O Ecosis Vale do Paraíba é integrante do SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do movimento Brasil Digital para Todos

O Movimento Brasil Digital para Todos, por meio dos EcoSis Regionais – integrantes do SiNEco, idealizou a Realização de EERS para viabilizar a materialização do Propósito dos EcoSis – Ecossistemas Regionais, que é o de compilar e consolidar as Experiências de Sucesso dos principais atores do Ecossistema, das 4 hélices (academias, empresas, governos e organizações sociais) e do Propósito do SiNEco: Promover a sinergia entre os diversos Ecossistemas integrantes do Movimento.

Assim sendo, entre 2021 e 2022, o Brasil Digital Realizou dois Encontros, sendo o primeiro na Embrapa e o segundo na Embraer. O 3°EERS ocorreu em 24/03/2023 na UFSC e na ACATE, oportunidade em que foi instalado o EcoSis SC do Brasil Digital.

Em 24/03 umas das Experiências de Sucesso apresentadas foi a do Programa ANDI do Parque Tec São José dos Campos, feita pelo Caio dos Santos Cordeiro.

Acesse as apresentações das Experiências de Sucesso de 24/03 na UFSC.

O Brasil Digital para Todos trabalha com o Lema: Comunicar e Colaborar para Realizar:

  • Comunicar para sensibilizar e engajar de forma colaborativa o maior número possível de Agentes Econômicos ( Privados e Públicos ), ICTIs (Academias, Universidades, Institutos de Pesquisa, Institutos Federais, Escolas Técnicas) e Entidades representativas das Sociedade Civil;
  • Colaborar para operacionalizar a aplicação dos 23 Fundamentos dos 5 Pilares do Ecossistema Brasil Digital, e as 100 Ações Estratégicas da E-Digital, otimizar os investimentos, e superar as realizações esperadas;
  • Realizar as atividades prioritárias otimizando os custos e investimentos para potencializar os resultados econômicos, sociais e ambientais.

3 (três) objetivos finalísticos foram definidos:

  • Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas, para atuarem na Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio;
  • Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital, privilegiando a Qualidade de Vida das Pessoas de forma Inclusiva e Sustentável;
  • Acompanhar, apoiar e colaborar com a implantação da E-Digital ciclo 2022 2026.

4° EERS no Parque Tecnológico SJC (Clique aqui e assista à gravação)

Neste 4° EERS o Parque Tec São José dos Campos como anfitrião e organizador da Programação do Encontro, trouxe ricas Experiências de alguns dos Principais atores do EcoSis do Vale do Paraíba do movimento Brasil Digital.

 Foram destacadas a aceleração da transformação digital e de inovação:

Parque Tecnológico São José dos Campos – Inovação, Empreendedorismo e Competitividade – Marcelo Nunes (Diretor de Desen. de Negócios)

ITA – Ações e Projetos para a Inovação ITA – Professor Anderson Correia (Reitor)

CIESP SJC – Jornada de Transformação Digital na Indústria – Alexandra Gioso (VP do Conselho Feminino)

SEBRAE – Programa de Transformação Digital Varejo – Janice Junqueira (Consultora de Negócios)

Akaer – Transformação Digital na Indústria – Joselito Henriques (VP de PD&I)

Visiona – Nanossatélite Brasileiro VCUB1 – Himilcon Carvalho (CTO)

Nestlé – Experiência de Open Innovation – Pedro Silva (Gerente de Transformação Digital)

Parker – Experiência de Open Innovation – Luiz Moura (Gerente de Vendas e Maketing LATAM)

ITA Ventures – Experiência de Inovação para o Varejo – Felipe Pinto (Diretor)

Prefeitura SJC – Educação 5.0 – Jhonis Santos (Secretário de Educação)

Brazilian Storm – Preparação e capacitação de jovens com a robótica – Ricardo Iamamoto (Head Coach)

Fundhas – Experiência para Educação Robótica – George Zenha (Presidente)

Prefeitura de Pindamonhangaba – Programa de Certificação de Cidades Inteligentes – Danilo Velloso (Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos)   

Estas Experiências de Sucesso se alinham com 5 Pilares e 23 Fundamentos do Brasil Digital, com Tecnologias Digitais Habilitadores, com a E-Digital e com ESG. Elas proporcionam por meio da digitalização e de novos modelos de negócios, a ampliação da produtividade e atende a objetivos de capacitação das pessoas, em especial a capacitação digital.

 5° EERS no P7 Criativo em 14/09 em Belo Horizonte/MG

O 5° EERS vem sendo planejado pelo Board do EcoSis MG do Brasil Digital para Todos, em conjunto com a Márcia Andrade Carmo Azevedo – Gerente de Economia Criativa na FIEMG/IEL – Líder World Creativity Day e garantem que a programação e conteúdo serão tão ricos e atrativos, quanto aos anteriores.

Você também pode gostar