Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Brasil
Renata Janini - Motorola

Renata Janini é responsável por treinamento da Motorola, setor responsável pela área de rádio comunicação, especificamente por soluções de produtos para empresas, como por exemplo, na área de segurança.
Ela fala sobre o projeto desenvolvido para atender a rede de distribuições do Brasil, distribuidores e revendedores espalhados por todo o Brasil.

2000 - tentativa 1o. semestre : uma sessão específica no Brasil, vinculado a um lançamento de um produto aqui no Brasil, via satélite, de Curitiba para o Brasil. Esse tipo de transmissão gerava maior impacto quando tinham eventos especiais e não para atividades de treinamentos regulares. Mesmo assim, como eram bastante inovadores, tiveram aceitação muito grande.
- solução : 2o. semestre : solução de cursos on-line. Atividades de preparação deste projeto de cursos on-line, que foi lançado no início de 2001.

2001 - situação : grande canal de distribuição espalhado pelo Brasil todo, com necessidade de treinamento técnico, de produtos, de sistemas, de serviços específicos, os métodos de treinamentos são muito caros, limitações de idiomas, de treinadores certificados.

Três pontos fundamentais que fazem parte da direção estratégica:

1. necessidade de desenvolvimento e implantação de programas globais via treinamento e-learning.
2. desenvolvimento e implantação de programas de transferências de conhecimento para fomentar o desenvolvimento do canal de distribuição.
3. aumentar a rentabilidade do canal de distribuição.

A questão que foi colocada no final de 2001 é estar orientando os projetos de e-learning para negócios, com vistas a transferências de conhecimento, para que fosse oferecida a geração de oportunidade e a geração de receita e a redução de custos.
Surge o projeto Comunidade Virtual, que se constitui num espaço virtual para troca de informações e aprendizado colaborativo dos membros da comunidade, que são os distribuidores e revendedores do Brasil. ( mais ou menos 400 empresas )
Este projeto está sendo aplicado atualmente e tem o propósito de analisar o comportamento e aceitação do canal de distribuição a uma atividade de colaboração e troca de informação . Tem também o propósito de trazer informações do canal para a empresa. Começou em Março de 2002 e teve bastante sucesso. A informação chega ao revendedor ou distribuidor na hora que ele necessita, não precisando que ele espere por um curso específico, em determinado tempo.
Foi feito uma demonstração de seu projeto, que iniciou como um projeto de e-learning, mas ele tem migrado para um projeto de desenvolvimento de negócios, então ele não se restringe à área de treinamento, apesar dele ter iniciado nesta área. Ele vem se mostrando como uma ferramenta fundamental para o business.

Perguntas:

Para Renata Janini:


Este projeto que você acabou de mostrar tem geração de receita com projeto?


A idéia é de no futuro, gerar receita via venda de treinamento.

Como está prevendo a evolução desta comunidade, quais seriam os próximos passos e como funciona o acesso destes distribuidores à comunidade. Existe uma pessoa ou mais dentro desta empresa distribuidora que acessa e que pode participar?

O acesso é aberto, não há uma pessoa que receba acesso para entrar na comunidade. Qualquer pessoa do distribuidor ou qualquer pessoa do revendedor pode entrar. Geralmente são os próprios donos que entram nesta comunidade.
Existe dentro deste setor uma iniciativa de extranet e a intenção é estar migrando deste projeto para o novo projeto, o da comunidade virtual.

Para Heron Samara:

Como vocês garantem a peculiaridade local, dentro deste contexto de comunidade mundial?

Existem encontros de comunidades locais, que marcam para discutir temas, por exemplo de human performance, em encontros periódicos.
Uma outra forma está na própria capacitação, isto é, as questões locais, que toda indústria tem, ou seja , sua característica própria, local.
Há comunidades em torno de um determinado assunto, por exemplo, empresas automobilísticas, que se reúnem de forma virtual, para discutir assuntos pertinentes , tendências, capacitação de recursos, etc.

Pergunta sobre o modelo de governância desta estrutura, como funciona?

Heron Samara responde que existe toda uma infraestrutura do ponto de vista de gestão por traz de cada coisa, por exemplo, na comunidade existe um esquema de gestão da comunidade e tudo isso exige processo muito grande de mudança.

A Universidade Motorola, qual a contribuição, que tipo de apoio eles dão?

Renata Janini responde que neste projeto, a Universidade Motorola não está envolvida. O projeto está sendo desenvolvido na própria unidade de negócios com o apoio do grupo de Haiti, para dar o suporte na área de informática, com recursos da área de negócios.
A área de vendas está diretamente envolvida, assim como da área de tecnologia, por ter, no projeto as perguntas e respostas que são feitas por todos as área afins.

Para Heron Samara:

Em sua palestra falou de fundamentos básicos para chegar ao avançado. Quais as etapas para chegar a algo extremamente avançado?

É uma evolução muito grande, que nos últimos dez anos a Accenture tem caminhado. Começaram com ferramentas simples, e tem evoluindo naturalmente, de acordo com a própria evolução da tecnologia. O que foi importante é a disciplina muito grande em querer mudar, evoluir.

Para Renata Janini:

A Motorola utilizou uma lei de informática para financiar o projeto. Como foi feito isso?

A parte que envolve o desenvolvimento de um instituto externo, a Motorola em uma tecnologia nova, foi subsidiada. A dificuldade foi a parte de preparo de documentação e engajar as pessoas desta organização e de pessoas fora da organização.

Veja mais palestras desta sessão:
Heron Samara - Accenture
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter
Co-realização
 
Apoio

ABED  

Patrocínio Diamond

Centra 

Docent 

Promon 

Patrocínio Gold

Accenture

PricewaterhouseCoopers

WBT Systems 

Deloitte

Question Mark

Qarbon 

Gestão & RH

WebAula

 
Copyright © 2022 - MicroPower®