Pr?mio 2002
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Marco Antonio Vilela - Martins Comércio e Serviços de Distribuição Ltda

Marco Antonio Vilela, Diretor da Universidade Martins do Varejo, apresenta o case vencedor do prêmio e-Learning Brasil ABRH 2002. Para o Grupo Martins, e-learning é negócio.

Estrutura Martins: É um atacadista distribuidor e presta serviços em todo o Brasil, o que dá uma dimensão nas áreas de varejo alimentar, construção, agro-veterinário, farma e eletro-eletrônicos. Esta realidade tão complexa, com públicos tão distintos, consistia num grande desafio.

Com uma operação em todo território nacional, havia uma dificuldade de se trabalhar com culturas diferentes, tanto em nível de colaboradores internos, como representantes comerciais autônomos, clientes, espalhados em todo Brasil. Era preciso adaptar a realidade Martins às diversidades de culturas que o Brasil têm. Por atuar em todo o Brasil, com distribuição de cerca de quinze mil itens, o Grupo Martins tem uma equipe muito grande de vendas, 4000 a 4500 homens em todo o Brasil, 6000 colaboradores internos, 3000 motoristas, que necessitavam de treinamento para o seu desenvolvimento e mais de 180 mil clientes.

Vencedor Prêmio e-Learning Brasil - ABRH 2002
Vencedor
Categoria Empresarial


Com a implementação do e-Learning na organização, o Grupo Martins está conseguindo fazer toda a integração da cadeia de suprimentos: indústria, varejo, consumidor final. Numa iniciativa desafiadora, o Martins conseguiu fazer todos os públicos simultaneamente.

Desafios do e-Learning:

  • Amplitude da operação.
  • Todos falando a mesma linguagem.
  • Necessidade de treinamento da própria operação. (Com o e-Learning todos conseguem trabalhar de forma integrada. Todos simultaneamente conseguem entender a operação Martins).
  • Todo cliente novo que chegava ao Martins tinha que ter uma curva de aprendizado até chegar nos outros. Com o e-Learning permite-se o autodesenvolvimento.
  • Redução de custos de viagem.
  • O tempo desprendido no treinamento. Pessoas fora da operação trazem custo para a organização. A partir do momento que se reduz esse tempo, começa-se a medir o resultado.
  • Quebra de paradigmas.
  • Diversos públicos atendidos.

Benefícios do e-Learning:

  • Alcançar e varrer toda a operação de forma ágil e simultaneamente.
  • Possibilita a visão do todo. O e-Learning permite a união de toda a corporação.
  • Redução de tempo da divulgação de informações.
  • Redução do custo de viagem.
  • Desenvolvimento de novas oportunidades. Novas parcerias.
  • Estímulo ao autodesenvolvimento. Criar formatos de incentivo, que vão facilitar a busca do conhecimento.
  • Estreitar o relacionamento, aumenta a base de clientes.
  • Fortalecimento da imagem instrucional do Martins. Ganhos expressivos.

Segundo Marco Antonio, a cultura começa a se disseminar. O crescimento tem sido bastante expressivo. Os investimentos no projeto chegam a R$1,5 milhão.Foram desenvolvidos centros espalhados em todo o Brasil, para que os representantes e motoristas possam se capacitar.

Ganhos:

  • Redução de despesa de viagem.
  • Otimização de estrutura de pessoal.
  • Cliente treinado compra de 15 a 25% mais que um não treinado.
  • O resultado foi maior que o investimento.
  • O relacionamento com o cliente não tem preço.
  • Benefícios em prol da organização.

Próximos passos:

  • Expandir a base de usuários.
  • Utilizar o e-Learning como ferramenta de gestão do conhecimento, avaliação do desempenho para colaboradores internos.
  • Estabelecer convênios com escolas de informática.
  • Criação de grade curricular.
  • Treinamento com fornecedores.
  • Disponibilizar sessões síncronas com os usuários.

Lições de aprendizado:

  • Apoio da Direção.
  • Alinhar a estratégia do e-Learning com a estratégia da organização.
  • E-Learning é uma evolução.
  • Informação + Educação = Solução de Problemas.
  • Planejar, simplificar e medir.

Concluindo:

  • O Grupo Martins tem uma média de 90% de satisfação com os cursos e conteúdos oferecidos.
  • São 120 cursos, rápidos, de uma hora, onde todas as áreas estão envolvidas.
  • Comece pequeno, mas comece rápido, que você vai colher resultados.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Beatriz Scavazza - Fundação Vanzolini
Beto do Valle - Tigre
Luciana Biscaia - HSBC
Raimundo Ramos - Brasil Telecom
 
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