Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Acadêmica
Ricardo Barcia - UFSC

A contribuição da formação acadêmica a distãncia para o desenvolvimento educacional - Relato da experiência da UFSC com a PETROBRAS.

Cenário atual: Formação Acadêmica x Desempenho Organizacional:

- Aumento de 1 ano na média educacional resulta em aumento de produtividade de 8% na indústria manufatureira e 13% em outros setores (BLACK E LYNCH, 1996)

- Aumento de 10% nos investimentos em educação resulta em aumento de 1% no valor adicionado por funcionário (venda - custo dos insumos) (OFTE, 1998)

- Países com alto índice de desenvolvimento humano (ONU) investem mais em educação corporativa (U$ 684) do que países com desenvolvimento humano médio (U$ 252) (ASTD - BUREN E KING, 2000)

Exemplos de parcerias com Universidades para Educação Corporativa:
- Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia - 26%
- Canadá - 64%
- Estados Unidos - 69%
(BUREN E KING, 2000)

Nos EUA, 75% do investimento em educação executiva foi destinado a programas universitários customizados.

A Educação Corporativa hoje não tem um foco definido, não possui apoio integral das gerências, não é planejada e sistematizada e não está vinculada com os objetivos organizacionais. Ela precisa de um Foco estratégico, que pode ser conseguido através das Universidades Corporativas.

Esta é uma estratégia organizacional sistematizada de concentração de suas necessidades de formação em torno dos objetivos organizacionais. Esta modalidade já reúne mais de 1.500 organizações nos EUA e mais de 400 no Brasil fazendo parcerias estratégicas com centros de excelência.
Modalidades: presencial, presencial virtual, à distância e modalidades integradas.

A experiência da UFSC com a Petrobrás:

A primeira fase foi composta pela Identificação das competências a serem desenvolvidas. Esta fase envolveu as seguintes ações:
- PETROBRAS identifica a área de Logística como estratégica
- Contato com a UFSC como centro de excelência na área
- Delineamento de um mestrado com disciplinas que atendessem aos hiatos de competências identificados e à estratégia da PETROBRÁS
(3 mestrados: 1997; 1998; 2000)

A segunda fase compreendeu o Desempenho Instrucional: Escolha de 22 profissionais (1o programa - engenheiros em sua maioria) e escolha das localidades - 5 cidades (Rio de Janeiro, Macaé, Salvador, Belém e Natal)

A terceira fase compreendeu o Desenho Instrucional:

- Aulas por Videoconferência
- Cultura interna de utilização da tecnologia para reuniões
- Capacitação dos professores e alunos sobre como ensinar e aprender à distância
- Uso da Internet como apoio
- Uso integral da biblioteca da UFSC + biblioteca local
- Equipe de Suporte ao aluno

Todas as fases foram executadas sem perder o foco na Efetividade do Programa, através de dissertações voltadas à pesquisa e busca de soluções para a realidade da PETROBRAS e orientação realizada por professores com experiência teórica e prática na indústria Petrolífera.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Roberto Meireles -
Lucio Teles - Union Simon Frazer
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter
Co-realização
 
Apoio

ABED  

Patrocínio Diamond

Centra 

Docent 

Promon 

Patrocínio Gold

Accenture

PricewaterhouseCoopers

WBT Systems 

Deloitte

Question Mark

Qarbon 

Gestão & RH

WebAula

 
Copyright © 2022 - MicroPower®