A contribuição
da formação acadêmica a distãncia
para o desenvolvimento educacional - Relato da experiência
da UFSC com a PETROBRAS.
Cenário atual: Formação Acadêmica
x Desempenho Organizacional:
- Aumento de 1 ano na média educacional resulta
em aumento de produtividade de 8% na indústria
manufatureira e 13% em outros setores (BLACK E LYNCH,
1996)
- Aumento de 10% nos investimentos em educação
resulta em aumento de 1% no valor adicionado por funcionário
(venda - custo dos insumos) (OFTE, 1998)
- Países com alto índice de desenvolvimento
humano (ONU) investem mais em educação
corporativa (U$ 684) do que países com desenvolvimento
humano médio (U$ 252) (ASTD - BUREN E KING,
2000)
Exemplos de parcerias com Universidades para Educação Corporativa:
- Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia - 26%
- Canadá - 64%
- Estados Unidos - 69%
(BUREN E KING, 2000)
Nos EUA, 75% do investimento em educação
executiva foi destinado a programas universitários
customizados.
A Educação Corporativa hoje não
tem um foco definido, não possui apoio integral
das gerências, não é planejada
e sistematizada e não está vinculada
com os objetivos organizacionais. Ela precisa de um
Foco estratégico, que pode ser conseguido através
das Universidades Corporativas.
Esta é uma estratégia organizacional
sistematizada de concentração de suas
necessidades de formação em torno dos
objetivos organizacionais. Esta modalidade já reúne
mais de 1.500 organizações nos EUA e
mais de 400 no Brasil fazendo parcerias estratégicas
com centros de excelência.
Modalidades: presencial, presencial virtual, à distância
e modalidades integradas.
A experiência da UFSC com a Petrobrás:
A primeira fase foi composta pela Identificação
das competências a serem desenvolvidas. Esta
fase envolveu as seguintes ações:
- PETROBRAS identifica a área de Logística como estratégica
- Contato com a UFSC como centro de excelência na área
- Delineamento de um mestrado com disciplinas que atendessem aos hiatos
de competências identificados e à estratégia da PETROBRÁS
(3 mestrados: 1997; 1998; 2000)
A segunda fase compreendeu o Desempenho Instrucional:
Escolha de 22 profissionais (1o programa - engenheiros
em sua maioria) e escolha das localidades - 5 cidades
(Rio de Janeiro, Macaé, Salvador, Belém
e Natal)
A terceira fase compreendeu o Desenho Instrucional:
- Aulas por Videoconferência
- Cultura interna de utilização da tecnologia para reuniões
- Capacitação dos professores e alunos sobre como ensinar
e aprender à distância
- Uso da Internet como apoio
- Uso integral da biblioteca da UFSC + biblioteca local
- Equipe de Suporte ao aluno
Todas as fases foram executadas sem perder o foco
na Efetividade do Programa, através de dissertações
voltadas à pesquisa e busca de soluções
para a realidade da PETROBRAS e orientação
realizada por professores com experiência teórica
e prática na indústria Petrolífera.
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