Tomo emprestado o título acima, de um capítulo do livro: Ponte para Inovação – Como criar um Ecossistema Empreendedor, sob a coordenação do Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio, sobre o exemplar Ecossistema de Inovação de Santa Catarina. O referido capítulo foi escrito por Rodrigo Lóssio.
Escolhi para esse artigo o tema em pauta, por duas razões especiais:
. A primeira é pela enorme relevância que dou ao papel da Comunicação na relação das Pessoas, em especial no meio Corporativo e dele na relação com as Pessoas das Academias, Governos e Organizações Sociais. E isso praticamos em nossa empresa há 30 anos; e
. O segundo, por eu estar Curador do GT – Grupo de Trabalho – Comunicação do Instituto Brasil Digital (23 anos), que tem o movimento Brasil Digital para Todos – BDT, como o seu maior propósito, desde 2019.
Em novembro de 2018 escrevi: “Eficaz Comunicação Organizacional: Big Desafio!
Na conclusão, coloquei:
“A boa Comunicação e Liderança e alto espírito Empreendedor de todos os Profissionais de qualquer Organização, devem ser praticados em elevado nível, sob pena de não se ter o Negócio sustentável e muito menos perene”.
Volto ao capítulo escrito por Rodrigo Lóssio, de leitura indispensável para quem atua, “navega” no mundo da Inovação e de seus Ecossistemas, para destacar o que ele traz na página 195, como sendo os Benefícios de uma comunicação consistente.
Ensina Lóssio:
“Entre os benefícios de uma comunicação eficaz nos meios estão: visibilidade, pelo tamanho do público que alcançam; credibilidade, pelos critérios que os veículos adotam para selecionar as histórias a serem contadas; reputação, por construírem narrativas que dão credibilidade aos atores por seus feitos, conquistas ou pela visão de mundo; entre muitos outros. E quando transpomos isso diretamente para um ecossistema de inovação são vários os ganhos.
Incentivo ao Empreendedorismo: empresas e negócios prosperando e ganhando visibilidade pelos seus feitos estimulam o surgimento de novos empreendedores, inspirados pelas histórias das gerações anteriores. E também atraem empreendedores de outras regiões, interessados pelo ambiente.
Atração de investidores: uma região próspera, com grande potencial de crescimento, atrai também investidores interessados em financiar, por meio de aportes de capital, a aceleração de novos negócios.
Atração e formação de talentos: pessoas são, definitivamente, a alma de qualquer ecossistema. Sem talentos não se constroem empresas (e ambientes inovadores) de sucesso. Ecossistemas consolidados são imãs dos melhores profissionais, que também acabam inspirando que mais jovens optem, ao escolherem suas áreas de formação, por carreiras na área tecnológica.
Reconhecimento de governantes: as instituições públicas têm papel fundamental para criar ambientes regulatórios que permitam ao setor se desenvolver. As lideranças políticas que almejam o desenvolvimento de suas regiões precisam reconhecer na tecnologia uma fonte de geração de empregos e renda. Quanto mais visibilidade o setor tem, mas atenção alcança nas políticas públicas.
Academia vocacionada: as universidades e cursos técnicos, como principais celeiros de mão de obra para um ecossistema, ao reconhecerem seu papel em um ecossistema, passam a vocacionar seus currículos e programas de pesquisa e extensão para a realidade da região.
Branding territorial: uma região reconhecida, nacional e internacionalmente, pelo seu ecossistema inovador contribui para que as soluções nela desenvolvidas ganhem uma espécie de atestado de qualidade só por terem sido criadas nesse ambiente”.
Conclusão
O livro traz 32 vetores de desenvolvimento de um dos hubs de inovação mais completo do Brasil, o de Santa Catarina. Leitura mais que recomendada!
No entanto, somente o artigo do Lóssio já é uma importante contribuição para qualquer pessoa que queira conhecer o robusto ecossistema catarinense, aprender sobre ecossistemas, colaborar com o seu e em especial interagir com outros ecossistemas, regionais, nacionais e/ou internacionais.
Estão todos convidados para que se junte à nós, na inadiável Jornada de Transformação Digital, Inovação e de Empreendedorismo Inovador – inovação aberta e startups.
Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Presidente do Conselho do SiNEco do BDT.