ser úteis no próprio processo para uma nova Cultura e mais ainda e principalmente usá-las para os negócios digitais em prol da economia digital, estimulando a inovação, a coopetição (colaboração e cooperação), com mais produtividade.
Falando sobre o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, em sua 21a. edição, como é feita o mapeamento de Organizações para aplicar e divulgar as suas Experiências em Inovação e Transformação Digital?
Por meio de representantes de Organizações da quádrupla hélice, academias, governos, empresas e sociedade, que em conhecendo Experiências, indicam para o Vice-Presidente de Economia Digital dos Ecossistemas integrantes do movimento.
A 21ª. edição do Prêmio, 2024/2025, acontecerá em 03 de novembro de 2025, no Sheraton WTC – São Paulo.
As classificações das Experiências apresentadas pelas Organizações, podem ser:
Experiência de Sucesso: atendem aos objetivos estabelecidos pelas respectivas Organizações. Todas as Experiências publicadas no Manifesto Brasil Digital recebem esta classificação.
Referência Nacional: apresentam práticas que quando compartilhadas elevam o nível de maturidade da Inovação e Transformação Digital nas Organizações.
Destaque Nacional: apresentam práticas que merecem destaque em relação ao nível de maturidade das Experiências publicadas no Manifesto Brasil Digital.
Em um momento de AI avançando cada vez mais, quais os desafios que têm as Pessoas e as Organizações pela Frente?
As organizações dependem das Pessoas.
Ter as Pessoas ao Centro, cuidar da capacitação delas, em especial a Capacitação Digital, priorizando a Alfabetização Digital, Letramento Digital, Alfabetização em Dados, Economia de Dados.
Antes do uso das Tecnologias Digitais, em especial a IA, é fundamental a atenção para o uso responsável, sustentável e ético.
Confira a matéria completa clicando aqui.