A
Universidade Souza Cruz é um grande guarda-chuva,
do qual o e-Learning faz parte. Todo um modelo de desenvolvimento
foi desenhado em substituição à parte
mais tradicional: catálogo de cursos, centro
de treinamentos, programa de dois, três dias
de duração, durante o ano inteiro para
muita gente, etc. Começaram então, a
questionar: Será que este tipo de investimento
estaria trazendo um retorno de aprendizado para as
pessoas? Como seria a aplicabilidade desse resultado
no dia a dia na organização?
Desta forma customizaram
um modelo, simples, mais adequado ao momento. Falou-se
sobre tecnologia e priorização de algumas
competências chaves para o negócio.
O modelo é baseado em competências,
atendendo à necessidade do negócio,
contribuindo para o crescimento do capital intelectual
e retenção de talentos.
Na Universidade
Souza Cruz:
- Treinamentos
com aulas presenciais
- Processo de
intranet ou e-Learning - que busca o conceito do
autodesenvolvimento.
- Personal training
- para multiplicar conhecimento.
A idéia é que
este modelo seja todo integrado, ou seja, o conceito
de blended solution. O e-Learning complementado as
outras formas de soluções usadas.
O que
se imagina sobre o modelo:
- Focado no
autodesenvolvimento. Estimulando empregabilidade,
próprio desenvolvimento dos recursos.
- Processo contínuo
de aprendizagem.
- Flexibilidade
e adaptação às diferenças
individuais e aos estilos de aprendizagem.
- Culturas diferentes.
(Souza Cruz está no Brasil todo).
- Não é um
produto da área de Recursos Humanos. Todas
as áreas estão envolvidas.
- Processo contínuo
e personalizado de aprendizagem.
- Para cada
situação adaptar um modelo.
A Universidade
Souza Cruz é muito mais do que um ambiente
para a publicação de cursos à distância.
A iniciativa revolucionou a abordagem de treinamento
e desenvolvimento na empresa, integrando a formação
presencial com o ambiente Web e adaptando os recursos
educativos aos diversos estilos de aprendizagem.
Trata-se de uma estratégia para educação
corporativa que considera as mais modernas tecnologias
de ensino à distância e uma orientação
voltada para compartilhar e preservar o conhecimento
da organização.
O ambiente Web
reproduz a idéia de um campus universitário
com diversos prédios que correspondem às áreas
funcionais da empresa. O foco central da Universidade é o
plano de desenvolvimento individual, (PDI) através
dele, o funcionário escolhe as competências
que deseja desenvolver e a aprendizagem que irá utilizar.
No período
de um ano, o funcionário pode desenvolver
até 6 competências e estipular os prazos
para estudar cada assunto. Além de participar
de cursos presenciais ou on-line, o funcionário
pode escolher outras formas de adquirir novas habilidades:
leitura de artigos on-line, empréstimos de
livros e cds, ou ainda, dicas sobre o assunto. Ao
aderir ao PDI, o funcionário deve priorizar
as competências da sua área de atuação,
mas também é possível desenvolver
habilidades em áreas aspiracionais.
Esta é uma
forma de permitir o planejamento da evolução
da carreira em direção às novas áreas
de atuação.
O PDI é uma
ferramenta de reflexão sobre a própria
carreira e uma forma de orientar e manifestar os
desejos profissionais. Todos os dados do PDI ficam
registrados na memória da organização,
permitindo o conhecimento das aspirações
de desenvolvimento e carreira de cada funcionário,
suas reivindicações e as oportunidades
efetivamente oferecidas.
O PDI permite
o acesso à sala de aula para que o funcionário
se inscreva nos cursos. No ambiente de sala de aula,
também é possível encontrar
os cursos da USP, presenciais ou on-line. O currículo
permite ao usuário cadastrar e atualizar informações
acadêmicas e sobre a sua vida profissional.
Os cursos realizados da USP são imediatamente
incluídos no histórico do funcionário.
Este recurso permite à empresa ter os currículos
permanentemente atualizados.
A Universidade
Souza Cruz tem um ambiente de biblioteca que gerencia
todo o acervo digital e físico da empresa.
O acervo está indexado por competências,
orientando o funcionário em busca por conhecimento.
O objetivo final é gerenciar de forma eficiente
as competências e conhecimentos da organização,
proporcionando desenvolvimento constante aos seus
funcionários.
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