No 23º ENEB, Ary Bueno — VP do Instituto Brasil Digital – IBD e Presidente do Conselho do Sistema Nacional de Ecossistemas do movimento Brasil Digital para Todos – BDT, apresentou as principais Realizações do 2T/2025 e o Planejado Revisado para julho a dezembro.
Manifestou pelo movimento BDT gratidão aos Conselheiros, Curadores e Coordenadores dos EcoSis Estaduais e Regionais, no trabalho que prazerosamente realiza com VP e Curador Prof. Fábio Bordin, reforçando o papel essencial da governança e gestão, no fortalecimento dos ecossistemas do Sistema Nacional.
Entre as Realizações do 2º. Trimestre/2025 destacou os Encontros virtuais e a participação em três eventos em Campinas, Região ADM com 90 municípios, PIB estimado em R$ 400 bilhões e cerca de 7 milhões de habitantes.
Estas participações ampliam e fortalecem as conexões do IBD e do BDT no Estado de São Paulo.
O trabalho de apoio às curadorias de gestão, também foi ressaltado. No 2º. Semestre haverá a capacitação de coordenadores para a curadoria de gestão.
Integração entre grupos de trabalho
A atuação do GT1 mantém forte conexão com outros GTs do movimento:
• GT2 – Estratégia Brasileira para Educação e Capacitação Digital
• GT3 – Academia Brasil Digital
• GT4 – Experiências aplicadas no Manifesto Brasil Digital
• GT5 – E-Digital; e
• GT6 – Comunicação.
• Vice-presidência de Pessoas Protagonistas do IBD
Segundo Ary, essa integração é essencial para alinhar objetivos e potencializar resultados.
No campo da Economia Digital, foram mencionadas iniciativas voltadas à capacitação profissional e ao desenvolvimento de experiências de sucesso, conectando ações com os GT2 e GT4.
Estas ações serão destacadas nos próximos Encontros trimestrais, reforçando o compromisso do IBD e do BDT, sendo um dos principais agentes da consolidação da cultura de inovação e transformação digital no Brasil.
Com essa prática, o IBD reforça o seu propósito e missão de promover a inovação, capacitação digital das pessoas e o desenvolvimento econômico por meio de conexões de ecossistemas integrantes do movimento, em especial, por ora, no Sul e Sudeste do Brasil.