Resumo
da Palestra - 16/04
György
Miklós Böhm, em sua palestra, também falou
sobre o cyber – ambulatório. Nele, o profissional
médico pode tirar qualquer tipo de dúvida ao
atender um paciente, além de poder consultar um enorme
catálogo de remédios. Devido a esta inovação,
o cyber é considerado um ambiente virtual único
no mundo.
Resumo
da Palestra - 17/04
e-Learning
e os tradicionais paradigmas do ensino e aprendizado médicos
Prof.
Dr. György Miklós Böhm.
Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP.
“Eu
procuro um sistema de educação em que o professor
ensine menos e o aluno aprenda mais,” escreveu Ian
Amos Comenius nos começos do século XVII.
A
frase do ilustre educador de Morávia atravessou os
séculos e talvez seja mais atual hoje do que no seu
tempo. Certamente, o ensino entre nós ocupou todo
nicho educacional, deixando pouco espaço para o aprendizado.
A educação
médica sofre particularmente com a hipertrofia do
ensino e o aproveitamento dos seis anos de ensino nas faculdades
de Medicina é tragicamente baixa.
A residência
médica tornou-se obrigatória e é nos
seus breves anos que o médico recém-formado
consegue aprender sem ser atrapalhado pelo ensino. A situação
parecia irreversível até o advento dos computadores
pessoais e o aprendizado pela Internet.
As novas
ferramentas oferecidas pela informática, obrigam repensar
os métodos de ensino, formular objetivos educacionais
e tornam transparentes o aprendizado do aluno e a eficiência
dos programas educacionais.
|