Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão América Latina
Ignácio Herrero - PWC Consulting

Nesta palestra, Ignacio Herrero falou sobre a experiência de implementação de LMS: ecademie.
Seus desafios, soluções, os resultados, as lições aprendidas e os próximos passos.

Os desafios, quanto a característica do negócio, eram o setor altamente competitivo, os produtos e linha de serviço mudam para acompanhar o mercado, a guerra por talentos, a força de trabalho altamente especializada, as operações geograficamente dispersas e as operações em instalações de clientes.

Quanto às características do trabalho, os principais desafios eram o fato dos consultores ficarem a maior parte do tempo em campo, sem garantia de qualidade de conexão, a necessidade de certificações e cumprimento de currículos extensos, o treinamento deveria estar disponível 24 horas, 7 dias por semana, a desmotivação e cansaço, e a dificuldade de contato com mentores e coachs.

A companhia decidiu implementar uma solução de aprendizado que integrasse o CONTEÚDO EXISTENTE aos aspectos de PESSOAS, ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS E SISTEMAS.

A solução de e-Learning escolhida foi o ecademie, desenvolvida em parceria com a Smartforce..
Esta solução atende a 30.000 consultores no mundo, sendo 1.000 na SOACAT (operações em Brasil, Argentina, Chile e Colômbia). É o ponto único de entrada para todo o catálogo de treinamento da PwC Consulting, para cursos presenciais ou não presenciais e possui "learning paths" que permitem ao consultor criar seu próprio currículo personalizado, ou seguir um currículo estabelecido para atingir uma capacitação específica.

Critérios para decisão de customização de conteúdo:

abrange aspectos únicos do negócio, e/ou...
abrange fatores críticos de sucesso do negocio, e/ou...
conteúdos de entrega critica (tempo/geografia), e/ou...
abrangência das audiências...

Exemplos de Conteúdos WBT Customizados:

Navigating the Grey (Ética Profissional)
Coaching Advantage (Coaching)
Zentoria (Gerenciamento de Projetos)
Gulliver (Trabalho em ambientes multiculturais)
Dreams & Nightmares (Change Management)
Working in a Virtual World (e culture / e skills)
PPM for Team Members (Gerenciamento de Projetos)
Customers Really Matter (CRM)
QuickLearns (New PwC Consulting Services)

Etapas da Implementação:

1. Business Care

Esta etapa compreendeu as fases de análise da situação atual, definição de escopo e de conteúdos existentes, desenho de currículos, separação de conteúdos necessários, adaptação de iterfaces e sistemas Legacy, avaliação de soluções e fornecedores e escolha da área piloto.

2. Projeto Piloto

O projeto piloto envolveu a implementação de um currículo ou conteúdo para atender a área, avaliações, resultados e alterações no projeto, ajustes no contrato com fornecedor e aprendizado.

3. Roll Out

A fase de Roll Out compreendeu a replicação do Projeto Piloto nas áreas escopo e a implementação acelerada graças ao aprendizado no Projeto Piloto.

Resultados para a empresa:

Redução de custos de deslocamento, comunicação, logística, geração de materiais e outros, redução das horas improdutivas dos consultores, alinhamento mundial, comunicação rápida de novas estratégias, usando Quick Learns e acompanhamento detalhado do progresso de cada funcionário.

Resultados para os funcionários:

Redução do tempo e desgaste de deslocamento, capacitação a um "Click" de distância, possibilidades de certificação, mlhor aproveitamento das horas disponíveis, maiores informações sobre currículos existentes, redução do tempo para sua capacitação.

Resultados em números:

Aprox. 34.000 horas de WBT por ano, mais de 50% dos cursos disponíveis são "self-paced", 87 % dos usuarios acessaram nos 6 primeiros meses de vida da solução, 86% dos usuários no mundo acredita que o ecademie está melhorando a sua performance nos projetos e no Brasil, Chile, Argentina e Colômbia, este número é de 97% !!

Lições Aprendidas - Para uma Implementação eficaz:

Integração e coordenação das diferentes dimensões do projeto (Pessoas, Processos / Sistemas, Tecnologia e Organização), o conteúdo crítico deve estar disponível no momento da implementação, deve haver integração com recursos de KM.
É crítico disponibilizar uma "blended solution" para desenvolver COMPETÊNCIAS.

Lições Aprendidas - Para uma utilização eficaz:

Todo o conteúdo deve ser disponibilizado em linha com as estratégias de desenvolvimento, preferencialmente em currículos, para não desorientar o usuário, a eecnologia é excelente para cursos de preparação (pré-requisitos) de grandes programas, deve haver uma solução "blended" entre cursos presenciais e via e-Learning, a atualização deve ser constante e
Deve haver manutenção de conteúdos relevantes e o reconhecimento da capacitação.

Os próximos passos são: Integrar os currículos com o GCF (Modelo de Competências) e ao Processo de Gestão de Performance.


Veja mais palestras desta sessão:
Fernando Lima - Nortel Networks
Ana Mc Loughlin - PWC Consulting
 
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