Gamificação é o termo adotado em Português
para a palavra em Inglês "Gamification", que consiste no uso
de técnicas e mecânicas de jogos para resolver problemas
práticos ou despertar engajamento de um público
específico.
Existem diversas teorias didáticas e comportamentais por trás
dessa disciplina, como a teoria da diversão e a recompensa
positiva. Na prática, é pensar como um ambiente de jogo para
criar soluções de maneira inovadora, motivadora e divertida.
Os processos e aplicações que empregam os elementos da
Gamificação tem o objetivo de incentivar as pessoas à
adotá-los ou modificar a maneira como são usados, garantindo o
sucesso almejado por trás de sua proposição.
Cresceu baseada na ascensão da geração Y ao mercado de
trabalho, no sucesso massivo global dos videogames, na
expansão das mídias sociais e no interesse corporativo em
soluções inovadoras mais eficazes. Nos EUA e na Europa, a
Gamificação já é um pré-requisito utilizado pelas grandes
empresas, pelas mais conceituadas instituições de ensino e por
todos os tamanhos de agências de publicidade.
Cada vez mais comum, a gamificação têm sido utilizada pelas
empresas como ferramentas melhoradas em relação às abordagens
tradicionais, sobretudo no que se refere a envolver pessoas em
processos seletivos e metas de produção, a familiarizarem-se
com novas tecnologias, a agilizar seus processos de
aprendizado ou treinamento, a desenvolver suas competências e
até mesmo para tornar mais agradáveis tarefas consideradas
tediosas ou demasiadamente repetitivas.
Márcio Domingues apresenta Jogos
da Vivo Be More_, referência de aplicação de
Gamification para treinar a força de vendas, público jovem com
uma metodologia que atraísse a atenção e facilitasse a
absorção do conhecimento. Nesse contexto, o projeto utilizou
jogos online e presenciais com o objetivo de difundir a
estratégia BE MORE_ a partir de uma metodologia gamificada,
estimulando os comportamentos: Discover - descobrir o que os
clientes necessitam; Disrupt - surpreender oferecendo uma
solução inovadora; Deliver - entregar com qualidade, gerando
confiança e relacionamento.