Antes
da palestra de Mardem Ciccarelli Pinheiro, Reinaldo
da Usiminas, empresa Siderúrgica, inicialmente
explicou a razão de uma empresa se unir a uma
Universidade para colocar na Internet um curso de especialização
em estruturas metálicas para engenheiros e arquitetos
livre para qualquer pessoa no Brasil. Identificou-se
que o grande problema de uma construção
metálica foi a falta de profissionais e a deficiência
do ensino neste segmento.
Passou a palavra a Mardem Ciccarelli Pinheiro da FUMEC, professor
da área de Informática que está trabalhando em parceria
com a Usiminas, exatamente para formação de profissionais
em estruturas metálicas justamente para fomentar este mercado em
crescimento. Um curso de Especialização de estrutura metálica
em Web-aula.
Há dois ambientes bastante distintos usados como ferramentas para
o desenvolvimento do curso, desenvolvidos em parceria Usiminas/FUMEC. São
eles:
Ambiente sala de aula, onde o aluno tem acesso a textos, fóruns,
chats , etc, que são ferramentas que aproximam o aluno e não
o deixam desamparado. Ferramentas estas bastante trabalhadas, com animações, áudios,
ilustrações, etc.
Ambiente de gestão e tutoria, que são ferramentas de acompanhamento,
auxiliadores do desenvolvimento do aluno.
Existe um controle de acesso, verificação de tempo em que
o aluno está interagindo, isto é, um acompanhamento de fato.
O programa foi colocado na tela e demonstrado. Há recursos de animação, áudio,
texto de fácil leitura, voltado para Web, mais enxuto, apesar de
bastante técnico, que pode ser impresso.
Para se ter uma idéia, foi feito a explicação de um
procedimento de uso de estrutura metálica com animação
e sendo narrado por uma voz., coisa que seria impossível ser feito
em explicação em sala de aula, com o quadro-negro, somente,
por exemplo. São esquemas complexos para serem explicados em aulas
normais.
Terminada
a explanação do programa da Usiminas/Fumec
iniciou-se o debate.
Como fica a parte experimental, foi a primeira pergunta que foi respondida
pelo palestrante:
Estão previstos no curso, atividades presenciais, que devem ser
desenvolvidos, porém, como o curso foi iniciado neste ano, precisamente
em 10 de Abril deste ano, para 35 alunos, estando ainda no primeiro módulo,
não há ainda uma solução para esta questão.
Há a dificuldade de locomoção, visto que o curso
abrange todo o país, portanto, é um fator que está sendo
estudado.
Com relação à segunda questão: o preparo
dos profissionais, professores da universidade que atuam na presencial,
para a nova forma de atuar, com certeza são profissionais que
fizeram vários cursos e estão totalmente preparados.
Em
seguida, o assunto abordado foi o uso de ferramentas
de auxílio ao professor como questionários,
metodologias de uso do professor e quais os resultados.
Em termos de ferramentas on-line temos:
1. de tipo administrativo ( notas , nomes )
2. do tipo avaliativas ( exames on-line, testes )
3. do tipo instrucionais ( boletim escolar )
4. do tipo intelectuais ( combinações de lógica
matemática com lingüística e semântica para
avaliar trabalhos escritos )
Foi feito um estudo com questionário on-line e entrevistas com
professores para que se possa saber quais ferramentas são mais
utilizadas, as vantagens e desvantagens do uso de determinada ferramenta,
etc.
Como resultado, a ferramenta mais utilizada é o LMS, mas no geral,
na opinião dos professores, as ferramentas devem ser fáceis
de usar e devem diminuir o trabalho do professor.
Iniciou-se
o debate, após a exposição do
professor palestrante:
1a. pergunta: Qual seria o exemplo de melhor auxílio ao design
instrucional?
Apesar de existirem muito pouco material existente no mercado, há uma
ferramenta criada por nós que se chama Consultor de curso no qual
o professor segue um template,ou seja, os passos organizados que vão
cobrir todos os passos para se chegar à criação
de um curso, seguindo um determinado desenho ou design instrucional,
que ,no caso, pode ser colaborativo ou do tipo instrução
individualizada, etc.
Ao ser perguntado sobre as melhores ferramentas de auxílio que
os professores poderiam utilizar para iniciar a utilização
de aulas on-line disse que seriam, em primeiro lugar, as ferramentas
simples, sem custos, utilizadas em tempo real, síncronos, como
o ICQ, MSM, para o CHAT ou, a utilização da lista de endereços
eletrônicos ou ainda, a plataforma LMS para criar ambientes escolares
simples.
Os
comentários a seguir foram a respeito de ferramentas
de avaliação que , de acordo com o
palestrante devem ser combinadas usando-se ferramentas
presenciais e on-line como as de múltipla
escolha, falso / verdadeiro, sistemas de LMS, WebCt,
etc.
Veja
mais palestras desta sessão: |
|
|