CAPA

10º EERS – Enrichment Experience Road Show

26/09/2025 – IPT – Realizado de forma híbrida com transmissão pelo canal do IBD no Youtube

O Instituto Brasil Digital em sua Jornada de Inovação e Transformação Digital iniciou o Planejamento 2026 2031 de forma colaborativa a partir da realização do 10º Enrichment Experience Road Show – EERS no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo em 26/09/2025, que contou com a participação de 52 (cinquenta e dois) Voluntários, dentre eles 22 (vinte e dois) Conselheiros.

Agenda:
Imagem1

Na Abertura após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Prof. Levi Machado, Diretor Executivo do IPT e integrante do Conselho Consultivo do BDT Estadual – SP, representando o Prof. Anderson Correia, agradeceu a presença de todos e solicitou a apresentação da mensagem do Prof. Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do vídeo Institucional do Instituto Brasil Digital – IBD e movimento Brasil Digital para Todos – BDT.

Em seguida o Prof. José Carlos de Souza Jr, Superintendente Geral do IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e VP do Conselho Deliberativo do IBD, destacou o Propósito do IBD e a Experiência de Planejamento Coletivo 2026 2030 que iniciamos neste 10º EERS.

Transmitiu a relevância da E-Digital – Estratégia Brasileira para a Transformação Digital e as suas potenciais contribuições na geração até 2030 de 800 mil novas ocupações, a adição de aproximadamente meio Trilhão de reais ao PIB Brasileiro, a promoção da melhoria dos serviços aos Cidadãos e a esperada Redução do Custo do Estado.

O desafio para a expansão e consolidação dos Ecossistemas de Inovação do BDT nos estados das Regiões Sul e Sudeste e a necessidade de planejamento para as demais regiões: Nordeste, Centro-Oeste e Norte, com o objetivo de contemplar minimamente 80% do PIB e População até 2030.

Abertura — Duração do vídeo: 22 min.

Na sequência Ary Silveira Bueno, VP Executivo do IBD apresentou o Núcleo da Ecossistema BDT da Região ADM. de São Paulo, suas dimensões e segmentos estratégicos, com destaque para a Cidade de São Paulo, e um plano de implantação para 15 dos 39 municípios, ao longo dos próximos 5 anos.

O Plano foi preparado por Antonio Carlos Neves, CTO da Stellantis e Presidente do Conselho do Ecossistema BDT Região ADM. de São Paulo com potencial para atingir 98% do PIB e 89% da população, sendo que Santo André, SBC e SCSUL já estão integrados, representando 7% do PIB e 9% da População destes 15 municípios.

Desafio — Duração do vídeo: 12 min.

Em seguida o Prof. Vagner Barbeta, Reitor da FEI e VP de Pessoas do Ecossistema BDT Estado de São Paulo, coordenou painel que abordou a importância da expansão da educação digital, bem como a regulamentação da Lei nº 14.533, que estabelece a política nacional de educação digital.

O objetivo foi receber contribuições dos painelistas para a expansão do movimento BDT no estado de São Paulo.

Para isso, foram convidados representantes das quatro hélices do processo de inovação:
• Representando a academia: Prof. Clóvis de Souza Dias, Presidente do Centro Paula Souza e integrante do Conselho Superior do movimento BDT;
• Representando as empresas privadas: Stéphani Vilela, Analista Técnico Educacional no Sesi/CIESP;
• Pelo governo: Thiago Camargo, VP do InvestSP; e
• Finalmente, como representante da sociedade civil: Valéria Bursztein, da ABES.

Tema — Duração do vídeo: 44 min.

Glaucimar Peticov coordenou a Painel no qual as Experiências da USCS – Universidade de São Caetano do Sul, Bradesco, Suzano, Prefeitura de Barueri e ABES, representantes das 4 (quatro) hélices, transmitiram a aplicação da Inteligência Artificial e as contribuições destas com as melhorias da Cultura de Inovação e Transformação Digital de suas Organizações.

Tema — Duração do vídeo: 62 min.

No encerramento Ary Silveira Bueno e Francisco Antonio Soeltl apresentaram uma síntese com as principais contribuições e próximos passos, com alguns destaques, como:

. As contribuições no Planejamento dos representantes citados: Prof. Clóvis Dias, Stéphani Vileva, Thiago Camargo e Valéria Bursztein, com a clara e efetiva disposição em Comunicar e Colaborar para Realizar conjuntamente o Propósito e os Objetivos Finalísticos do IBD e do BDT, no período 2025 2031, devidamente resumido pelo Prof. Vagner Barbeta;

. A disposição dos representantes da DinsmoreCompass – DC, Laury Amaral e Marcia Oliveira de identificar empresas que tenham Experiências de Inovação e TD,m que usem Tecnologias Digitais Habilitadoras e queiram divulgar no Manifesto Brasil Digital;

. A visão e sugestão do Fabio Costa do SEBRAE ABC, quanto a conveniência de se trazer para o ABC Paulista a Experiência apresentada da Suzano;

. A possível contribuição do Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital, com o Prof. Fabio Bordin, fazendo a aproximação da ABES com a Experiência do SERRATEC divulgada no Manifesto Brasil Digital e no Prêmio Brasil Digital Ozires Silva; e

. Os Resultados das Realizações com a Experiência de Barueri, quanto a mensuração do ROI decorrentes das soluções digitais implementadas na cidade.

Próximos Passos e Encerramento — Duração do vídeo: 39 min.

Você também pode gostar