Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Tecnologia
William D. Graziadei - Cape Cod Community College

Tópicos abordados: A Implementação de sistemas de gerenciamento de e-Learning, o que é o e-Learning e a análise de alguns sistemas de gerenciamento de e-Learning.

Primeiramente, é preciso ter em mente os processos de avaliação que norteiam tais sistemas, que são: o que está envolvido na implementação desse sistema e quanto tempo levará para se tornar real? É preciso, também, estabelecer um sistema de suporte para obter sucesso.
Os três pontos principais para essa implementação, que são a chave para qualquer implementação, são:

- Tecnologia
- Negócios
- Pedagogia, processos, estratégias (que é o ponto mais importante)

O processo utilizado foi de avaliar sempre, adaptar, disponibilizar, fazer treinamentos e dar suporte. A seguir, seguem os passos dessa implementação.

A princípio, foi necessário estabelecer os objetivos da escola ou da empresa: o que querem fazer com o e-Learning? (em termos de acesso às pessoas, aos recursos de ensino). Nessa etapa, o objetivo era convencer as pessoas a usar o e-Learning e mostrar a elas que isso poderia ser uma ferramenta com a qual elas poderiam avançar em termos de recursos de ensino.

O próximo passo foi mostrar o que é o e-Learning e como poderia ser utilizado em um ambiente de ensino-aprendizagem. Posteriormente, foram feitas demonstrações de seis sistemas de gerenciamento de e-Learning que são proeminentes nos Estados Unidos.

O treinamento dura um dia inteiro, no qual eles ficam on-line para aprenderem como é ser um participante em um curso on-line. Depois, há um treinamento de dois dias, no qual são mostradas as ferramentas, a tecnologia, como utilizar e a pedagogia que sustenta o curso. Finalmente, há um treinamento final on-line de três dias. Ao todo são seis dias, e todo o material visto servirá como um recurso de referência para trabalhos futuros.

A estratégia para a criação do conteúdo é pensar no que fazemos quando ensinamos, seja em um ambiente empresarial ou escolar. Um determinado conteúdo de uma matéria é escolhido, é então passado aos alunos, e é preciso checar se esse conteúdo levou ao aluno, ao participante, o aprendizado que você desejava. O sistema utilizado foi a internet, unindo a tecnologia, as redes de computadores à pedagogia. O objetivo não é somente passar informações, mas ser capaz de entender e usar esse tipo de aprendizagem, para que as pessoas que aprendem se tornem criadores também.

Em uma sala de aula com muitos alunos, alguns aprendem, outros não, em um curso on-line é possível individualizar as pessoas, o ensino, isso é a chave para o e-learning: tornar essa individualização mais acessível. Queríamos melhorar a eficiência e a eficácia e, mais importante, a acessibilidade dessa ferramenta. O principal objetivo não é ter mais alunos ou fazer mais dinheiro, mas sim sermos capazes de levar esse ambiente de ensino para mais pessoas, onde estiverem. O próximo passo foi pensarmos em como deveríamos abordar as pessoas, dado que o objetivo é engajá-las, tornando-as capazes de se comunicarem e interagirem (não só com o instrutor, mas também com outros participantes). Um problema que tivemos de enfrentar foi o fato de algumas pessoas não se sentirem motivadas a fazer um curso on-line, e para lidar com isso, um questionário foi criado para que pudessem se sentir mais confiantes de quando poderiam passar para o próximo módulo.

 

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Hermann Fernandes Pais - EMC
 
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