Tópicos
abordados: A Implementação de sistemas
de gerenciamento de e-Learning, o que é o e-Learning
e a análise de alguns sistemas de gerenciamento
de e-Learning.
Primeiramente, é preciso
ter em mente os processos de avaliação
que norteiam tais sistemas, que são: o que
está envolvido na implementação
desse sistema e quanto tempo levará para se
tornar real? É preciso, também, estabelecer
um sistema de suporte para obter sucesso.
Os três pontos principais para essa implementação,
que são a chave para qualquer implementação, são:
- Tecnologia
- Negócios
- Pedagogia, processos, estratégias (que é o ponto mais
importante)
O
processo utilizado foi de avaliar sempre, adaptar,
disponibilizar, fazer treinamentos e dar suporte.
A seguir, seguem os passos dessa implementação.
A
princípio, foi necessário estabelecer
os objetivos da escola ou da empresa: o que querem
fazer com o e-Learning? (em termos de acesso às
pessoas, aos recursos de ensino). Nessa etapa, o
objetivo era convencer as pessoas a usar o e-Learning
e mostrar a elas que isso poderia ser uma ferramenta
com a qual elas poderiam avançar em termos
de recursos de ensino.
O
próximo passo foi mostrar o que é o
e-Learning e como poderia ser utilizado em um ambiente
de ensino-aprendizagem. Posteriormente, foram feitas
demonstrações de seis sistemas de gerenciamento
de e-Learning que são proeminentes nos Estados
Unidos.
O
treinamento dura um dia inteiro, no qual eles ficam
on-line para aprenderem como é ser um participante
em um curso on-line. Depois, há um treinamento
de dois dias, no qual são mostradas as ferramentas,
a tecnologia, como utilizar e a pedagogia que sustenta
o curso. Finalmente, há um treinamento final
on-line de três dias. Ao todo são seis
dias, e todo o material visto servirá como
um recurso de referência para trabalhos futuros.
A
estratégia para a criação do
conteúdo é pensar no que fazemos quando
ensinamos, seja em um ambiente empresarial ou escolar.
Um determinado conteúdo de uma matéria é escolhido, é então
passado aos alunos, e é preciso checar se
esse conteúdo levou ao aluno, ao participante,
o aprendizado que você desejava. O sistema
utilizado foi a internet, unindo a tecnologia, as
redes de computadores à pedagogia. O objetivo
não é somente passar informações,
mas ser capaz de entender e usar esse tipo de aprendizagem,
para que as pessoas que aprendem se tornem criadores
também.
Em
uma sala de aula com muitos alunos, alguns aprendem,
outros não, em um curso on-line é possível
individualizar as pessoas, o ensino, isso é a
chave para o e-learning: tornar essa individualização
mais acessível. Queríamos melhorar
a eficiência e a eficácia e, mais importante,
a acessibilidade dessa ferramenta. O principal objetivo
não é ter mais alunos ou fazer mais
dinheiro, mas sim sermos capazes de levar esse ambiente
de ensino para mais pessoas, onde estiverem. O próximo
passo foi pensarmos em como deveríamos abordar
as pessoas, dado que o objetivo é engajá-las,
tornando-as capazes de se comunicarem e interagirem
(não só com o instrutor, mas também
com outros participantes). Um problema que tivemos
de enfrentar foi o fato de algumas pessoas não
se sentirem motivadas a fazer um curso on-line, e
para lidar com isso, um questionário foi criado
para que pudessem se sentir mais confiantes de quando
poderiam passar para o próximo módulo.
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