A estrutura
de Atendimento:
- Hoje já estão
em 3.500 municípios, através das
Agências, empresários lotéricos.
Em maio de 2002 há previsão de atendimento
em 5.561 municípios.
- Tem atuações
muito amplas.
Razões
para a utilização do e-Learning:
- Base territorial
(todo país)
- Grande quantidade
de empregados a serem treinados em curto espaço
de tempo.
- Quantidade
de parceiros (representantes)
- Alto custo
(passagens, hospedagens, diárias).
As soluções disponíveis até 1997 eram os
módulos impressos, vídeos com guia de estudo, teleconferências
juntamente com salas de aula e produtos existentes no mercado (cd-rom
de microinformática e idiomas).
Em janeiro de
1998 houve o lançamento de produtos próprios
como cd-roms e revistas. O cd-rom de segurança
da informação é utilizado até hoje
pelo fato de ser de excelente qualidade.
Em 1999 foi inserida
a intranet na empresa. O primeiro curso ensinava
as pessoas a usarem o recurso.
Em 2001 foi lançado
o site na internet. Não está aberto
ainda ao público. Só para os funcionários.
Foi utilizada plataforma de terceiros, UNB, FGV.
A implementação
foi primeiramente realizada com ferramentas de pré-autoria
e autoria. Projetos iniciaram na área de Recursos
Humanos, entretanto sempre houve grande preocupação
com o planejamento instrucional.
A Caixa construiu
um gerenciador próprio (SIGEW). A decisão
na ocasião, dada a característica do
mercado, foi feita por construir um LMS próprio.
Trabalha-se fortemente no desenvolvimento de Metodologias
e Tecnologias Instrucionais. Toda a equipe tem curso
Pós-Graduação em EAD. Há capacitação
básica de toda a equipe em sistemas instrucionais.
Investimentos
efetuados:
- Investimento
numa rede de servidores. Servidores WEB independentes
do negócio.
- Capacitação
de equipes. (ferramentas de autoria, desenho instrucional).
- Utilização
da estrutura de RH.
- Produção
de conteúdos (interna e aquisição
de terceiros).
Na realidade 100%
dos produtos são comprados no mercado. No
primeiro trimestre de 2002 houve uma média
de onze mil cursos concluídos. Junto com a
plataforma de educação à distância
,a Caixa está fazendo um mapeamento do Gap
de Competências de todos os onze mil gerentes.
Componente novo que entra no processo. Envolve um
feedback dos gerentes para com os subordinados e
um plano de desenvolvimento individual que vai sendo
consolidado para o portal como um todo.
Futuro:
Universidade Corporativa Caixa Geração
III
- Remodelagem
do portal.
- Aprimoramento
do modelo pedagógico
- Estilos de
Aprendizagem.
A Geração
III da Universidade Corporativa Caixa contemplará os
diversos estilos individuais de aprendizagem por
intermédio da oferta de conteúdos de
forma adequada a cada estilo.
Conclusão:
- A cultura
precisa ser trabalhada o tempo todo.
- Precisa-se
pensar muito seriamente no treinando.
- Os produtos
Caixa são focados nos resultados do negócio.
- Os fornecedores
e compradores são aprendizes permanentes.
- A cada contrato
de fornecimento é um eterno aprender.
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