Tópicos
abordados: Implementação de e-Learning
na empresa onde trabalha.
Perfil
da empresa: Fabricam vários produtos de hard
e software e é preciso que o lançamento
de novos produtos seja levado para o pessoal de vendas
de uma forma rápida e eficiente. A empresa
possui 20 mil funcionários, dos quais 97%
têm curso superior e estão distribuídos
em 126 escritórios. Trata-se de uma empresa
americana, com uma filial brasileira de 300 funcionários
que atendem 250 clientes.
Ao criar uma indústria, o desafio de educar funcionários,
clientes e revendedores é grande, é preciso que os funcionários
sejam motivados para que possam ter uma força de venda e técnica.
Também é preciso que sejam auto-didatas, ou seja, pessoas
acostumadas a aprender sozinhas e sem instrutor.
Atualmente,
as empresas têm uma mania de "medição",
tudo se mede, tudo é controlado e quantificado.
Sendo uma empresa que atua no setor de informática,
a concorrência é grande e portanto exige
agilidade.
Uma das filosofias da empresa é que a educação é constante:
os funcionários passam um longo tempo entendendo e estudando quais
são os objetivos da empresa. É necessário reciclar
o conhecimento, criando a necessidade de organizar, estruturar e priorizar
informações, dando ao funcionário o conteúdo
específico e permitindo que ele também se torne um guia.
Não há mais pessoas para passar informações
e conteúdo para outras, mas sim a automatização
dessa disseminação de informação.
As pessoas têm formas diferentes de atuar e o objetivo da empresa é aprender
com essas pessoas, explorando o que cada um tem de melhor. A cultura
da empresa é de implementar novas ferramentas e testar sua funcionalidade,
compartilhando experiências. Sendo assim, a implementação
do e-Learning tornou-se uma ferramenta poderosa, já que a educação
dos funcionários tornou-se uma prioridade.
Em 2000, a empresa criou seu portal, a sua web page que contém
vários tipos de informação, inclusive um espaço
para críticas e sugestões. Essa web page é a porta
de entrada para tudo o que a empresa faz. Desde então, a empresa
tem progredido e uma das mudanças geradas por meio da implementação
do e-Learning foi que ao invés de fazer uma conferência
com a imprensa, na qual a quantidade de informação é limitada,
a empresa transformou os anúncios em web-casts, uma ferramenta
excelente para falar com os jornalistas e também com seus clientes.
Hoje,
ela é a principal ferramenta para qualquer
coisa que a empresa faz, como o anúncio de
novos produtos, resultados e congressos.
Como ocorreu a implementação do e-Learning? Por meio de
um software de gerenciamento de conhecimento que criou uma hierarquia,
ou seja, o organograma virtual da empresa. Sendo assim, cada funcionário
faz uma auto-avaliação, acessando suas competências,
checando a lista de competências que foi criada por meio de uma
pesquisa realizada com os funcionários. Essa auto-avaliação
gera notas e traça o perfil do funcionário, recomendando
cursos para melhoramento e tudo fica armazenado em uma seção
que é o currículo pessoal de cada funcionário. Desse
modo é possível acessar o perfil de todos os funcionários
da empresa.
Essa ferramenta não substitui a parte humana, que é essencial
e inautomatizável e que faz o sistema funcionar.
Entre os benefícios do e-Learning, pode-se apontar três áreas:
em termos de custo, os funcionários do Brasil, por exemplo, iam
para os EUA pelo menos duas vezes ao ano e com isso a empresa gastava
muito; em relação ao tempo, ao elemento surpresa, possibilitando
que os anúncios sejam feitos de forma mais rápida; finalmente
em relação ao pessoas, tornou-se possível motivá-las
e monitorar seu sucesso, acompanhando os relatórios e níveis
de interesse.
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