Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Acadêmica
Roberto Meireles

Roberto Meireles falou sobre o Modelo ServQual e sua Aplicação na Avaliação de qualidade em Educação a Distância via Internet, através do caso do Curso Técnico em Informática da Fundação Bradesco.

Modelos ServQual de Hiatos de Qualidade (Por Parasuraman, Zeithaml & Berry, 1985)

Os hiatos identificados por Parasuraman, Zeithaml & Berry são:

#1 - distância entre o serviço esperado por aqueles que o recebem e as percepções da gerência em relação a estas expectativas;

#2 - distância entre as percepções da gerência em relação às expectativas daqueles que recebem o serviço e as especificações de qualidade do serviço oferecido;

#3 - distância entre as especificações do serviço feitas pela gerência e a prestação efetiva do serviço;

#4 - distância entre a prestação efetiva do serviço e as comunicações externas àqueles que recebem o serviço; e

#5 - distância entre o serviço esperado e o serviço percebido.

H#5 = f (H#1, H#2, H#3, e do H#4)

Determinantes da Qualidade em Serviços:

1. Confiabilidade
2. Presteza
3. Competência
4. Acesso
5. Cortesia
6. Comunicação
7. Credibilidade
8. Segurança física e financeira
9. Compreensão e conhecimento do cliente
10. Tangibilidade

O Programa de Inclusão Digital da Fundação Bradesco incluía: Curso Técnico em Informática, 1.200 horas de duração em atividades presenciais e cerca de 400 horas de estudo adicional via Internet.

O gerenciamento do programa foi feito com o TopClass (migrando para o Docent). As Ferramentas de Colaboração usadas foram o Centra Symposium (videoconferência),
Fóruns de Discussão e e-mails. A Avaliação foi feita através do Perception, da Question Mark.
Os principais Atores do Processo foram os educandos, os professores, os tutores, os incentivadores e a direção.

Foi realizada uma pesquisa, aonde se procurou respostas para:

Buscar relações entre qualidade esperada e percebida;
Identificar grupos de questões onde existam maiores e menores hiatos; e
Identificar grupos de respondentes com comportamentos similares entre si e distintos entre os grupos.

Conclusão da pesquisa:

Tempo de contato com a ferramenta faz diferença na relação entre expectativas e percepções dos educandos, o que pode ser levado em conta na segmentação das turmas;
Professores e funcionários são o centro das melhores percepções; (gente) e
No contexto da pesquisa em tela, contextualização dos conteúdos e e processos educacionais extra-classe parecem ser menos importantes;


 

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Lucio Teles - Union Simon Frazer
 
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