Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Conteúdo
Marden Cicarelli Pinheiro - Usiminas

Antes da palestra de Mardem Ciccarelli Pinheiro, Reinaldo da Usiminas, empresa Siderúrgica, inicialmente explicou a razão de uma empresa se unir a uma Universidade para colocar na Internet um curso de especialização em estruturas metálicas para engenheiros e arquitetos livre para qualquer pessoa no Brasil. Identificou-se que o grande problema de uma construção metálica foi a falta de profissionais e a deficiência do ensino neste segmento.
Passou a palavra a Mardem Ciccarelli Pinheiro da FUMEC, professor da área de Informática que está trabalhando em parceria com a Usiminas, exatamente para formação de profissionais em estruturas metálicas justamente para fomentar este mercado em crescimento. Um curso de Especialização de estrutura metálica em Web-aula.
Há dois ambientes bastante distintos usados como ferramentas para o desenvolvimento do curso, desenvolvidos em parceria Usiminas/FUMEC. São eles:
Ambiente sala de aula, onde o aluno tem acesso a textos, fóruns, chats , etc, que são ferramentas que aproximam o aluno e não o deixam desamparado. Ferramentas estas bastante trabalhadas, com animações, áudios, ilustrações, etc.
Ambiente de gestão e tutoria, que são ferramentas de acompanhamento, auxiliadores do desenvolvimento do aluno.
Existe um controle de acesso, verificação de tempo em que o aluno está interagindo, isto é, um acompanhamento de fato.
O programa foi colocado na tela e demonstrado. Há recursos de animação, áudio, texto de fácil leitura, voltado para Web, mais enxuto, apesar de bastante técnico, que pode ser impresso.
Para se ter uma idéia, foi feito a explicação de um procedimento de uso de estrutura metálica com animação e sendo narrado por uma voz., coisa que seria impossível ser feito em explicação em sala de aula, com o quadro-negro, somente, por exemplo. São esquemas complexos para serem explicados em aulas normais.

Terminada a explanação do programa da Usiminas/Fumec iniciou-se o debate.
Como fica a parte experimental, foi a primeira pergunta que foi respondida pelo palestrante:
Estão previstos no curso, atividades presenciais, que devem ser desenvolvidos, porém, como o curso foi iniciado neste ano, precisamente em 10 de Abril deste ano, para 35 alunos, estando ainda no primeiro módulo, não há ainda uma solução para esta questão. Há a dificuldade de locomoção, visto que o curso abrange todo o país, portanto, é um fator que está sendo estudado.
Com relação à segunda questão: o preparo dos profissionais, professores da universidade que atuam na presencial, para a nova forma de atuar, com certeza são profissionais que fizeram vários cursos e estão totalmente preparados.

Em seguida, o assunto abordado foi o uso de ferramentas de auxílio ao professor como questionários, metodologias de uso do professor e quais os resultados.
Em termos de ferramentas on-line temos:

1. de tipo administrativo ( notas , nomes )
2. do tipo avaliativas ( exames on-line, testes )
3. do tipo instrucionais ( boletim escolar )
4. do tipo intelectuais ( combinações de lógica matemática com lingüística e semântica para avaliar trabalhos escritos )

Foi feito um estudo com questionário on-line e entrevistas com professores para que se possa saber quais ferramentas são mais utilizadas, as vantagens e desvantagens do uso de determinada ferramenta, etc.
Como resultado, a ferramenta mais utilizada é o LMS, mas no geral, na opinião dos professores, as ferramentas devem ser fáceis de usar e devem diminuir o trabalho do professor.

Iniciou-se o debate, após a exposição do professor palestrante:
1a. pergunta: Qual seria o exemplo de melhor auxílio ao design instrucional?
Apesar de existirem muito pouco material existente no mercado, há uma ferramenta criada por nós que se chama Consultor de curso no qual o professor segue um template,ou seja, os passos organizados que vão cobrir todos os passos para se chegar à criação de um curso, seguindo um determinado desenho ou design instrucional, que ,no caso, pode ser colaborativo ou do tipo instrução individualizada, etc.

Ao ser perguntado sobre as melhores ferramentas de auxílio que os professores poderiam utilizar para iniciar a utilização de aulas on-line disse que seriam, em primeiro lugar, as ferramentas simples, sem custos, utilizadas em tempo real, síncronos, como o ICQ, MSM, para o CHAT ou, a utilização da lista de endereços eletrônicos ou ainda, a plataforma LMS para criar ambientes escolares simples.

Os comentários a seguir foram a respeito de ferramentas de avaliação que , de acordo com o palestrante devem ser combinadas usando-se ferramentas presenciais e on-line como as de múltipla escolha, falso / verdadeiro, sistemas de LMS, WebCt, etc.

Veja mais palestras desta sessão:
Gilda Palhares - Varig
 
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter
Co-realização
 
Apoio

ABED  

Patrocínio Diamond

Centra 

Docent 

Promon 

Patrocínio Gold

Accenture

PricewaterhouseCoopers

WBT Systems 

Deloitte

Question Mark

Qarbon 

Gestão & RH

WebAula

 
Copyright © 2022 - MicroPower®