A Embratel está, acima de tudo, buscando soluções
para aprender e, ao mesmo tempo, promover o aprender. Conta com doze
mil empregados no seu quadro de funcionários. O case da Embratel é um
projeto de e-Learning, dentro da estratégia de desenvolvimento
de recursos humanos, voltado ao crescimento das pessoas. Período
de 1999 a 2001.
Em 1995 houve
uma revisão do paradigma da Educação
Empresarial enfatizando o desenvolvimento de pessoas.
Fatores que ajudaram a implementar o e-Learning
dentro da Embratel:
- Base tecnológica,
tradição, infra-estrutura (redes,
circuitos de tv), etc.\
- Exigência
de aprendizagem contínua.
- Integração
geográfica.
Passaram de uma
fase analógica, de 1996 a 1998, para uma fase
digital, de 1998 a 2002.
Resultados
favoráveis:
- 56% dos empregados
em 2001 participaram de eventos e-Learning.
- 12 de abril
de 2002, 329 empregados estavam plugados na web,
dos 800 em curso.
Custos:
- R$ 152,00
por aluno on line X R$ 800,00 por aluno presencial.
Lições
aprendidas:
- A aplicabilidade
do conteúdo. Muito cuidado na seleção
do conteúdo. Como aplicar o conteúdo
no seu desenvolvimento como pessoa.
- Certificação:
parcerias com Instituições de Ensino.
- A questão
da qualidade é essencial. Conteudistas especializados.
- Projeto pedagógico.
Tem uma importância fundamental.
- A eliminação
do isolamento. Todo o trabalho em e-Learning é interativo,
onde o objetivo é a aprendizagem.
- A tecnologia
enquanto dimensionamento dos recursos e conhecimentos
especializados.
- As plataformas
e ferramentas utilizadas. Modelagem adequada aos
princípios de educação de
sua organização.
- Compartilhamento
com outros educadores da organização.
Desafio:
- Internalização
da linguagem e-Learning na organização.
- Incremento
das bases de conhecimento.
- Revisão
do modelo de referência da educação
corporativa.
- Integração
das funções RH.
- Estimulação
de Agentes.(todas as pessoas da organização)
Veja
mais palestras desta sessão: |
|
|