PrêmioEstatísticas
ESTATÍSTICAS

Confira a seguir algumas das principais constatações do Prêmio e-Learning Brasil ABRH 2002:

17 empresas participaram da primeira edição do Prêmio e-Learning Brasil:
Brasil Telecom
Bureau Veritas
Caixa Econômica Federal
Embratel
ENAP
Fundação Bradesco
Fundação Dom Cabral
Fundação Vanzolini
Galderma
HSBC
INSS
Martins
Nortel Networks
PUC MG
Souza Cruz
Telemar
Tigre

Destas 15 declararam ter investido mais de R$ 132 milhões ( aproximadamente US$ 60 milhões), distribuídos conforme o gráfico que segue:
Serviços: 66%
Tecnologia: 18%
Conteúdo:

16%


7 declararam os benefícios e 6 já haviam obtido o retorno dos investimentos
Empresas
Retorno (*)
Galderma
6,7
Fundação Dom Cabral
4,4
Embratel
3,0
Martins
2,9
Caixa Econômica Federal
1,3
ENAP
1,1
(*) Benefício Total / Investimento Total

Todas têm seus projetos de e-Learning alinhados aos Objetivos do Negócio:
11 totalmente alinhado e 6 muito alinhado
Muito 35%
Total 65%
3- Totalmente, 2 – Muito, 1 – Pouco e
0 – Não alinhado

Quanto ao Foco Externo, ou seja, cursos voltados para Clientes, Fornecedores e Parceiros Comerciais, as principais razões de negócio apresentadas foram:
Razões de Negócio
Pt
Redução de custos treinamento
62
Agilizar lançamento novo produto
58
Melhorar utilização produto já lançado
55
Agilizar desenvolvimento novo produto
37
Aumentar comunicação com parceiros
33
Reduzir estoques produtos adquiridos
13
Melhor gerenciar resultados
5
Custo     Receita
Nota: O total de pontos de cada razão de negócio seria 85, caso as 17 organizações tivessem definido a mesma como fundamental, ou seja 5.
   
Observar que duas delas focam o aumento de receitas, e apenas duas em redução de custos
 
Os pontos foram calculados somando-se as definições das razões de negócio das 17 organizações participantes de acordo com tabela que segue:
5 - Fundamental
4 – Muito importante
3 – Importante
2 – Média
1 - Baixa
0 – Não aplicado

No Foco Interno, ou seja, cursos voltados para os Colaboradores da empresa , as principais razões de negócio apresentadas foram::
Razões de Negócio
Pt
Redução de custos com viagem
69
Novas oportunidades de negócio
66
Redução de custos com Cursos
59
Aumento produtividade administrativa
56
Custo de Oportunidade
(quanto o profissional fora do seu local de trabalho está deixando de contribuir com os resultados da Empresa)
50
Maior envolvimento Clientes, Fornec. e Parc.
50
Aumentar vendas
49
Custo     Receita
Nota: O total de pontos de cada razão de negócio seria 85, caso as 17 organizações tivessem definido a mesma como fundamental, ou seja 5.
   
Observar que duas delas focam o aumento de receitas, e apenas duas em redução de custos
 
Os pontos foram calculados somando-se as definições das razões de negócio das 17 organizações participantes de acordo com tabela que segue:
5 - Fundamental
4 – Muito importante
3 – Importante
2 – Média
1 - Baixa
0 – Não aplicado

Em 11 delas constatou-se um alto grau de envolvimento Direção & Gerência, graus 3 e 2, conforme a tabela que segue:

Empresa
Souza Cruz
Fundação Dom Cabral
Brasil Telecom
INSS
Fundação Bradesco
Martins
Telemar
Embratel
HSBC
Fundação Vanzolini
Caixa Econômica Federal

3- Tem como Objetivo
2 – Acredita e pratica
1 – Acredita mas não pratica
0 – Não acredita

A distribuição dos cursos blended, ou seja Virtual & Presencial é apresentada a seguir:

Empresa Virtual Presencial
Caixa Econômica Federal 66% 34%
Galderma 40% 60%
Martins 39% 61%
Embratel 36% 64%
Fundação Dom Cabral 30% 60%
INSS 23% 73%
Fundação Bradesco 20% 80%
Brasil Telecom 10% 90%
ENAP 4% 96%
Tigre 1% 99%

Na tabela a seguir são apresentadas as 10 Organizações finalistas e consideradas as Referências Nacionais em 2002, mês e ano de implatação e em destaque as 3 ganhadoras.

Brasil Telecom ago/2001 Caixa Econômica Federal set/1999
Embratel – jan/1999
Fundação Bradesco -abr/1999
Fundação Vanzolini jan/2001 HSBC - jul/2000
Martins – fev/2001
Souza Cruz -mai/2001
Telemar – abr/2000
Tigre – mai/2001

Na tabela a seguir os quatro critérios utilizados para a definição das finalistas:

Abrangência
(Consistência, Maturidade, Sustentabilidade e Continuidade)

Resultados
(Foco e Impacto nos Negócios)

Melhores Práticas/Inovação
(Metodologia – Tecnologia)

Inclusão Social
 
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