Congresso Resumo das Palestras18 de abril
 RESUMO DAS PALESTRAS
Sessão Tecnologia
Hermann Fernandes Pais - EMC

Tópicos abordados: Implementação de e-Learning na empresa onde trabalha.

Perfil da empresa: Fabricam vários produtos de hard e software e é preciso que o lançamento de novos produtos seja levado para o pessoal de vendas de uma forma rápida e eficiente. A empresa possui 20 mil funcionários, dos quais 97% têm curso superior e estão distribuídos em 126 escritórios. Trata-se de uma empresa americana, com uma filial brasileira de 300 funcionários que atendem 250 clientes.
Ao criar uma indústria, o desafio de educar funcionários, clientes e revendedores é grande, é preciso que os funcionários sejam motivados para que possam ter uma força de venda e técnica. Também é preciso que sejam auto-didatas, ou seja, pessoas acostumadas a aprender sozinhas e sem instrutor.

Atualmente, as empresas têm uma mania de "medição", tudo se mede, tudo é controlado e quantificado. Sendo uma empresa que atua no setor de informática, a concorrência é grande e portanto exige agilidade.

Uma das filosofias da empresa é que a educação é constante: os funcionários passam um longo tempo entendendo e estudando quais são os objetivos da empresa. É necessário reciclar o conhecimento, criando a necessidade de organizar, estruturar e priorizar informações, dando ao funcionário o conteúdo específico e permitindo que ele também se torne um guia. Não há mais pessoas para passar informações e conteúdo para outras, mas sim a automatização dessa disseminação de informação.

As pessoas têm formas diferentes de atuar e o objetivo da empresa é aprender com essas pessoas, explorando o que cada um tem de melhor. A cultura da empresa é de implementar novas ferramentas e testar sua funcionalidade, compartilhando experiências. Sendo assim, a implementação do e-Learning tornou-se uma ferramenta poderosa, já que a educação dos funcionários tornou-se uma prioridade.

Em 2000, a empresa criou seu portal, a sua web page que contém vários tipos de informação, inclusive um espaço para críticas e sugestões. Essa web page é a porta de entrada para tudo o que a empresa faz. Desde então, a empresa tem progredido e uma das mudanças geradas por meio da implementação do e-Learning foi que ao invés de fazer uma conferência com a imprensa, na qual a quantidade de informação é limitada, a empresa transformou os anúncios em web-casts, uma ferramenta excelente para falar com os jornalistas e também com seus clientes.

Hoje, ela é a principal ferramenta para qualquer coisa que a empresa faz, como o anúncio de novos produtos, resultados e congressos.

Como ocorreu a implementação do e-Learning? Por meio de um software de gerenciamento de conhecimento que criou uma hierarquia, ou seja, o organograma virtual da empresa. Sendo assim, cada funcionário faz uma auto-avaliação, acessando suas competências, checando a lista de competências que foi criada por meio de uma pesquisa realizada com os funcionários. Essa auto-avaliação gera notas e traça o perfil do funcionário, recomendando cursos para melhoramento e tudo fica armazenado em uma seção que é o currículo pessoal de cada funcionário. Desse modo é possível acessar o perfil de todos os funcionários da empresa.

Essa ferramenta não substitui a parte humana, que é essencial e inautomatizável e que faz o sistema funcionar.

Entre os benefícios do e-Learning, pode-se apontar três áreas: em termos de custo, os funcionários do Brasil, por exemplo, iam para os EUA pelo menos duas vezes ao ano e com isso a empresa gastava muito; em relação ao tempo, ao elemento surpresa, possibilitando que os anúncios sejam feitos de forma mais rápida; finalmente em relação ao pessoas, tornou-se possível motivá-las e monitorar seu sucesso, acompanhando os relatórios e níveis de interesse.

 

Veja mais palestras desta sessão:
William D. Graziadei - Cape Cod Community College
 
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