1ª Parte: Melhores Práticas, na Prática – Beneficência Portuguesa de SP – A Inteligência Artificial Auxiliando o Médico e Suzano – Transformação Digital em Pesquisa e Desenvolvimento
Neste painel Lilian Hoffmann apresentará a Experiência bp A Beneficência Portuguesa de SP: A Inteligência Artificial Auxiliando o Médico, e o Paulo Alozen a Experiência: Suzano: Transformação Digital em Pesquisa e Desenvolvimento, e seus alinhamentos: aos cinco Pilares do Ecossistema Brasil Digital em Ação, aos nove Eixos da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, a Governança ESG, e a aplicação das Tecnologias Digitais Habilitadoras.
Lilian Hoffmann – BP
Paulo Alozen – Suzano
A Suzano S.A., líder global em celulose de eucalipto, prioriza a sustentabilidade e a inovação, com operações em 12 fábricas no Brasil e em outros países. A DSPI – Diretoria de Sustentabilidade, Pesquisa e Inovação desempenha um papel central, impulsionando a estratégia de inovação contínua. O processo de transformação digital na DSPI é crucial, com um plano abrangente que inclui o desenvolvimento de tecnologias, capacitação da equipe e criação de ferramentas especializadas. Esse caso marca o início da jornada de implementação dessas iniciativas pela equipe de Tecnologias Digitais da DSPI, impulsionando ainda mais a pesquisa e inovação na empresa.
2ª Parte: Melhores Práticas, na Prática – Paranoá – Datawake e Schaeffler: Optime – Monitoramento de Condições de Rolamentos
Neste painel Regiane Relva Romano apresentará a Experiência Facens: 5G Smart Campus Facens: Humano, Inteligente e Sustentável, e o Paulo Biagi: Prefeitura de Barueri: Barueri Cidade Inteligente e Sustentável, e seus alinhamentos: aos cinco Pilares do Ecossistema Brasil Digital em Ação, aos nove Eixos da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, a Governança ESG, e a aplicação das Tecnologias Digitais Habilitadoras.
Regiane Relva Romano – Facens
A Facens está comprometida com a educação para um futuro sustentável, refletido no 5G Smart Campus Facens, um protótipo de Cidade Humana, Inteligente e Sustentável. A sustentabilidade é integrada em todos os cursos e parcerias da instituição, visando desenvolver profissionais capacitados para projetos de impacto e uma economia verde. Com foco em conscientização e soluções ambientais, a Facens promove cocriação, desperdício zero, mudanças climáticas, gestão de recursos e inovação social. Mais de 350 projetos implementados geram dados para monitoramento, utilizando IoT, Inteligência Artificial e melhores práticas de gerenciamento de projetos.
Paulo Biagi – Prefeitura de Barueri
Barueri, localizada na Região Oeste da Grande São Paulo, abrange uma área de 65.701 km², com uma população estimada em 279 mil pessoas. O projeto Barueri Cidade Inteligente e Sustentável inclui mais de 100 iniciativas, como wifi-grátis, internet social e Metaverso, alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Projeto Inovação Barueri oferece cursos e eventos de capacitação, alcançando mais de 4 mil alunos em todo o Brasil, incluindo cursos no metaverso. O programa “Barueri sem Papel” visa eliminar o uso de papel na administração pública, resultando em economia de recursos e reconhecimento internacional, incluindo o 1º Prêmio Internacional na COP28.