Pr?mio 2002
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Evaldo José Bazeggio - Caixa Econômica Federal

O palestrante iniciou a apresentação com um vídeo, mostrando o porquê de grandes empresas criarem "empresas corporativas", a fim de qualificar os empregados e melhorar o desempenho da organização.

A Universidade Caixa já foi incorporada ao dia a dia do funcionário. São 72 cursos voltados para as diferentes áreas de atuação da empresa. Para chegar a todos os empregados, a Caixa conta com uma grande estrutura.

A grande novidade de 2001 foi a chegada da Universidade Caixa na internet. Os funcionários podem realizar os treinamentos com mais comodidade e tempo, sem sair de casa. Dentro de pouco tempo, a Universidade Caixa estará também ao alcance de fornecedores, parceiros e da própria comunidade.

Vencedor Prêmio e-Learning Brasil - ABRH 2002
Vencedor
Categoria Empresarial


A estrutura de Atendimento:

  • Hoje já estão em 3.500 municípios, através das Agências, empresários lotéricos. Em maio de 2002 há previsão de atendimento em 5.561 municípios.
  • Tem atuações muito amplas.

Razões para a utilização do e-Learning:

  • Base territorial (todo país)
  • Grande quantidade de empregados a serem treinados em curto espaço de tempo.
  • Quantidade de parceiros (representantes)
  • Alto custo (passagens, hospedagens, diárias).


As soluções disponíveis até 1997 eram os módulos impressos, vídeos com guia de estudo, teleconferências juntamente com salas de aula e produtos existentes no mercado (cd-rom de microinformática e idiomas).

Em janeiro de 1998 houve o lançamento de produtos próprios como cd-roms e revistas. O cd-rom de segurança da informação é utilizado até hoje pelo fato de ser de excelente qualidade.

Em 1999 foi inserida a intranet na empresa. O primeiro curso ensinava as pessoas a usarem o recurso.

Em 2001 foi lançado o site na internet. Não está aberto ainda ao público. Só para os funcionários. Foi utilizada plataforma de terceiros, UNB, FGV.

A implementação foi primeiramente realizada com ferramentas de pré-autoria e autoria. Projetos iniciaram na área de Recursos Humanos, entretanto sempre houve grande preocupação com o planejamento instrucional.

A Caixa construiu um gerenciador próprio (SIGEW). A decisão na ocasião, dada a característica do mercado, foi feita por construir um LMS próprio. Trabalha-se fortemente no desenvolvimento de Metodologias e Tecnologias Instrucionais. Toda a equipe tem curso Pós-Graduação em EAD. Há capacitação básica de toda a equipe em sistemas instrucionais.

Investimentos efetuados:

  • Investimento numa rede de servidores. Servidores WEB independentes do negócio.
  • Capacitação de equipes. (ferramentas de autoria, desenho instrucional).
  • Utilização da estrutura de RH.
  • Produção de conteúdos (interna e aquisição de terceiros).

Na realidade 100% dos produtos são comprados no mercado. No primeiro trimestre de 2002 houve uma média de onze mil cursos concluídos. Junto com a plataforma de educação à distância ,a Caixa está fazendo um mapeamento do Gap de Competências de todos os onze mil gerentes. Componente novo que entra no processo. Envolve um feedback dos gerentes para com os subordinados e um plano de desenvolvimento individual que vai sendo consolidado para o portal como um todo.

Futuro: Universidade Corporativa Caixa Geração III

  • Remodelagem do portal.
  • Aprimoramento do modelo pedagógico
  • Estilos de Aprendizagem.

A Geração III da Universidade Corporativa Caixa contemplará os diversos estilos individuais de aprendizagem por intermédio da oferta de conteúdos de forma adequada a cada estilo.

Conclusão:

  • A cultura precisa ser trabalhada o tempo todo.
  • Precisa-se pensar muito seriamente no treinando.
  • Os produtos Caixa são focados nos resultados do negócio.
  • Os fornecedores e compradores são aprendizes permanentes.
  • A cada contrato de fornecimento é um eterno aprender.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Alexandra Bensussam - Telemar
Ana Rosa Bonilauri - Embratel
Nivaldo Marcusso - Fundação Bradesco
Renata Elgarten - Souza Cruz
 
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