1ª Parte: Melhores Práticas, na Prática – ABES – Brasil mais Digital e menos Desigual e Prefeitura de Belo Horizonte – Programa de Inclusão Digital de Belo Horizonte
Neste painel Clara Savelli apresentará a Experiência ABES: ABES em busca de um Brasil mais Digital e menos Desigual, e a Milla Tangari: Prefeitura de Belo Horizonte: Programa de Inclusão Digital de Belo Horizonte, e seus alinhamentos: aos cinco Pilares do Ecossistema Brasil Digital em Ação, aos nove Eixos da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, a Governança ESG, e a aplicação das Tecnologias Digitais Habilitadoras.
Clara Savelli – ABES
A ABES atua para promover um Brasil Mais Digital e Menos Desigual, acreditando no papel da tecnologia para democratizar o conhecimento e criar oportunidades inclusivas. Seu objetivo é garantir um ambiente de negócios ético, dinâmico e competitivo globalmente. A ABES apresenta uma série de iniciativas alinhadas a esses objetivos, incluindo projetos como RH Tech, Think Tank, Movimento Brasil País Digital e cursos gratuitos de LGPD. Além disso, atualizações de projetos anteriores, como Diagnóstico de LGPD, Startup Internship Program e Mobilização para Redução da Desigualdade, também são destacadas.
Milla Tangari – Prefeitura de BH
O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte tem como objetivo habilitar os cidadãos para o ambiente digital em três frentes principais: conectividade, dispositivos e capacitação. A conectividade é garantida através da instalação de pontos de wi-fi gratuitos em todas as 218 vilas e favelas da cidade. O programa doa dispositivos recondicionados e adquire tablets e chromebooks para famílias carentes e alunos da rede pública, totalizando mais de 80 mil equipamentos distribuídos. Além disso, são oferecidas mais de 15.000 vagas em cursos gratuitos de tecnologia, realizados em mais de 300 pontos de inclusão digital na cidade, com participação expressiva de mulheres, jovens e idosos.
2ª Parte: Melhores Práticas, na Prática – Paranoá – Log-In – Jornada da Transformação Digital Humanizada e CMM – Curso Regular Educação a Distância
Neste painel Vinícius Abreu apresentará a Experiência Log-In: Jornada da Transformação Digital Humanizada, e o Ten. Henrique Oliveira Lima: CMM: Curso Regular Educação a Distância Colégio Militar Manaus: Amazônia e Exterior, e seus alinhamentos: aos cinco Pilares do Ecossistema Brasil Digital em Ação, aos nove Eixos da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, a Governança ESG, e a aplicação das Tecnologias Digitais Habilitadoras.
Vinícius Abreu – Log-In
A Log-In conduziu uma jornada de transformação digital unificando as áreas de Gente, Gestão e TI, centrada nos pilares Pessoas, Processos e Tecnologia. Iniciada em 2020, essa jornada integrou a área de TI à diretoria de Gente e Gestão, renomeando-a para Gente, Cultura e Transformação Digital. Ampliando os objetivos estratégicos, foram estabelecidos quatro pilares de trabalho: CX, EX, Governança Corporativa e Infraestrutura. Realizando um assessment de destreza digital na liderança executiva, a empresa delineou um plano diretor e ações focadas, buscando envolver toda a equipe na construção da transformação digital.
Ten Henrique Oliveira Lima – CMM
O Curso regular de Educação a Distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus (CMM) é parte do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), atendendo alunos dependentes de militares em diversas localidades. Em 2023, atendeu 503 alunos em estados brasileiros e mais de 30 países. O CREAD oferece atividades extracurriculares, como feira de ciências e clube de relações internacionais, em modalidades híbridas ou remotas. A equipe da SEAD/CMM é composta por 48 pessoas, incluindo chefia, professores-tutores, pedagogos e apoio administrativo.