Por Carlos Faccina
Apresento 10 atitudes que podem impedir, de forma conclusiva, suas possibilidades de carreira.
É obvio que não ocorrem ao mesmo tempo. Ninguém é “trator” – ao invés de terraplenar o terreno, aproveita para afundar a máquina na primeira oportunidade que surja.
Essas atitudes são tomadas em separado, às vezes, algumas delas em conjunto, mas o que as caracteriza como impedimentos é a constância e a sistematização do seu procedimento no seu ambiente de trabalho. Abaixo elenco pelo menos dez atitudes proibidas.
-Falar e “comunicar” inverdades (boatos são rapidamente descobertos , bem como seu difusor).
-Encastelar-se em “grupinhos” ou nas denominadas “panelas” (elas transmitem a falsa impressão de pertencer a uma determinada elite, o que é falso).
-“Fantasiar o peru” – dizer muito mais do que realmente faz (constrói rapidamente em seu entorno uma aureola de falsidade e de falta de confiança).
-Utilizar-se de falsos números ou inflar sua importância frente aos resultados (é semelhante a famosa”contabilidade criativa” do atual governo, deu no que deu, a verdade acaba prevalecendo).
-Ao falar ou apresentar algo, jamais denotar que “gosto amargo” faz parte da rotina empresarial (jamais apresenta os fatos como realmente são, a fantasia é seu forte).
-Ser”pegajoso”, vive agarrado às sais ou calças da chefia (é o que todos conhecem por puxa-saco).
-Demonstrar intelectualidade excessiva (sempre porta e transmite um ar professoral ).
-Considerar os colegas e subordinados “terra de cegos” ( a única luz parte de você).
-Carregar e demonstrar um ar de mistério, parecer saber tudo o que ocorre e vai ocorrer (corre o risco de passar de “oráculo” para alvo de piadas).
-Não saber lidar com o acaso. (Por mais organizada, planejada e estruturada a empresa em que trabalha, o acaso está presente em todos os cantos, corredores e no “ar dos negócios” – um concorrente lança algo que se imaginava impossível , por exemplo).
-Tomar cuidado com essas atitudes. Evitá-las o máximo possível , o inverso no comportamento, trará certamente boas oportunidades.
Infelizmente ,a receita acima é muito utilizada, por vezes funciona, mas no ambiente extremo da velocidade em que vivemos, essas “verdades” são rapidamente desvendadas.
Pode-se progredir agindo da forma que aqui não é recomendada, mas com certeza seu progresso será curto, passageiro e principalmente frustrante.