Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Prêmio
Renata Elgarnet - Souza Cruz

A Souza Cruz é uma empresa centenária, líder de mercado, que possui uma história de sucesso graças ao talento e ao desenvolvimento constante de seus colaboradores. Atualmente conta com 5.000 funcionários em todo o Brasil.

A Universidade Souza Cruz é um grande guarda-chuva, do qual o e-Learning faz parte. Todo um modelo de desenvolvimento foi desenhado em substituição à parte mais tradicional: catálogo de cursos, centro de treinamentos, programa de dois, três dias de duração, durante o ano inteiro para muita gente, etc. Começaram então, a questionar: Será que este tipo de investimento estaria trazendo um retorno de aprendizado para as pessoas? Como seria a aplicabilidade desse resultado no dia a dia na organização?

Desta forma customizaram um modelo, simples, mais adequado ao momento. Falou-se sobre tecnologia e priorização de algumas competências chaves para o negócio. O modelo é baseado em competências, atendendo à necessidade do negócio, contribuindo para o crescimento do capital intelectual e retenção de talentos.

Na Universidade Souza Cruz:

  • Treinamentos com aulas presenciais
  • Processo de intranet ou e-Learning - que busca o conceito do autodesenvolvimento.
  • Personal training - para multiplicar conhecimento.

A idéia é que este modelo seja todo integrado, ou seja, o conceito de blended solution. O e-Learning complementado as outras formas de soluções usadas.

O que se imagina sobre o modelo:

  • Focado no autodesenvolvimento. Estimulando empregabilidade, próprio desenvolvimento dos recursos.
  • Processo contínuo de aprendizagem.
  • Flexibilidade e adaptação às diferenças individuais e aos estilos de aprendizagem.
  • Culturas diferentes. (Souza Cruz está no Brasil todo).
  • Não é um produto da área de Recursos Humanos. Todas as áreas estão envolvidas.
  • Processo contínuo e personalizado de aprendizagem.
  • Para cada situação adaptar um modelo.

A Universidade Souza Cruz é muito mais do que um ambiente para a publicação de cursos à distância. A iniciativa revolucionou a abordagem de treinamento e desenvolvimento na empresa, integrando a formação presencial com o ambiente Web e adaptando os recursos educativos aos diversos estilos de aprendizagem. Trata-se de uma estratégia para educação corporativa que considera as mais modernas tecnologias de ensino à distância e uma orientação voltada para compartilhar e preservar o conhecimento da organização.

O ambiente Web reproduz a idéia de um campus universitário com diversos prédios que correspondem às áreas funcionais da empresa. O foco central da Universidade é o plano de desenvolvimento individual, (PDI) através dele, o funcionário escolhe as competências que deseja desenvolver e a aprendizagem que irá utilizar.

No período de um ano, o funcionário pode desenvolver até 6 competências e estipular os prazos para estudar cada assunto. Além de participar de cursos presenciais ou on-line, o funcionário pode escolher outras formas de adquirir novas habilidades: leitura de artigos on-line, empréstimos de livros e cds, ou ainda, dicas sobre o assunto. Ao aderir ao PDI, o funcionário deve priorizar as competências da sua área de atuação, mas também é possível desenvolver habilidades em áreas aspiracionais.

Esta é uma forma de permitir o planejamento da evolução da carreira em direção às novas áreas de atuação.

O PDI é uma ferramenta de reflexão sobre a própria carreira e uma forma de orientar e manifestar os desejos profissionais. Todos os dados do PDI ficam registrados na memória da organização, permitindo o conhecimento das aspirações de desenvolvimento e carreira de cada funcionário, suas reivindicações e as oportunidades efetivamente oferecidas.

O PDI permite o acesso à sala de aula para que o funcionário se inscreva nos cursos. No ambiente de sala de aula, também é possível encontrar os cursos da USP, presenciais ou on-line. O currículo permite ao usuário cadastrar e atualizar informações acadêmicas e sobre a sua vida profissional. Os cursos realizados da USP são imediatamente incluídos no histórico do funcionário. Este recurso permite à empresa ter os currículos permanentemente atualizados.

A Universidade Souza Cruz tem um ambiente de biblioteca que gerencia todo o acervo digital e físico da empresa. O acervo está indexado por competências, orientando o funcionário em busca por conhecimento. O objetivo final é gerenciar de forma eficiente as competências e conhecimentos da organização, proporcionando desenvolvimento constante aos seus funcionários.

 

Veja mais palestras desta sessão:
Alexandra Bensussam - Telemar
Ana Rosa Bonilauri - Embratel
Evaldo José Bazeggio - Caixa Econômica Federal
Nivaldo Marcusso - Fundação Bradesco
 
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