1-

16º Encontro Nacional – EcoSis RJ

Realizado Janeiro a Setembro & Planejado Outubro a Dezembro de 2023

Governança:

Agradecemos a oportunidade de apresentar os trabalhos do EcoSis do Rio de Janeiro e aos colegas Guilherme Cavalieri, que é o presidente, o Vinicius Oberg e o Luiz Augusto Costa Leite, que têm trabalhado conosco nessa liderança, nesse trabalho. Aproveito para agradecer também ao Paulo Miller e ao Paulo Coelho, que estão presentes aqui na reunião, e outros colegas que porventura estejam aqui presentes no vídeo.

Olá! Destacar as questões realizadas até setembro e o planejado para este último trimestre, que trarão destaques à questão da realização do primeiro semestre, formalização e acompanhamento do EcoSis. A grande reunião que foi feita lá em maio e estamos agora desdobrando esse trabalho de planejamento com reuniões quinzenais junto a todos os atores. A gente tem se preparado também para aproveitar as reuniões e preparar o planejamento para o próximo trimestre.

Objetivo 1: Pessoas, Capacitação, Empoderamento, Produtividade e Educação Continuada:

Essa é a questão do apoio à participação no lançamento do onboarding de utilização da plataforma Academia Brasil Digital. Agradecer também a todos, ao Luiz Augusto, à Ana, ao Afonso, Ary, Fábio, todos os demais pela parceria de sempre. E vamos lá. Estamos agora tentando também fazer esse exercício de inclusão de algumas alterações no Manifesto Brasil Digital.

Vale destacar que aqui no Rio de Janeiro nós fizemos a criação de dois subgrupos de trabalho, um focado na questão de competências, liderado pelo Guilherme Cavalieri, junto ao Luiz Augusto Costa Leite. E a Mônica esteve na ABRH, focando bastante o trabalho na questão da inclusão e letramento digital.

E o segundo subgrupo, focado nos ecossistemas locais, então, são as prefeituras e com grande foco também na questão dos governos digitais. Então, esses dois subgrupos têm avançado bastante. Agradeço a todos pela participação que tem trazido resultados muito positivos e esperamos conseguir apresentar também no evento que nós vamos fazer no Enrichment Experience Road Show que está previsto para ocorrer agora em novembro.

Objetivo 2: Economia Digital – Desenvolvimento e Competitividade:

Além da LOG-IN estamos tentando agora fechar mais algumas participações, como o próprio BNDES que estou liderando aqui, a Aranduland, as prefeituras de Niterói e de Teresópolis, onde está o Parque Serratec. E tem uma startup, Olabisi, também que tem foco bastante na questão da inclusão digital que a gente está fomentando e tentando trazer para o manifesto também e agradecer à equipe, todos os curadores e conselheiros que estão ajudando nesse esforço de inscrição dessas iniciativas no nosso manifesto.

Então a ideia é fazer esse evento em 30 de novembro, na sede da Vibra, aqui no Rio, e esperar começar o evento com uma grande feira falando sobre atores do Brasil Digital, apresentar estes casos de sucesso em que a gente já está participando do nosso manifesto e fazer uma mesa também sobre o fomento à inovação, com a participação do BNDES, do FINEP, dos parques tecnológicos e do pessoal do governo federal, para discutir essa questão da importância de fomento do uso, recursos e suporte à inovação e à transformação digital.

E esperamos também ter alguns casos da Vibra e aqui no Rio tem especificidades, já que temos a Secretaria Estadual de Transformação Digital e que está fechando o processo de planejamento deles. Nós estamos combinando de, nesse período até lá, fazer um trabalho de alinhamento da estratégia planejada por nós, junto com a estratégia do governo estadual, e apresentar nesse evento também algumas ações já alinhadas para poder aproveitar as sinergias e as complementaridades dessas propostas de trabalho que estamos desenvolvendo. Então, acho que vai ser um evento bem bacana. Fica o convite para que todos participem e venham ao Rio de Janeiro interagir e compartilhar conhecimento conosco.

Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar